Para que serve o rivotril, clonazepan?

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Medicamentosos, Tratamentos

Rivotril, clonazepam, por que esta medicação é prescrita?

Clonazepam pertence a uma classe de medicamentos chamados benzodiazepinas. É usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para controlar certos tipos de convulsões. É também utilizado para aliviar ataques de pânico (súbita, inesperada, ataques de medo extremo e se preocupar com esses ataques). Trabalha diminuindo a atividade elétrica anormal no cérebro.

Como este medicamento deve ser usado?

Clonazepam vem como um tablete e um comprimido para tomar pela boca. Ele geralmente é tomado uma a três vezes por dia, com ou sem alimentos. Siga as instruções dadas na prescrição com cuidado, e pergunte ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.

O seu médico provavelmente irá começar com uma dose baixa de clonazepam e aumentar gradualmente a sua dose, e não mais de uma vez a cada 3 dias. Clonazepam pode ser formador de hábito. Não tome uma dose maior, levá-la com mais freqüência, ou tomá-lo por um longo período de tempo ou de uma forma diferente do que prescrito por seu médico. Tome clonazepam exatamente como orientado. Não tome mais ou menos do mesmo ou tome mais frequentemente do que prescrito por seu médico. Clonazepam pode ajudar a controlar a sua doença. Pode demorar algumas semanas ou mais antes de sentir os benefícios do clonazepam. Continue a tomar clonazepam mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar clonazepam sem falar com seu médico, mesmo se você tiver efeitos colaterais, como mudanças incomuns no comportamento ou de humor de repente. Se você parar de tomar clonazepam, você pode experimentar sintomas de abstinência, tais como aparecimento ou agravamento de crises, alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem), mudanças no comportamento, sudorese, tremor incontrolável de uma parte do seu corpo, no estômago, cãibras musculares, ansiedade ou dificuldade em adormecer ou manter o sono. Seu médico provavelmente irá diminuir a sua dose gradualmente.

Outros usos para este medicamento

Clonazepam é também utilizado para tratar os sintomas da acatisia (inquietação e uma necessidade de movimento constante) que pode ocorrer como um efeito colateral do tratamento com medicamentos antipsicóticos (medicamentos para a doença mental) e para tratar as reações catatônico (estado em que uma pessoa não mover ou falar em tudo ou se move ou fala de forma anormal). Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso desta medicação para sua condição. Este medicamento é prescrito às vezes para outros usos; pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Que precauções especiais devo seguir?

Antes de tomar clonazepam, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico ao clonazepam, outros benzodiazepínicos como o alprazolam (Frontal), clordiazepóxido (Librium, em Limbitrol ®), diazepam (Valium), estazolam, flurazepam (Dalmadorm ®) , oxazepam, lorazepam (Lorax), midazolam (dormonid), olcadil, triazolam (Halcion), ou quaisquer outros medicamentos. Informe o seu médico e prescrição que farmacêutico e outros medicamentos sem receita, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando ou pretende tomar. Certifique-se de mencionar uma das seguintes características: amiodarona; alguns antibióticos como claritromicina, eritromicina e antidepressivos; certos medicamentos antifúngicos tais como itraconazol (Sporanox) e cetoconazol (Nizoral), anti-histamínicos, bloqueadores dos canais de cálcio, tais como certos diltiazem (Cardizem, Cardizem, Tiazac, outros) e verapamil (Calan, Isoptin, Verelan); cimetidina (Tagamet); inibidores da protease do HIV, incluindo indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), e ritonavir (Norvir, em Kaletra), medicamentos para a ansiedade, resfriados ou alergias, doenças mentais, ou a dor, outros medicamentos para ataques como carbamazepina (Tegretol), fenobarbital ( gardenal), nefazodona, fenitoína (hidantal ou ácido valpróico (Depakene, Depakote), relaxantes musculares; rifampicina, sedativos; alguns inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), tais como a fluvoxamina (Luvox), . O seu médico poderá ter de alterar as doses de seus medications ou monitorá-lo com cuidado para efeitos laterais.• Informe o seu médico quais os produtos ervais você está tomando, especialmente hiperico.• Informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma (pressão no olho que pode causar perda de visão) ou doença do fígado. Seu médico pode lhe dizer para não tomar clonazepam.• Informe o seu médico se você bebe grandes quantidades de álcool, uso ou já usou drogas de rua ou que tenham usado em demasia medicamentos de prescrição. Também conte ao seu médico se você tem ou já teve alguma doença pulmonar ou renal.• Informe o seu médico se estiver grávida, planeia engravidar ou estão amamentando. Clonazepam pode prejudicar o feto. Se você ficar grávida durante o clonazepam, chame o seu médico.• Se você estiver tendo a cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que você está tomando clonazepam.• Você deve saber que este medicamento pode o fazer sonolento. Não dirigir um carro ou operar máquinas até saber como este medicamento o afeta.• Converse com seu médico sobre a utilização segura de álcool durante o tratamento com clonazepam.

O que devo fazer se eu esquecer uma dose?

Tome a dose logo que se lembrar dela. No entanto, se é quase hora para a dose seguinte, salte a dose faltada e continue sua programação de dose regular. Não tome uma dose dobro para compensar por um faltado.

O que pode causar efeitos colaterais deste medicamento?

Clonazepam pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum destes sintomas são severos ou não ir embora:• sonolência• tonturas• instabilidade• problemas com a coordenação• dificuldade em pensar ou lembrar• aumento da saliva• muscular ou dor nas articulaçõesMicção freqüente •• visão borrada• mudanças na movimentação do sexo ou da capacidadeAlguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas procure o médico imediatamente:• erupção cutânea• urticária• inchaço dos olhos, face, lábios, língua ou garganta• dificuldade em respirar ou engolirRouquidão •• Dificuldade em respira

Em caso de emergência / overdose

Em caso de superdosagem, chame o seu centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima entrou em colapso ou se não estiver respirando, chamar os serviços de emergência locais em 911.Os sintomas de overdose podem incluir:• sonolência• confusão• coma (perda de consciência, por um período de tempo)

Que outras informações que eu deveria saber?

Manter todos os compromissos com o seu médico e o laboratório. Seu médico irá pedir determinados testes de laboratório para verificar a sua resposta ao clonazepam. Não deixe que ninguém tome a sua medicação. Clonazepam é uma substância controlada. Prescrição pode ser recarregado apenas um número limitado de vezes, pergunte ao seu farmacêutico se tiver dúvidas.É importante para que você mantenha uma lista escrita de todos os prescrição e venda livre medicamentos que toma, bem como quaisquer produtos, como vitaminas, minerais ou outros suplementos alimentares. Você deve trazer esta lista com você cada vez que você visitar um médico ou se você está internado em um hospital. É importante também informações para levar com você em caso de emergências.

Este texto foi revisado pelo Dr Mario Peres.

Dr. Mario Peres é médico neurologista, com doutorado em Neurologia pela Escola Paulista de Medicina (unifesp), Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, Philadelphia, autor do livro “Dor de cabeça: o que ela quer com você”, e de mais de 70 publicações científicas. Foi eleito Fellow do American College of Physicians.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726 Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110 Morumbi, São Paulo, SP

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (31)

  • leninha

    |

    oi eu parei de tomar clonasepam sozinha ai me deu uma crise de atrite reumatoide que fiquei andando com dificuldade quaze um mes agora tive que volta tomar o remedio e a trite ainda nao sarou total mas voltei andar e nao sinto tontera mas

    Responder

  • queria saber se esse medicamento vai me ajudar mesmo com as crises de enxaqueca?

    |

    sofro de enxaqueca aguda cronica.esse medicamento vai me ajudar??

    Responder

  • mariza gannito de jesus

    |

    Tomo clonazepam a três anos pois tenho síndrome do panico meu medico ainda não começou a diminuir minha dose mesmo sabendo que já estou bem e tenho medo de parar sem a sua autorização, por favor o que devo fazer pois minha terapeuta me disse que posso ficar dependente do medicamento.

    Responder

    • leninha

      |

      ola marisa se vc para pode ter uma crise pessa pro medico fazer desmamar talvez vc consegui eu nao tive a mesma sorte estou lutando a cada dia com essa droga chamado clonasepam mas so com ele passou minhas vertigem e subido no meus ouvido tinha tontura pra sai na rua agora ja me sinto firme de uma certa forma ele me ajudou ne mesmo fazer o que a vida tem desssa coisa

      Responder

  • Carla Rocha

    |

    TENHO MEDO DE PERDER PESO,E COMEÇAR A MANCHAR O ROSTO,POIS TENHO MUITA FACILIDADE PARA EMAGRECER.O PIOR QUE EU PRECISO TOMAT RIVOTRIL E FLOXACINA E TRIPITANOL,POIS ESTOU COM UM QUADRO DE DEPRESSÃO ELEVADO,E TENHO MEDO DESSA DOENÇA.

    Responder

  • maria

    |

    quero saber se este rivrotil seve para anciedade

    Responder

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Responder

  • tais

    |

    OI A TODOS , EU TOMEI O RIVOTRIO POR MUITOS ANOS ,E AGORA NAO FAÇO MAIS O USO DO RIVOTRIO MAIS FAÇO USO DE GARDENAL ESTOU TRABALHANDO E QUANDO ESTOU INDO PRA MEU TRABALHO, SINTO UM MEDO EXTREMO , GOSTARIA DE SABER SE TERIA QUE VOLTAR A TOMAR O RIVOTRIL NOVAMENTE ?

    Responder

  • walter moreira

    |

    hoje estive em contato com o medico pisiquiatra ele me receitou clonazepam 2mg eu faço uso de alprozolam 2mg o medico pediu para tomar um dia alprozolam no outro dia tomar clonazepam 2mg tenho medo de tornar-me uma pessoa dependente desses medicamento ja tomo alprozolam a mais de 3 anos so me é bom para o sonoa depressao o o tag continuapergunto aos senhores a receita do medico esta correta?

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde