Chocolates e Enxaqueca

Excesso de chocolate pode causar crise de enxaqueca

A enxaqueca é uma doença multifatorial, com uma predisposição interna e fatores desencadeantes externos. Dos fatores desencadeantes, dos fatores que causam enxaqueca, dividimos em fatores alimentares, ambientais, hormonais e comportamentais.

Dentre os fatores alimentares estão entre os mais importantes o jejum (ficar sem comer, pular refeições), o álcool, o excesso de cafeína (presente no café, chás pretos, refrigerantes, chocolates e analgésicos). Outros fatores alimentares menos frequentes são os adoçantes, glutamato monossódico (aji-no-moto), condimentos, temperos fortes, enlatados, embutidos, frutas cítricas, nozes, sorvete, comida gordurosa.

O CHOCOLATE

Chocolate é um alimento desencadeante de crises de enxaqueca, é uma das causas da enxaqueca, embora não seja a predominante. Existe até um mito de que o chocolate sendo consumido na fase de pródromo, anterior a crise de enxaqueca, quando uma vontade de comer doce toma conta de quem tem enxaqueca e em seguida (horas depois) vem a enxaqueca, muitas vezes se põe a culpa no chocolate, mas na verdade pode ter sido apenas o pródromo da enxaqueca.

Na Páscoa, o chocolate passa a ter uma importância maior, com o exagero do consumo, muitas pessoas, inclusive crianças passam a ter crises de enxaqueca com a ingestão dos chocolates.

O chocolate pode desencadear crises de enxaqueca por várias razões, pelo seu conteúdo de:

1. Cafeína, 2. Gordura, 3. presença de nozes ou outras frutas secas.

Cuidado com os exageros! Não exceda no consumo do chocolate!

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (4)

  • Érlen

    |

    meu filho tem muitas dores de cabeça,fica palido, a cabeça esquentando e agoniado, diz que não está se sentindo bem, pois ele toma o remédio controlado melleril 25 mg em comp. O medico psiquiatra dr. Felipe diz que a dosagem não causa esses sintomas. ele já fez os exames ressonância magnética, eletro, eletrocardiograma, Rx do crânio e da face não deu nada. eu não sei mais o que fazer. tem possibilidade de mim orientar. obs: ele tem rinite alérgica. obrigada pela sua atenção

    Reply

  • Renata

    |

    E tenho 13 anos e mais ou menos quando eu como chocolate em excesso uma semana depois me a uma crise de enxaqueca tem a ver uma coisa com a outra

    Reply

  • liziane

    |

    eu tbm quando como chocolate e banana sinto fontade de arancar a cabeça! eu tenho isso só quando comos essas duas coisas e algo muito doce e quandoé salgado minha pressao aumenta e tenho apenas 16 anos rs fazer oq vem defamilia !!

    Reply

  • lu alves

    |

    todas as vezes que como chocolate, tenho dores de cabeça.o dia todo parece que a cabeça vai esplodir,mesmo tomando medicamento…a cabeça parece que cresce e fica enorme..

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde