Sintomas da Enxaqueca

A enxaqueca apresenta quatro fases distintas: pródromo, aura, cefaléia e resolução/pósdromo.

Cefaleia Tensional ou Enxaqueca

Cefaleia Tensional ou Enxaqueca

A fase da enxaqueca do pródromo, ou fase premonitória, consiste no período anterior a dor de cabeça, a cefaleia, podendo ser de dias precedendo a crise de enxaqueca. Mais de 50% dos pacientes apresentam sintomas de enxaqueca premonitórios como fadiga, bocejos, retenção de fluido, dor muscular, desejo para determinadas comidas (chocolates, carboidratos), alteração de humor. Acredita-se que boa parte destes sintomas são mediados pelo sistema dopaminérgico, e que medicações antidopaminérgicas podem evitar a crise de enxaqueca. Diminuição da serotonina também ocorre na fase prodrômica.

A aura enxaquecosa é definida por uma disfunção neurológica transitória originada no córtex cerebral (camada mais externa do cérebro) ou no tronco cerebral (base do cérebro, área de controle de funções vitais do organismo). A aura geralmente precede a crise de enxaqueca, mas também pode acompanhá-la. Em raras ocasiões, pacientes podem apresentar auras sem cefaléia. A Aura é na maioria das vezes visual, ou seja, pontos luminosos, linhas em zig-zag, pontos escuros. Podem ocorre outros tipos de aura, como as auras motoras (perda de força) ou sensitivas (formigamento ou perda da sensibilidade) geralmente em um braço, perna, face ou todo lado do corpo. A duração da aura e geralmente de 5 a 60 minutos, mas pode ser prolongada (mais que 60 minutos) ou curta (menos que 5 minutos). Auras ocorrem em cerca de 15% dos pacientes com enxaqueca, e são estes diagnosticados como enxaqueca com aura.

A fase da cefaléia é certamente, de todos sintomas da enxaqueca, a que mais incapacita o sofredor de enxaqueca. A crise típica de enxaqueca apresenta a característica dor pulsátil (latejante), localização em apenas um lado da cabeça (unilateral), piora da dor com esforço físico, dura de 4 a 72 horas. Apresenta náusea, vômitos, sensibilidade a luz, sons e cheiros associados a dor. A intensidade da dor é moderada para forte, e a crise causa grande impacto na vida do paciente, com perda da capacidade para atividades habituais.

A fase posterior à cefaléia, a fase de resolução ou posdrômica é caracterizada por intolerância a alimentos, cansaço, dificuldade em concentração, e dolorimento muscular, esta fase é pouco estudada no campo da cefaléia, mas acredita-se que ela resulta da recuperação do organismo posterior a dor de cabeça.

ATENÇÃO! NÃO SE AUTO MEDIQUE!

Comments (10)

  • PAULA NIKITIN

    |

    Enxaqueca com aura sem cefaleia. Não consigo ter atividade alguma alguma profissional de manhã pois os sintomas se tornaram diários com duração de 1 hora. Já faço uso de Bubropiona, Topiramato e Lamotrigina (pela Psiquiatria) logo o neurologista disse não poder dar mais nada. Agora começo a ter perda de equilibrio, como farei para continuar dando aulas?

    Reply

  • Mara Cristina

    |

    Sofro de enxaqueca desde criança, faço tratamento a muito tempo e fiquei muito feliz quando encontrei o enxaqueca não, porque minhas dores de cabeça sempre foram terríveis e ninguém acreditava em mim, achavam que era invenção minha, entrei na síndrome do panico, em depressão, enfim com as dicas, novas informações, estou fazendo meu tratamento e minhas crises melhoraram bastante em vista do que eram, mais descobri alguns gatilhos lendo algumas dicas. Então vocês estão de parabéns.

    Reply

  • JOANA DARK O. S. ADRIANO

    |

    OLÁ, DR! TENHO ENXAQUECA CLÁSSICA, A PIOR DE TODAS. SINTO AMORTECIMENTO DOS DEDOS, DA BOCA, NARIZ E ATÉ A LÍNGUA. METADE DA MINHA VIDA FOI PERDIDA COM ESSA TERRÍVEL DOENÇA, QUE ME ATACA TB SINDROME DO PANICO E DEPRESSÃO. ODEIO SAIR SOZINHA E NÃO GOSTO DE FICAR LONGE DE CASA. TENHO PROBLEMAS NO TRABALHO, POIS SOU POLICIAL, DEIXEI UM CURSO DE DIREITO AP´´OS UM ANO E MEIO DE FACULDADE. ESTOU CANSADÍSSIMA DE TANTO LUTAR CONTRA E AINDA ASSIM CONTINUAR SOFRENDO. AJUDE-ME, POR FAVOR!

    Reply

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Reply

    • Roberta Kelly Santos Granado

      |

      Olá, Dr Tenho crises à oito anos começou com meus 23 anos com o minha boca repuxando como se fosse me dar um derrame facial, só que minha boca não ficou torta e as crises só foram aumentando com outros sintomas como vômito, tontura, tremor e sempre do lado esquerdo ia adormecendo todo o lado esquerdo até a língua e fiz vários exames e não deu nada e o neuro que ia me passava anti- depressivos e anti- convulsivos e daí fui melhorando e o meu médico faleceu e não consigo me tratar mais já que não sei o que tenho cada médico que vou dá um diagnóstico diferente sendo que o último que fui ele disse que tenho enxaqueca e lendo sobre a enxaqueca co aura me identifiquei com esses sintomas, gostaria de saber se realmente tenho enxaqueca? Me ajude por favor !!!

      Reply

    • marluce

      |

      Tive o mesmo problema por 16 anos, tomei coragem e fui ao psiquiatra, ainda tenho ansiedade e pequenas crises de pânico que consigo controlar, antes era desesperador, aura nunca mais tive já vão fazer 2 anos e olha que começou de 6 em 6 meses e já estava dando 2 vezes no mês. Tomo remédios, mas se esse é o preço pra me sentir normal de novo, prefiro pagar. Coragem e acredite que dá pra melhorar , eu sou um exemplo.

      Reply

  • renata cristina ferreira puga

    |

    tenho dores muito forte preciso ri ao hospital para ser medicada porque analgésico não resolve preciso tomar contrax na veia e mesmo assim demora a passar

    Reply

  • VERONICA CRISTINA RAMOS DA CRUZ

    |

    FUI VIAJAR E ANTES DA VIAJE ME ABORRECI, MINHA MNAO FICOU FORMIGANDO AI PAROU NA VOLTA EU FIQUEI NERVOSA DE NOVO, AI FIQUEI COM UMA DOR BEM LEVE NA CABEÇA AGORA A DOR VAI E VEM E NA NUCA E NOS LADOS DA CABEÇA FICA LATEJANDO É MUITO RUIM ISSSO SOU MUITO NERVOSA SERA QUE ISOO É ENXAQUECA. OU É POR CAUSA DA MINHA PRESSAO ALTA QUE EU TENHO E TOMO REMEDIO TODOS OS DIAS MAS MINHA PRESSAO TA NORMAL AS VEZES MINHAS VISTAS FICA COMO SE TIVESSE UM MONTE DE FORMIGAS MAS DEPOIS PASSA E UMA PRESSAO NAS VISTA ME AJUDEM POR FAVOR E FICO TONTA TAMBEM?

    Reply

  • gleison soares silva

    |

    BOM DIA. ESTOU COM UMA DOR NA NUCA LADO ESQUERDO E AS VEZES ENVOLVI TODA PARTE DA NUCA. AS VEZES MINHA CABEÇA TEM UMA SENSAÇÃO QUE ESTA PEGANDO FOGO,A AS VEZES SINTO VONTADE DE VOMITAR,CANSAÇO FISÍCO. TIVE UMA VEZ UMA COISA MUITO RAPIDA A SENSAÇÃO QUE NÃO ESTAVA SENTIDO MINHA PERNA ESQUERDA E O MEU BRAÇO MAS ESTAVA MOVIMENTANDO BEM. ISSO PODE SER UMA ENXAQUECA?

    Reply

  • marci teodoro

    |

    tenho dores fortes de cabeça nos periodos de 3 a 4 dias ,faço tratamento mas ainda nao obtive um bom resultado: o que devo fazer para amenizar esta dor.ps: ja tomei varios tipos de medicamentos como sumax,codatem entre outos no mais agradeço aguardo resposta.

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde