Formigamento – o que pode ser?

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Enxaqueca, Perguntas Frequentes

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a muitas causas, de simples até graves

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica, quando ocorre subitamente, associado a uma perda de força em uma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios. Quando o formigamento é apenas na mão, pode até ser dos dois lados, mais à noite, pode ser da síndrome do tunel do carpo.

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

 Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de julho de 2009

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (249)

  • fabiola

    |

    eu estou com umdor a e uma dormeca no meu braco

    Responder

  • Rozimeri

    |

    Dr. Mrio hoje minha Filha estava sentada trabalhando ela e manicure e de manha cedo ela se queixou de dor em cima das palpebras e depois omeçou enformigamento na nuca e muita dor de cabeça ,depois este enformigamento deceu pelo corpo ,depois disso ela teve muita dor no corpo,suando muito corpo,mãos e pés,ai chamei o samu levaram ela para o hospital Santo Antonio daqui de Itapema e o medico a examinou deu dipirona e Plasil mandou para casa e disse que é gripe . pode isso o senhor poderia me explicar o que é isto?estou muito preocupada,

    Responder

  • Luciana

    |

    Bom dia,faz uns 7 dias que ando sentindo um formigamento do lado esquerdo do torax,dura mais ou menos uns 7 segundos e passa depois volta de novo é um formigamento q começa na parte da frete do torax exatamente no meio e anda ate o meio da coluna,alguem sabe q medico devo procurar?

    Responder

  • juliana faustino

    |

    tenho muitas dor nos pes e esta começando a doer os joelhos, as vezes parece que tem muitas agulhas nos dois pes o que eu faço estou assim a dias nao aguento mias sentir dor

    Responder

  • Kariny

    |

    Boa noite, então no sabado minha lingua ficou formigando o dia e a noite toda, to super preocupada oque será que pode ser?
    Obrigada dés de já, beijos

    Responder

  • José Marcio Napolitano

    |

    Boa Tarde Doutor Mario – Tenho formigamento nas maõs, principalmente na direita, com tendencia a subir para o braço com uma leve dor. Sempre que vou desempenhar qualquer atividade, depois de alguns minutos tenho que parar pois minha mão e braço começam a formigar.Na maioria das vezes se estender o braço para baixo e fazer alguns movimentos, o formigamento para ou melhora, só que retorna logo em seguida.Tenho 52 anos e peso 100 Kg – obrigado pela atenção.

    Responder

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Responder

  • edson vasconcelos carvalho

    |

    estou com formigamento à 23 dias nos pés e mãos e agora no rosto e cabeça. Fiz exames de sangue e derão bons resultados. Tenho problemas na cervical e lombar será esse meu problema?? o que devo fazer para melhorar é muito ruin ficar assim

    Responder

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde