As 7 dores que não podem ser ignoradas

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Perguntas Frequentes

A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida - Dor na lombar ou entre as escápulas - Fortes dores abdominais - Dor nas panturrilhas - Queimação ou formigamento nos pés ou pernas - Dores difusas, vagas, sem explicação

dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo

dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo

O sistema de dor é um sistema de defesa do organismo, como diz a expressão “mal necessário”. Ninguém quer ter dor, mas é a maneira do corpo obter a atenção quando algo está errado. Veja quais os tipos de dores que requerem imediata atenção médica.

N. º 1: A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida

A pior dor de cabeça na vida da pessoa requer uma consulta médica rapidamente, pode ser algo simples como um resfriado forte ou uma sinusite, mas pode ser também uma hemorragia cerebral, aneurisma cerebral, meningite ou tumor cerebral. Dores com piora progressiva ao longo dos dias, dor de cabeça com a presença de febre, dor de cabeça e desmaio, ou associado a perda de força, perda visual, devem todas ser avaliadas prontamente por um médico.

No. 2: dor ou desconforto no peito, garganta, mandíbula, ombros, braços, ou Abdómen

Dor no peito pode ser uma pneumonia mas poderia ser um ataque cardíaco. Algumas vezes doenças cardíacas tipicamente aparecem como desconforto, e não dor. O desconforto associado com doenças do coração também pode estar na parte superior do tórax, pescoço, mandíbula, ombro esquerdo ou braço, ou abdômen e poderá ser acompanhada por náuseas. Muitas vezes as pessoas interpretam erradamente sintomas como azia ou desconforto gástrico.
Pode haver um padrão de dor ou desconforto relacionados à excitação, sobrecarga emocional, ou esforço físico. Por exemplo, se você tem dor no peito ao caminhar rapidamente mas ela vai embora quando você se sentar, isto pode ser uma angina.

N. º 3: A dor na lombar ou entre as escápulas

Na maioria das vezes a lombalgia é originada de uma sobrecarga osteomuscular da coluna lombar, mas se a dor é muito aguda pode ser de umacrise de cólica renal. A dor entre as escápulas do ombro pode ser de uma dissecção aórtica (rompimento da artéria aorta), que pode aparecer como uma dor súbita e lancinante. Pessoas que estão em maior risco para condições que podem alterar a integridade da parede do vaso como pressão arterial elevada, uma história deproblemas de circulação, tabagismo, e diabetes.

N. º 4: fortes dores abdominais

Ainda tem o seu apêndice? Não flerte com a possibilidade de uma ruptura. Problemas na vesícula biliar e pâncreas, úlceras estomacais e bloqueios intestinais são algumas outras possíveis causas de dor abdominal que necessitam de atenção.

N º 5: Dor nas panturrilhas

Uma das causas menos conhecidas pela população é a trombose venosa profunda (TVP), um coágulo sanguíneo que pode ocorrer nas veias profundas da perna. Ela afeta 2 milhões de americanos por ano, e pode colocar a vida em risco. O perigo é que um pedaço do coágulo pode se soltar e causar embolia pulmonar [um coágulo no pulmão], que pode ser fatal. Câncer, a obesidade, imobilidade prolongada, repouso ou viagem de longa distância, gravidez, idade avançada estão entre os fatores de risco. Se você tem inchaço e dor na sua panturrilha, consulte um médico imediatamente.

No. 6: Queimação ou formigamento nos pés ou pernas

Quase um quarto dos pacientes que têm diabetes são diagnosticados com a neuropatia periférica. É uma sensação de queimação ou alfinetes, agulhadas nos pés ou pernas que podem indicar uma alteração dos nervos periféricos.

N º 7: Dores difusas, vagas, sem explicação

Diversos tipos de dores e sintomas físicos são comuns na depressão, os pacientes podem ter queixas vagas de dores de cabeça, no corpo, dor abdominal, dor nos membros ou, por vezes todas juntas. Porque a dor pode ser crônica e não terrivelmente incapacitantes, as pessoas deprimidas, suas famílias e profissionais de saúde podem desprezar os sintomas. Além disso, quanto mais você está deprimida, é maior a dificuldade que você descreve os seus sintomas. Outros sintomas devem estar presentes antes de um diagnóstico de depressão pode ser feita. Obtenha ajuda se você se encontra desanimado, triste, cansado, ou perdeu o interesse nas coisas. Não sofra em silêncio quando algo está doendo, procure um tratamento médico.

O médico neurologista pode tratar os problemas de dor de cabeça, cervical, nas costas, aneuropatia periférica.

Para saber mais sobre os sintomas neurológicos clique em http://cefaleias.com.br/2009/principais-sintomas-neurologicos

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres e o centro de cefaleia clique em http://cefaleias.com.br/clinica

Tags: , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (18)

  • Marco

    |

    Sinto dores nos ombros, nos rins, na nuca, algumas vezes da uma fisgada no peito, enjoo constante, sinto um nó na minha garganta e muita dor nas costas. Já procurei um médico ( tenho 13 anos, fui ao pediatra ) ele passou exame de sangue, urina, fezes e ultra sonografia dos rins, mas não deu nada em nenhum exame. Só traços de proteína e cetona na minha urina, só que ele disse que cetona aparece quando você fica muito tempo em jejum e a proteína ele não disse nada a respeito, só passou um anti-inflamatório. O que eu tenho? Só quero que isso acabe :(

    Responder

  • Wellingta

    |

    Oi bom estou cm muita tosse cm um pouco de gatarro nariz
    Escorrendo muita dor na nuca na barriga no meio das costas
    Ja tem uns cinco dias e nao melhoro ja fui no medico mas ele
    Disse q e uma tosse alergica e so. Mas to do mesmo jeito.

    Responder

  • maria arlete j. costa

    |

    sinto muitas dores no corpo inteiro, faço tratamento com ortopedista a 3 anos. mas a dor nao diminui, mas, cada vez esta pior. agora começou da dores dentro dos ossos,pois as vezes nao consigo nem levantar. oque posso estar fazendo?

    Responder

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Responder

  • Adriana Cristina

    |

    Bom dia!
    Qual o tratamento mais indicado para diabetes tipo 2 com formigamento e agulhadas nos pés?
    Estou tomando medicação p/ tb e piorou bastante, ñ consigo ficar deitada.

    Responder

  • Rosangela Barros

    |

    Dr., boa tarde! Sinto umas agulhadas nos pés.. e às vezes queimação no peito dos pés.
    Agradeço seu comentário/retono.

    Obrigada,

    Responder

  • Nanda

    |

    Tem algum tempo que venho sentindo muitas dores pelo corpo todo. As vezes até parece que vou ficar resfriada, mas não é. Oque poderia ser ???

    Responder

  • Tathimara

    |

    Boa noite,à alguns dias eu estou com uma tosse horrível que piora de noite,ontem senti uma forte dor no ombro esquerdo e um pouco do pescoço.Passei Gelol e melhorou agora voltei a sentir mas bem pouco .Estou tomando um xarope expectorante sinto catarro,mas não sai.Mês passado senti uma dor no peito também.

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde