Dor de cabeça na Dengue

Dengue tem como uma das principais manifestações a dor de cabeça

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA DENGUE?

A dor de cabeça da dengue acompanha os outros sintomas da doença, como a dor no corpo, febre e mal-estar. Uma dor de cabeça aguda, forte, diferente das que habitualmente a pessoa costuma ter, com uma sequencia de dias com dor, associada a febre e dor no corpo, se o indivíduo esteve em áreas endêmicas deDengue, deve-se pensar no diagnóstico. Se ocorrer rigidez de nuca, vômitos, meningites viral,meningite bacteriana, ou meningite deoutra etiologia pode ser diagnosticada, para excluir esta suspeita deve ser feito, a critério médico, o exame do líquor.

Dor de cabeça intermitente, há vários anos, com intervalos longos entre uma crise e outra é pouco provável de ser originada da dengue. Na dor de cabeça da dengue os olhos costumam estar doloridos, com piora da dor quando eles se movimentam.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família do flavivirus, é de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, septicemia e a evolução pode ser fatal.

mancha na perna da dengue

Figura dengue, dor de cabeça, cefaleia, mosquito, rash
Figura dengue, dor de cabeça, cefaleia, mosquito, rash

TRANSMISSÃO

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

Temperatura

A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam esse embrião podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o aedes demora em média dez dias.Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois deste acasalamento, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos. O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça. Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a fêmea do Aedes voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam. Até então, eles sabiam que o Aedes só se distanciava cem metros.

Sintomas

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica

Na dengue clássica a febre costuma durar de três a oito dias e pode causar pequenas bolhas vermelhas em algumas regiões do corpo, como pés, pernas e axilas. O paciente demora, em geral, uma semana para ficar bom. Porém, o cansaço e a falta de apetite podem demorar até quinze dias para sumir. A recuperação costuma ser total.

Os sintomas da dengue clássica são:

  1. Febre alta com início súbito
  2. Forte dor de cabeça
  3. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
  4. Perda do paladar e apetite
  5. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
  6. Náuseas e vômitos
  7. Tonturas
  8. Extremo cansaço
  9. Moleza e dor no corpo
  10. Muitas dores nos ossos e articulações

Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

TRATAMENTO

O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

O tratamento da dengue requer repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

Para marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para 11 32855726 ou 11 21510110 (Hospital Albert Einstein).

Para sabermais sobre a clínica e o Dr Mario Peres clique em https://cefaleias.com.br/clinica

9 Replies to “Dor de cabeça na Dengue”

  1. venho sentindo muito dor de cabela nos olhos muito cansaço meu corpo estar todo dolorido tenho tido dificuldade respiratoria mais não tive febre isso pode ser sinal de dengue?

  2. Suspeito estar com os sintomas da dengue. Sentí dores de cabeça sem febre, dores musculares por dois dias. Continuo sentindo dor de cabeça depois de 24 dias. Isso seria normal?

  3. meu marido cada tem um sintoma diferente hoje ele esta com dor nos olhos e na cabeça tenho a impressão que os remédios estão sendo fracos porque ele ta sempre com dor mesmo medicado tem alguma coisa que pode ser feito em casa.

  4. minha de filha 4 anos esta c/ uns sintomas dor de garganta, cabeça e nos olhos e febre alta, tylenol e azitromicina pode tomar se for dengue?

  5. tive dengue ha 2 anos quando houve uma epidemia na cidade e desde entao venho apresentando um cansaço fora do normal, dor de cabeça em voltas dos olhos o coraçao dispara ou bate muito fraco e um nervosismo alem do normal pode ser consequencia da dengue em meu organismo pois nunca tinha tido esse sintomas antes

  6. Bom dia

    Minha esposa esta internada a 6 dias com dengue, o quadro já se normalizou com plaquetas a 180.000, porem a dor de cabeça é muito forte, só passa com injeção de dipirona, é normal isso ou deve procurar um neurologista pra acompanhar esse caso, aguardo respostas
    Obrigado

  7. Estou com a suspeita da DENGUE,portanto nãoi tive febre,mas os sintomas;dor de cabeça intensa,dores no corpo e olhos.Os sintomas me apareçaeram na terça-feira ma sme passaram pra um dermatologista no qual encaminhou os exames necessários,seguindo os sintomas amenizaram neste decorrer,mas as dores em minhas pernas começaram a ter uma intensidade diferente da qual estava sentindo antes.A dor parece como uma pressão nas veias das pernas,na qual não a posição pra relaxar,e a mesma irradia por toda musculatura da coxa.Isso e normal? Abraço JULIETA CABRAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.