Meningite e dor de cabeça, enxaqueca

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Cefaleias, Dores de Cabeça, Perguntas Frequentes

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA MENINGITE? O QUE É MENINGITE E QUAIS SÃO SEUS SINTOMAS?

A dor de cabeça da meningite costuma ser diferente da dor antiga, habitual do paciente. Raramente uma meningite crônica, de evolução muito prolongada pode ser identificada. A meningite aguda, viral, bacteriana, por fungos, protozoarios e helmintos (vermes) tem uma instalação aguda, ou seja, começa de um dia para o outro, fica continua, oscila na intensidade, mas dificilmente ficara dias sem aparecer, o que é típico na enxaqueca. Geralmente bem mais forte e incapacitante que a dor habitual. A presença de outros sintomas como nausea, vomitos, enjoos muito fortes, presença de febre, fraqueza, mal estar geral, dor no corpo, rigidez de nuca ou outros sinais radiculares indica a suspeita da meningite, que vai ser confirmada com o exame do líquor.

O QUE É MENINGITE?

Meningite é uma inflamação das meninges. A meninge é um tecido, uma membrana que envolve todo o sistema nervoso central, encéfalo (cérebro e tronco cerebral) e medula espinhal. A meningite pode ser por algum agente infeccioso, bactérias, virus (meningite viral), fungos. A meningite pode ser por outras causas não infecciosas como medicamentos, doenças inflamatórias, neoplasias (cancer). A meningite bacteriana é a mais perigosa, pois pode evoluir para a septicemia, que é uma infecção generalizada e causar graves sequelas até a morte. A meningite mais comum é a viral, a meningite viral é mais benigna, muitas vezes passa sem ser diagnosticada. O principal sintoma da meningite é a dor de cabeça, uma cefaleia forte, aguda, diferente das dores de cabeça habituais. Outros sintomas da meningite são a rigidez de nuca, pescoço rígido, nauseas, enjoo intenso, vomitos.

SINTOMAS DA MENINGITE

O principal sintoma da meningite, qualquer que seja a causa é a dor de cabeça, a cefaleia. Uma cefaleia forte, de instalação aguda, diferente das dores de cabeça habituais. Normalmente a pessoa pode ter dores de cabeça de outra característica, quando apresentam um quadro de meningite podem ter uma cefaleia completamente distinta. Não há uma dor específica de meningite, ela pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, pode ser na frente, na região cervical, nuca, afetar os olhos, latejar. Se a meningite for grave, a dor serátambém mais forte, mas quadros de meningite viral podem aprestar dor de cabeça menos intensa, mais continua. O início do quadro é agudo, de um dia para outro a dor de cabeça começa e fica por vários dias, muitas vezes pode se passar desapercebida, e não ser diagnosticada comom uma meningite, estes quadros são geralmente de meningites virais. Outros sintomas da meningite são a rigidez de nuca, pescoço rígido, náuseas, enjoo intenso, vomitos.

A meningite viral pode apresentar-se com febre, mal estar, dores no corpo, fadiga, cansaço, fraqueza generalizada. São muito freqüentes náuseas e vômitos. As meningitis bacterianas podem apresentar estes mesmos sintomas mas mais graves, intensos. A meningite viral pode não cursar com febre necessariamente, já a meningite bacteriana dificilmente aparece sem febre (temperatura acima dos 37,8 graus).

A maior parte das pessoas com meningite desenvolve os sinais meníngeos, ou meningoradicular, que são identificados quando existe a rigidez de nuca. Como as meninges recobrem todo o sistema nervoso incluindo a medula espinhal, em toda a coluna, as raeizes nervosas ficam afetadas, tanto da cervical, pescoço, quanto da lombar, a dor pode aparecer nestas regiões, limitando até a movimentação, porisso que a pessoa não consegue encostar o queixo no peito, e o medico quando tenta flexionar o pescoço do paciente sente uma resistencia grande. Outro sinal radicular é a dor lombar e pernas quando se tenta elevar as pernas com o paciente deitado. Este movimento estira as meninges inflamadas causando dor.

Manchas na pele vermelhas,do tipo petéquias como as da figura abaixo, podem ser sinal de meningococcemia, pode se fazer o teste de colocar um copo de vidro, se a mancha permanecer ao ser pressionada, pode ser um sinal de meningoccemia, deve-se procurar um hospital imediatamente.Clique aqui para ler mais sobre

Lesões de meningite

Clique aqui para ler mais sobre: meningites  e dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca

Tags: , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (5)

  • Aline

    |

    Meu Amigo , estava há dia com dor de cabeça fortíssimo , febre e vomito…
    Quando foi diagnosticado já era tarde demais, ficou em coma, dias depois faleceu com 33 anos de idade!!
    Gente se cuida viu. Insista ao medico ao fazer exames , pois custou para os médicos identificar …

    Responder

  • tadna

    |

    olá, boa noite!!

    meu esposo teve febre desde ontem à noite,começou com 37.2 e agora está 38.8 ele se queixa de dores no corpo, dores na cabeça, cansaço, fadiga e mal estar…

    a idade dele é 27anos ele tem 1m e 74cm pesa 98kgrs e a pressão arterial é = 14/9

    será que é um quadro de meningite ou só uma virose?
    aguardo resposta…
    obrigado pela atenção!!!

    Responder

  • samira

    |

    ola
    tive meningite com 1 ano e 6 meses e o mais estranho e que agora aos 25 anos sofro de enxaqueca mas nenhum medico me confirma se isso e derivado a meningite e se pode trazer mais complicaçoes

    Responder

  • Everton

    |

    Olá !
    Tive meningite há um mês, graças a Deus tudo acabou bem.
    Mas estou preocupado porque estou sentindo muita dor de cabeça e na ultima semana está vindo acompanhada de febre e náuseas e vomitos.
    A meningite pode ter voltado ?

    Responder

  • elem reis

    |

    ola ha 7 dias estou sofrendo dor lomba com uma subita dor de cabeca latejante estou com medo de ser menigite o que posso faser

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde