Tiques nos olhos, piscar de olhos, tremor nos olhos o que pode ser?

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Perguntas Frequentes

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.

Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette.

A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros.

Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade.

Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa.

Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos, os tiques simples são:

  • Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
  • Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.
  • Os tiques complexos são:

  • Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
  • Vocais - palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).
  • PISCAR DE OLHOS DE UM LADO SÓ

    O piscar excessivo de um lado só dos olhos pode ser uma doença chamada blefaroespasmo, ou também uma doença chamada espasmo hemifacial, que são doenças neurológicas que pertencem ao grupo dos distúrbios do movimento. O chamado Blefaroespasmo essencial benigno é uma distonia focal caracterizada por espasmos involuntários progressivos do músculo orbicular dos olhos e músculos da região superior da face (corrugador e procerus). As contrações forçadas e crônicas dos músculos perioculares tornam o paciente debilitado e levam a alterações funcionais e cosméticas das pálpebras. O tratamento inclui uma variedade de modalidades e medicações orais que apresentam eficácia limitada. Injeções de toxina botulínica tipo A, botox, têm apresentado bons resultados temporários, enquanto a cirurgia no músculo dos olhos (miectomia periocular) tem demonstrado bons resultados. em longo prazo.

    MIOQUIMIA

    A mioquimia representa tremores finos em um lado do olho, é um disparo rítmico e agrupado de potenciais motores, clinicamente pode ser difernciada em mioquimia facial, geralmente ocular, podendo ser raramente originada de esclerose múltipla, glioma, glioma do tronco cerebral, paralisia facial, sindrome de guillain barre, siringobulbia, comumente está relacionada a privação de sono, insonia.

    PROCURE UM NEUROLOGISTA!

    Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

    Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

    Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    Trackback from your site.

    Comentários (18)

    • valdinei

      |

      tenho probremas com tiques,e ja se manifestaram diversos e o mais frequente e a piscadeira frequente e forte .fui medicado com fruoxetina ….mais resolve tenho 24anos espero por seu contato

      Responder

    • Janaina coutinho

      |

      ola,gostaria de saber o porque que eu pisco tanto não consigo parar e nem percebo o tanto que eu pisco as vezes a pessoa pede para eu parar eu tento me concentrar por alguns minutos depois começa tudo de novo,chego até ficar irritada com isso gostaria que me ajudasse

      Responder

    • Rossana

      |

      Olá, doutor, eu tenho esse problema, meu olho esquerdo não para de tremer há semanas. Gostaria de saber o que faço pra ele parar de tremer, me incomoda demais essa tremedeira. Obrigada!

      Responder

    • Graça

      |

      ola, gostaria de saber o porque de o meu olho direito nao para de tremer, o que me encomoda muito

      Responder

      • cristiane de souza corlett

        |

        Ola, gostaria de saber porque meu olho treme me ajuda pois eu estou ficando preocupada

        Responder

    • myrian

      |

      ola bom meu olho esquerdo nao para de tremer direto fica tremendo me inconda muito so para se eu fechar os olhos o se eu estiver durmindo porque acontece isso tenho 28 anos por favor gostaria de saber oporuqe e oque eu posso faser ao respieto

      Responder

    Deixe um comentário

    Para Marcar Consulta

    Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

    Redes Sociais

    Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

    Na mídia

    Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde