Potencial uso da melatonina no tratamento da enxaqueca e outras cefaleias, dores de cabeça

Potencial uso terapêutico da melatonina na enxaqueca e outras cefaléias.

Expert Opin Investig Drugs. 2006 Apr; 15 (4) :367-75.
Peres MF, Masruha MR, Zukerman E, Moreira-Filho CA, Cavalheiro EA.

Há crescentes evidências de que cefaléias são conectados com secreção de melatonina e a função pineal. Pacientes podem apresentar padrão sazonal e circadiano da dor, fragmentação do sono, cefaléia hípnica. Níveis diminuídos de Melatonina foram encontrados em cefaléia em salvas, enxaqueca e outras dores de cabeça. A fisiopatologia das cefaléias estão relacionadas a melatonina de muitas maneiras, incluindo o seu efeito anti-inflamatório, varredura de radicais livres tóxicos, a regulação de citocinas pró-inflamatórias, óxido nítrico, inibição da liberação dopamina, estabilização de membrana, potencialização do GABA e analgesia opióide, proteção da neurotoxicidade do glutamato, regulação neurovascular, modulação da serotonina, a similaridade na estrutura química de indometacina. O tratamento de cefaléias com melatonina e outros agentes cronobióticos, como agonistas (ramelteon e agomelatina), é promissor e há um grande potencial para sua utilização no tratamento cefaléia.

Para ler o pdf do artigo:  Potencial uso terapêutico da melatonina na enxaqueca e outras cefaléias

Potential therapeutic use of melatonin in migraine and other headache disorders. Expert Opin Investig Drugs. 2006 Apr;15(4):367-75.

Peres MF, Masruha MR, Zukerman E, Moreira-Filho CA, Cavalheiro EA.

There is increasing evidence that headache disorders are connected with melatonin secretion and pineal function. Some headaches have a clearcut seasonal and circadian pattern, such as cluster and hypnic headaches. Melatonin levels have been found to be decreased in both migraine and cluster headaches. Melatonin mechanisms are related to headache pathophysiology in many ways, including its anti-inflammatory effect, toxic free radical scavenging, reduction of pro-inflammatory cytokine upregulation, nitric oxide synthase activity and dopamine release inhibition, membrane stabilisation, GABA and opioid analgesia potentitation, glutamate neurotoxicity protection, neurovascular regulation, 5-HT modulation and the similarity in chemical structure to indometacin. The treatment of headache disorders with melatonin and other chronobiotic agents, such as melatonin agonists (ramelteon and agomelatin), is promising and there is a great potential for their use in headache treatment.

Tags: , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comments (6)

  • Alex

    |

    Olá há alguns anos tenho crises que conforme meu medico são indicativas de cefaleia em salvas. Nos últimos 3 anos lendo artigos sobre cefaleia em salvas descobri a melatonina como alternativa, e desde então minhas crises melhoraram 100% coisa que jamais consegui com outro medicamento. Gostaria de saber se vocês tem conhecimento de algum projeto de pesquisa sobre o assunto, pois sou voluntario e tenho interesse em poder participar já que o cluster é um transtorno de incidência muito baixa na população com poucos trabalhos que falem do assunto. obrigado

    Reply

    • Dr. Mario Peres

      |

      Ola Alex, bom saber do seu relato, a sua boa resposta com melatonina é algo que vemos muito na prática clínica, não só no tratamento da cefaleia em salvas mas também no tratamento da enxaqueca, que dose voce tomou?
      Sempre temos pesquisas em andamento, mantemos voce informado.
      Escreva para o meu e-mail mariop3r3s@gmail.com
      Obrigado
      Dr Mario Peres

      Reply

    • Fábio

      |

      Bom dia Alex,

      Eu tenho crises de dor de cabeça a anos, porem a cinco anos atras um medico neurologista diagnosticou com cafelei em salvas (cluster). Minhas crises são diárias de 2 a 5 vezes por dia. Tomo naramig de 2,5 mg ou sumax nasal (esse por ser medicamento mais caro não utilizo muito) o naramig tenho que tomar no inicio da crise caso contrario não funciona.
      Ano passado comecei a tomar Carbolitium CR 450 para prevenir.
      esse ano as crises começaram em 10 abril de 2014 e tenho crises todos os dias ate o momento. Estou tomando 01 comprimido de carbolitium CR 450 mg de manha e outro a noite. Como estava com dificuldades para dormir comecei a tomar 01 comprimido de melatonin de 3mg a noite. Sabe que nas primeiras semanas as crises eram menos vezes a intensidade também.
      Cheguei a comprar um cilindro de oxigênio que utilizo no inicio das crises em 10 a 15 min a dor alivia e ate some porem ele volta horas depois. Outra questão e que minhas crises parece que tem gora marcada para acontecer, pois são praticamente nos mesmos horários todos os dias. O momento pior e quando se esta dormindo quando sou acordado com a dor ai ela ja esta em um nivel mais forte.

      att

      Fábio

      Reply

  • danieli

    |

    olá, sofro com dores de cabeça a anos e cada vez ficam mais fortes não sei mais o que fazer pois elas são quase diarias faço tratamento com o topiramato de 100mg mas não obtive resultados, li o artigo do uso da melatonina para dores de cabeça, gostaria de uma opinião, aguardo resposta…. obrigada

    Reply

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Reply

  • dayala

    |

    minha mae tem ja tres dias que elas esta com muita dores nas costa e na nuca ela ja foi ao hospital e o dotor passo um remedio pra enxaqueca e pedio pra ela esta diariamente controlando a pressao dela pois a pressao dela subio 18 por 20 quaze deu um derrame mais como deus e maravilhoso ela foi atebdida e medicada rapidamente,meu convenio e intermedica eu gostaria de saber se no (Hospital Albert Einstein e particular ou tambem atende o convenio ???
    aguardo sua resposata muito obg
    eu quero muito ver minha mae com a saude della pois sao dores que ela grita pois deve doe muito oque devo fazer quando acontecer isto ???
    quais sao as possibilidades de tentar aliviar as dores dela???
    aguardo su resposta ….
    eu me encontro na cidade de Itapevi Sp.

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde