Tratamento da enxaqueca na gravidez

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Alternativos, Enxaqueca, Tratamentos

O tratamento da enxaqueca na gravidez é um tormento para muitas mulheres e um mistério para muitos médicos

Mulheres com enxaqueca quando engravidam ficam sem saber como tratar suas enxaquecas pois o conceito tradicional é que não se pode usar nenhum remédio, ou os analgésicos simples que são permitidos não funcionam. Primeiro fato que as gravidas devem ter em mente é que o tratamento principal para enxaqueca é o tratamento preventivo, para evitar que venha a dor de cabeça.

A história natural da enxaqueca na gravidez é favorável, geralmente a dor de cabeça melhora nos segundo e terceiro trimestres, porém no primeiro trimestre ela pode atrapalhar a vida da gestante. Normalmente são as mulheres com enxaquecas na menstruação, as enxaquecas menstruais, que melhoram mais na gestação.

Existem tratamentos para enxaqueca na gravidez, quando temos tempo, quando a mulher com enxaqueca planeja sua gestação, o tratamento da enxaqueca pode ser planejado também para que seja estabilizado e modificado o tratamento de acordo com a possibilidade de se dar continuidade no tratamento durante a gravidez.

Privilegiamos na mulher grávida com enxaqueca os tratamento não medicamentosos, embora muitos remédios podem ser usados, tanto preventivos como para as crises de dor de cabeça.

Os tratamentos possíveis são: psicoterapia, acupuntura, fisioterapia com termoterapia, laser, relaxamentos, meditação, exercícios físicos. Os medicamentos podem ser usados, mas sempre é preciso uma decisão médica com o neurologista e o obstetra para avaliar o custo benefício da manutenção ou introdução de um medicamento.

Alguns medicamentos são benignos como o magnésio, riboflavina, coenzima q 10, betabloqueadores, podem ser usados.

Este texto foi escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, autor do livro “Dor de cabeça: o que ela quer com você?”

CUIDADO! NÃO SE AUTO-MEDIQUE!

Procure um neurologista para tratar a sua cefaléia.

Para saber mais sobre o centro de cefaleia e o Dr Mario Peres acesse: http://cefaleias.com.br

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (13)

  • Rosangela

    |

    Ola meu nome e Rosangela queria engravidar mas tenho medo por causa das enxaquecas que tenho tomo pamelor o que devo fazes aguardo resposta obrigada desde ja

    Responder

  • Elizabete

    |

    Eu tenho enxaqueca e faço uso de amitriptilina e amato, descobri que estou gravida, e quero saber se posso continuar tomando meus medicamentos preventivos, pois estou morrendo de dor de cabeça e não sei o que tomar geralmente tenho tomado sumax de 100 mg na crisee agora o que devo tomar para não prejudicar a formação do meu bebê? Analgésico comum, não resolve minha dor ela é insuportavel, me tira o humor, paciência, ela doi demais, me erientem por favor!!!! grata

    Responder

  • Dr Mario Peres

    |

    Olá me chamo Amanda tenho 29 anos e estou indo para terceira gestacão preciso de ajuda.A 10 anos tenho sofrido com uma dor de cabeça desesperadora é da hora que acordo até na hora que consigo pegar no sono,estou na segunda semana de gestação sinto que vou ficar maluca de tanta dor já nao sei mais o que fazer,trabalho em comércio e nao tenho conseguido nem ir para o trabalho tenho passado momentos difíceis nessa minha gestacão pois a dor triplicou,o que eu posso fazer para amenizar essa dor.

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde