Dor nos olhos,o que pode ser?

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Perguntas Frequentes

Causas, doenças que podem causar dor nos olhos e seu diagnóstico

Aneurisma

Dores de cabeça (cefaleias) podem ter predomíneo da sua localização na região ocular. A dor ocular pode ser de diversas origens, primeiramente deve-se separar se a dor ocorre em um olho, em ambos os olhos, ou se alterna lados. A dor que alterna lados normalmente é oriunda de uma cefaleia primária como a enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional. A dor nos olhos pode ser também de uma cefaleia primária ou de uma cefaleia secundária como a sinusite. A dor ocular unilateral, dor em um só olho, pode ser por uma enxaqueca, cefaleia em salvas, cefaleia idiopática em pontadas, neuralgia do trigêmeo do primeiro ramo, síndrome SUNCT, hemicranias paroxísticas e hemicrania continua.

DOR OCULAR COM LACRIMEJAMENTO

Dor em um só lado do olho associada a lacrimejamento, e-ou queda da pálpebra pode ser de uma cefaleia primária do grupo das cefaleias trigemino-autonômica, como a cefaleia em salvas, SUNCT, hemicrania continua, hemicrania paroxística episódica e crônica, ou de uma cefaleia secundária a aneurisma cerebral, tumor cerebral, glaucoma, sinusite, além de causas oculares.

Dor nos olhos associada a vermelhidão ocular ou injeção conjuntival pode ser também de uma cefaleia primária do grupo das cefaleias trigemino-autonômica, como a cefaleia em salvas, SUNCT, hemicrania continua, hemicrania paroxística episódica e crônica, ou de uma cefaleia secundária a aneurisma cerebral, tumor cerebral, glaucoma, sinusite, mas pode ser devido a problemas oculares.

CAUSAS OCULARES DA DOR NOS OLHOS

Dor nos olhos podem ser causados por cefaleias, mas podem ser causados por doenças oculares, afetando várias estruturas:

Córnea

Abrasões corneanas – A córnea é vulnerável aos ferimentos que podem ser causados pelos dedos, galhos de plantas e árvores, bolas de tênis e outros. A desepitelização da córnea é chamada de abrasão e pode ser muito dolorosa;

Infecções na córnea – A córnea também pode inflamar ou infeccionar, o nome desta doença é ceratoconjuntivite. O herpes zoster, que é causado pelo mesmo vírus da catapora, também pode atingir a córnea; Conjuntivite – É uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Na conjuntivite os dois olhos ficam afetados, dura cerca de 15 dias e não causa sequelas.

Pálpebras

 Blefarite – É uma inflamação comum e persistente das pálpebras. Produz sintomas como irritação, coceira, prurido e, em alguns casos, olho vermelho. Esta doença afeta frequentemente as pessoas que têm tendência a apresentar pele oleosa, seborreica (caspa) e secura ocular. A blefarite pode começar na infância, causando granulação nas pálpebras e continuar por toda a vida como uma afecção crônica, ou iniciar apenas na fase adulta;

 Hordéolo – Também conhecido popularmente como terçol, terçolho, treçolho ou viúvo, é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras causado pela inflamação de glândulas sebáceas. O hordéolo não comporta nenhuma gravidade especial, mas pode ser muito doloroso. A inflamação normalmente é causada por uma infecção bacteriana e ocorre com muito mais freqüência em crianças. Na maioria das vezes, o hordéolo pode ser combatido mais rapidamente com a aplicação de compressas embebidas em água quente ou morna. Quando tratados, os hordéolos desaparecem em cerca de uma semana. Em casos mais graves, os médicos geralmente utilizam uma agulha para drenar o pus acumulado. Existem também pomadas elaboradas especificamente para tratar os hordéolos, normalmente compostas por eritromicina;

Corpos estranhos –Os corpos estranhos são, geralmente, irritantes, e lágrimas ou água podem retirá-los. Se não forem removidos, os corpos estranhos podem causar abrasões nas córneas . Às vezes há realmente alguma coisa no olho, um pouco de sujeira, poeira, fragmentos de plantas, ou um pedaço de lente de contato.

Glaucoma – É um grupo de doenças que atingem o nervo ótico e causam perda da visão. O aumento da pressão intraocular (pressão interna do olho)  é o fator predominante para o desenvolvimento do glaucoma. A dor pode ser de um lado, no olho afetado, os dois olhos podem estar afetados. O glaucoma agudo é acompanhado de olho vermelho, perda visual e dor ocular. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma diminuição progressiva do campo visual, que pode resultar em cegueira.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (42)

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde