Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. FUI AO PSI ELE ME RECEITOU VALDOXAN, ESTOU TOMANDO A 2 MESES,GENTE NAO VEJO DIFERENÇA MINHAS DORES DE CABEÇA CONTINUA A MESMA.ELA
    ME DISSE QUE ESTOU ANSIOSA, O QUE DEVO FAZER QUAL ATIVIDADE FISICA BOA P/ ESSA DANADA ANSIEDADE.

  2. COMECEI A TOMAR O VALDOXAN ONTEM. NUNCA ME SENTI TAO MAL EM TODA A MINHA VIDA. TODOS OS SINTOMAS DA SINDROME DO PANICO VOTARAM COM A INTENSIDADE TOTAL. TIVE INSONIA,PALPITAÇAO,FALTA DE AR,TAQUICARDIA,TREMOR,CALOR,CALAFRIO E ESTOU COM UMA PUTA DOR DE CABEÇA. NAO VOU CONTINUAR O TRATAMENTO. TO ME SENTINDO PESSIMA E ATE AGORA NAO PASSOU O EFEITO DESSA DROGA. SERA Q DEMORA MUITO P PASSAR ?? BOA SORTE P QUEM TA TOMANDO E SE SENTIU BEM. EU NAO TOMO NUNCA MAIS. UMA DOSE JA FOI O SUFICIENTE P ME ASSUSTAR. SE INTERESSAR A ALGUEM MEU CONTATO E [email protected]

  3. Pingback: Valdoxan 25 mg «
  4. Já tomo o Valdoxan a cause quatro meses tive uma primeira face que tomava 25 mg mas tive que reduzir para metade pois começei a ter problemas de figado, que me alterou tudo com o estomago e instestinos agora vou ter que fazer exames…..já alguem teve os mesmos sintomas????? E dormo muito pouco……

  5. vou começar a tomar valdoxan hoje, estou preocupada, pois não tenho insônia e não depressiva, porém, tenho muita anisiedade.

  6. estou toma o valdoxan a 9 dias, e continuo com insonia e nervos a flor da pele, me falaram que após 15 dias começamos a ter melhoras, não vejo a hora, estou sofrendo de sonolencia no trabalho e não estou rendendo nada.

  7. O medicamento é bom sim, talvez o com menor número de efeitos colaterais que os demais. Tomo a 7 meses, meu médico ainda não tem previsão de suspensão. Me sinto bem, tenho sono pela tarde, controlável, e tive tb algumas recaídas brandas.
    Cada pessoa é um caso, o ideal mesmo é sentir nossa adaptação e sempre prestar atenção aos sinais. Depressão é coisa séria.

  8. Tomo Valdoxan e acho que é um medicamento bastante bom para pegar no sono.É um pouco caro, mas vale a pena.É comparticificado na ordem dos 40%.
    Só não sei o tempo necessário, para curar a insónia.
    Se alguém souber o tempo da medicamentação, agradeço informação.É medicamento novo, seu médico poderá não conhecer, eu recomendo “VALDOXAN 25mg”.

  9. Eu tomo 50mg de valdoxan à noite.
    Eu considero a oitava maravilha do mundo, acabou com meu problema de insônia. Nos 2 primeiros meses me senti sim um pouco pra baixo, mas depois foi só alegria. Não esqueçam que o uso de qualquer medicamento tem efeito cumulativo, e uma depressão jamais irá passar com apenas 1 semana da uso. Todos queremos remédios mágicos para resolver nossos problemas, mas não é assim, o neocio é persistência para achar qual medicamento melhor nos adaptamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.