Intolerância à lactose e enxaquecas

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Enxaqueca, Perguntas Frequentes

Depoimento: Intolerância à lactose e enxaquecas:

Tenho 34 anos e as crises de enxaqueca me acompanham desde criança. No meu caso, consigo perceber vários gatilhos que são capazes de desencadear as crises, como privação do sono, odores fortes, estresse, alimentação, bebidas alcóolicas, dentre outros. Outras vezes não consigo associar a origem das crises a nenhum outro fator desencadeante.

Recentemente, após visita a um médico gastroenterologista em razão de um leve mal estar após as refeições, fui orientada a realizar o exame que averigua a tolerância à lactose. Assim, descobri que meu organismo não digere bem a lactose, o que fez todo sentido para mim que, intuitivamente, já procurava evitar leite e seus derivados. Pude perceber que várias das minha crises de enxaqueca eram decorrentes de alimentos derivados do leite. Inúmeras vezes eu me alimentava com queijo e iogurte à noite e acordava com dor de cabeça. Outras vezes, quando de férias, abusava de leite, queijos e molhos brancos, passando períodos com intensa crises de enxaquecas. Essas crises eu não tenho mais e consegui controlá-las apenas cuidando da alimentação. No meu caso, o que acho interessante, é que eu não possuía os sintomas clássicos de quem não tolera a lactose, todavia, a enxaqueca era o principal aviso.

A associação da enxaqueca com alimentos demonstra como essa doença é complexa e como exige autoconhecimento e investigação, em uma parceria entre o médico e o paciente.

Tags: , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (10)

  • Melissa de Clarson

    |

    Eu também sou assim , pensei que era loucura .

    Responder

  • Isadora

    |

    Na hora que eu tomo leite ou derivados não sinto nada, mas um dia depois começo com muitas dores na cabeça e essa dor fica por muitos dias.Alguns remedios que vou tomar descubro que tem lactose.

    Responder

  • Elizabeth

    |

    Dr. gostaria de saber se o livro especifica quais alimentos são permitidos para quem tem enxaqueca por intolerãncia à lactose. Grata.

    Responder

  • Mônica

    |

    Sofri de enxaqueca durante 30 anos e descobri a 3 meses que tenho intolerância à lactose. Hoje tenho 38 anos e logo que fiz o exame fiquei sabendo que estou grávida, mas estou muito bem além de emagrecer 5 Kg não tive mais crises. Agradeço à DEUS que descobri o meu problema.

    Responder

  • Ana

    |

    Eu sentia dor quase o mês todo…descobri sem querer…
    Estava fazendo uma dieta acompanhada por nutricionista, e o leite e derivados foi cortado no primeiro mês, substituindo por soja. Nossa não tive crises de enxaqueca no mês todo. Achei que era a dieta leve. No segundo mês continuei com a dieta e voltei com o leite. As dores voltaram. Ai percebi q tinha intolerância a lactose. Hoje evito leite e raramente tenho crises.

    Responder

  • Wladimir Neto

    |

    Comecei a notar que ao comer queijos e pizza à noite dormia muito mal e sentia muita dor de cabeça. A mais de 15 anos que tomo café da manhã somente com leite desnatado, penso que isso pode ter influenciado esta minha intolerância por à lactose.
    Agora vou trocar o “queijos e vinhos” por “vinhos e vinhos”.

    Responder

  • nargarida

    |

    tenho intolerancia a lactose e vivo com dores de cabeça cansaço dores pelo corpo.
    os remedios que normalmente meus medico me passam
    todos tem lactose no excipiente.
    deveriamos fazer uma campanha para que a industria farmaceutica eliminace a lactose dos remedios.
    me sinto sem saida.
    existe algun antialergico que se possa tomar para
    aliviar os sintomas ?

    Responder

  • Alvin

    |

    Incrível… estou com uma tremenda enxaqueca após devorar um imenso hamburguer com muito queijo catupiry agora há pouco. Pior que já tinha notado isso tem um tempinho mas para variar meu clínico disse para eu deixar de ser hipocondríaco! Também tenho intolerância à lactose e seu post me ajudou a crer que não sou tão louco assim! Tks! :-)

    Responder

  • karem

    |

    Também tenho os mesmos problemas dos amigos acima, e demorei muito para descobrir a causa, pois não tenho os sintomas comuns, somente a enxaqueca que não passa com nenhum analgésico. Substitui o leite por alimentos com soja, porém descobri que tenho os mesmos sintomas com a soja, o álcool e o feijão. Hoje descobri que quando quero comer um alimento com derivado do leite tomo a lactase que é a ensima que substitui a lactose, e percebo que os médicos não divulgam que existe este recurso ue melhora muito a qualidade de vida, não sei porque?

    Responder

  • Antonio Seif

    |

    Tenho exatamente o mesmo problema. Se exagero no leite e derivados a dor de cabeça vem a milhão. Consigo até tolerar alguma quantidade (1 xic. de café com leite por dia, um pedaço de queijo fresco de vez em quando, um pouco de pizza com catupiry e alguma bolacha de água e sal com requeijão). Mas, se apelar para queijos mais fortes, é hospital na certa.

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde