Neuralgias

Neuralgia do trigêmeo

Neuralgia do trigêmeo se manifesta com dores do tipo choque, principalmente na face e mandíbula. A dor dura um ou mais segundos e pode ser desencadeada pelo se barbear, vento frio, engolir, às vezes até falar e lavar o rosto. Ocorre nas faixas etárias mais avançadas e é tratada com medicamentos e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

Neuralgia do glossofaríngeo

Dor do tipo choque ou pontada, forte, que ocorre na região da base da língua, fundo da garganta, ouvido e ângula da mandíbula. Pode ser desencadeada por engolir, falar, tossir, semelhante à neuralgia do trigêmeo.

Neuralgia occipital

A neuralgia do occipital afeta a região da nuca, a dor é em pontada ou choque, pode ficar um dolorimento de fundo, pode aparecer de um lado da nuca, mais para o meio ou mais para perto do ouvido, apresenta boa resposta a bloqueio do nervo com anestésico local (injeção de xilocaína).

Neuralgia supraorbital

É uma dor que ocorre na região em cima da pálpebra, de um só lado, pode ser abolida com bloqueio do nervo supraorbital, uma injeção de xilocaína na região frontal da cabeça (a autentica “injeção na testa”).

Neuralgia pós-herpética

É um tipo de dor muito forte que ocorre na face, geralmente na distribuição de algum nervo, que foi acometido anteriormente por uma infecção do herpes-zoster, popularmente conhecido como “couro de cobra”, é mais frequente em idosos, imunodeprimidos (AIDS, cancer).

Comments (4)

  • MARIA HONORIA GONCALVES

    |

    boa tarde gostaria de saber qual remedio tomo para parestesia nos bracos naos pernas e do direito do corpo estou com essa formigacao desde agosto e depois piorou nao consigo andar tenho q agarrar em alguem essa formigacao e pior no braco esquerdo j fiz eletroneuromoigrafia e nao deu nada fiz tomogrfia tambem nao deu nada o qeu faco pos estou muito nrevosa me aju de por favor obrigada boa tarde.

    Reply

  • Luiz Coelho da Silva

    |

    começou uma dor parecida com dor de garganta parte superior, já atinge até o abdome com dor de cabeça com pontadas na nuca e nos laterais do pescoço irritando os ouvidos. pode ser o que? procuro que especialista? Preciso de uma orientação, pois estou mal.

    Reply

  • lisangela batista de m fernandes

    |

    Meu amigo estou louca com minha mãe, ela tem atrofia em um dos rins, mais ja fez tratamento de cancer no colo, mais o meu maior problema e que ela vem sofrendo com fortes dores na pantorrilha que vai até o pe deixando muito inchado, estas dores são tão fortes que dão pinicões e ela não suporta, falam que e um osso rossando no outro não sei aquem procurar mim de uma solução. URGENTE

    Reply

  • helena p. facchinello

    |

    A minha dor se desencadeou depois que abturei um dente; me doi metade do rosto e dentes, ouvido, mandimbula ate o holho dura uns minutos mas doi muito chega ficar ate meio amortecida, tenho dentadura na parte de cima efica doendo como se eu tivesse os dentes. espero que me responda para eu tomar um remedio certo.

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde