Valdoxan – agomelatina : um novo antidepressivo com ação na melatonina

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Cefaleias, Dores de Cabeça, Enxaqueca, Medicamentosos, Tratamentos

Foi recentemente aprovado pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um novo medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina estava sendo esperada pela comunidade médica pois o seu perfil de eficácia e tolerabilidade é bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (118)

  • Alberto

    |

    Meu amigo esse remédio é bom pois já tomei vários, e esse eu me sentir bem melhor, só tem um detalhe ele é um pouco caro.

    Responder

  • Maria Aparecida Ferreira de Freitas

    |

    Valdoxan está sendo uma bênção na minha vida. estava no fundo do poço, e tudo que tomava ora me deixava grogue, ora me dava palpitações, aceleramento no coração, até que resolvi mudar de médico, e ele me receitou esta preciosidade. Meu sono era perturbado, tinha até 10 despertares noturnos. Na primeira noite, após a terapia com Valdoxan, senti uma melhora na qualidade do sono. E isso só vem aumentando, também melhorou o meu humor que estava em baixa. A ansiedade e agressividade estão controladas.

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde