Tipos Curiosos

Alguns tipos de dor de cabeça são peculiares, quer seja pela sua manifestação, quer seja pela natureza do seu desencadeamento ou até mesmo pelo seu tratamento.

As cefaléias do esforço físico são tipos de dor que nos fazem pensar em outra doença, circulatórias ou de problemas de artérias e veias, é preciso uma investigação diagnóstica específica. É um tipo de dor que pode ocorrer por qualquer esforço físico: tosse, espirro, evacuação e exercício físico, ou atividade sexual.

A cefaléia da atividade sexual é ainda subdividida em cefaléia pré-orgasmática, que é uma dor em peso na cabeça e pescoço que ocorre durante a atividade sexual e aumenta conforme a excitação sexual, e a cefaléia orgasmática, como o próprio nome diz, ocorre durante ou após o orgasmo, de maneira súbita e muito intensa, chegando ser explosiva.

A cefaléia por estímulo frio ocorre após a ingesta de algum alimento ou bebida muito fria. A cefaléia do sorvete é um subtipo e a explicação para ela está na sensibilidade do nervo trigêmeo para temperaturas muito baixas.

Cefaléia do óculos de natação, ou cefaléia da compressão externa ocorre quando não só óculos de natação apertam muito a cabeça da pessoa, mas também faixas, tiaras, bandanas utilizadas por mulheres ou por desportistas em geral.

Cefaléia do banho quente. Incrível não é? É rara, felizmente, foi descrita pela primeira vez por Japoneses, e ocorre após qualquer exposição térmica a água quente.

Cefaléia do restaurante chinês. É devida ao glutamato monossódico, o Aji-no-moto®, que contém glutamato, um aminoácido excitatório do cérebro.

Cefaléia em trovoada não é por causa de uma trovoada, mas pelo tipo de dor que ocorre, como se fosse uma trovoada.

A cefaléia da diálise merece destaque pois foram pesquisadores brasileiros que a descreveram.

Comments (4)

  • Romulo

    |

    Dr Mario boa tarde,

    Tenho enxaqueca muito forte apenas em um periodo no ano, a mesma se manifesta no periodo entre Agosto e Outubro.

    Cada ano que passa ela se manisfesta em um mês diferente, por exemplo esse ano comecei a ter agora em setembro, mais precisamente no dia14/09.

    Já passei por alguns neorologistas no entanto ainda não sei qual o motivo que leva a essa enxaqueca insuportavel.

    Gostaria de uma ajuda.

    Obrigado.

    Romulo.

    Reply

  • Cloris Maria Souza Peres

    |

    Prezado Dr. Mário Peres,
    No inicio deste ano eu fiquei gripada e quando tossia a minha cabeça doia muito. A partir de então tenho dor de cabeça diariamente quando faço esforço físico, espirro e até mesmo quando evacuo.
    Estou preocupada com esses sintomas porque eles fazem parte da minha rotina e eu estou perdendo qualidade de vida. Além disso, descobri há três anos que eu tenho um neurinoma do acústico, segundo o médico que está acompanhando o caso a dor não tem relação com o tumor, eu gostaria de saber se existe um tratamento para sanar essa minha queixa?
    Agradeço a sua atenção e aguardo retorno.
    Por favor me ajude!.
    Cloris Peres.

    Reply

  • SONIA

    |

    GOSTEI MUITO DE SABER OS TIPOS DE ENXAQUECAS , MAS NAO SEI SE ENCAIXA NO MEU

    Reply

  • sonia

    |

    tenho muita enxaqueca na fase de menstruaçao, já fiz cirurgia tirei uma trompa os dois ovarios , parte do utero, ficando só o colo.
    mesmo assim na epoca que era pra mentruar temo muita enxaqueca e as vezes até vomito, parece que tudo que eu como faz um bolo no meu estomago, existe esse tipo de enxaqueca DR MARIO PEREZ

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde