Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. Interessante, tomo valdoxan há mais de 6 meses, dos medicamentos que já tomei considero o melhor, pois
    não durmo muito, só o necessário, ele não me deixa,
    lezada, fico muito bem durante o dia e 1 dose diária de 25mg (agora 1/2 comprimido)fico bem equilibrada me permitindo todas as atividades sem comprometimento, só tenho uma dúvida será que terei que tomar por muito e muito tempo ?, já tentei suspender e volto a ficar com insônia.

  2. Oi, estou tomando valdoxan comesei ontem a noite e parece que é Bom , estou ainda no começo espero melhorar, pq ficar com ansiedade e sem Dormi é muito ruin Cris.

  3. Vou começar a usar hoje o medicamento.
    Torçam por mim, e desejo que todos saiam desta prisão que é a depressão.

  4. Estranho… desde que comecei a tomar este, tenho insônia tds as noites mesmo tomando e apagando em cerca de 30min após tomar (025mg)

  5. estou tomando valdoxan ha 8 meses.mas tem dia q parece q o mundo vai acabar,alem do valdoxan tomo rivotril 2mg,eu esperava outro resultado…alguem pode me ajudar sobre isso..abraço o todos.

  6. Pessoal,
    Façam o tratamento com um bom psiquiatra, de preferência particular e que você tenha referências, mas não deixem de fazer a terapia em conjunto com o tratamento médico, pois o medicamento só atua como uma muleta para os seus problemas, mas é na terapia que você irá aprender a andar com as próprias pernas, entendendo os seus problemas e sabendo como lidar com eles. SÓ O MEDICAMENTO NÃO RESOLVE, ELE APENAS ATENUA OS SINTOMAS ATÉ QUE VOCÊ SE ENTENDA E SAIBA COMO SE CONTROLAR.

  7. Tenho depressão e pânico há 2 anos. Antes eu tomava Lexapro, mas me dava retardo na ejaculação. Agora estou tomando valdoxan há 2 dias e já senti melhoras no sono e estou mais calmo. Diz a médica que em 15 dias os resultados aparecem melhor. E não tive nenhum efeito colateral até agora. Só no primeiro dia que fiquei um pouco tonto, depois passou. Nem problemas com ejaculação não tive!!
    Tudo normal! Se continuar assim, vai ser ótimo!

  8. Tomo Valdoxan ha 8 meses, vi grandes resultados concomitante com uso de medicamento manipulado com citalopran, ciclobenzaprina e nortriptilina. Tive insonia a vida toda, sendo necessária dosagem de 15mg de dormonid no começo do tratamento. Apesar do preço alto, valdoxan me fez muito bem, e foi indicado inicialmente por 2 anos. Abraço e sorte a todos.

  9. Olá tomo valdoxan, estou tendo um efito colateral terrível. Estou com as mamas com leite, dor de cabeça, dores no corpo, nausea, ansia de vomito. amigos por favor me digam se alguém tá com esses efeitos. amigos só nós que temos depressão sabemos o que é. estou preocupada. bjos boa sorte pra todos nós

  10. Bom Dia Colegas!!

    Comecei tomar ontem o Valdoxan e espero que de resultado. Quanto ao nosso amigo ali em cima que disse ter problemas de insonia. Converse com seu médico para ele te passar um remédio para dormir. Eu to fazendo assim. Tomo o Dalmadorm e em seguida o valdoxan. A minha primeira noite de sono foi tranquila, tomara que seja assim em diante.
    Abraço Boa sorte a todos, e não liguem para o que as pessoas dizem, somente quem teve ou tem depressão sabe o que é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.