Enxaqueca tem cura?

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Enxaqueca, Perguntas Frequentes

Este texto “Enxaqueca tem cura?”  foi escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, doutorado pela UNIFESP e pós-doutorado na Filadélfia, Estados Unidos. Autor do livro Dor de cabeça: O que ela quer com você?.

Para marcar uma consulta ligue para 11 3285-5726 (Centro de Cefaleia São Paulo) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein).

Participe da Pesquisa – CURA DA ENXAQUECA

A sua participação nesta pesquisa é fundamental, clique em cura da enxaqueca e responda às perguntas sobre a sua dor de cabeça e a sua opinião sobre a cura da enxaqueca. Muito Obrigado!

Enxaqueca tem cura?

Esta resposta depende da definição de cura, se acharmos que cura da enxaqueca é nunca mais ter qualquer dor na vida a resposta é não, Mas isto não quer dizer que o paciente com enxaqueca não pode ficar bem, em remissão, ou assintomático. Se a definição de cura for uma definição oncológica, ou seja, o paciente ficar sem a doença por 5 anos, sem dores por 5 anos, então a enxaqueca tem cura!

É imprescindível que se encare o sistema de dor como um mecanismo de defesa do organismo, pois ele existe e evoluiu ao longo dos milênios no ser humano com uma função. A enxaqueca tem um aspecto existencial, de avisar, sinalizar uma possível falta de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, porisso toda vez que um indivíduo ameaçar de alguma forma a sua integridade pode e deve ocorrer a dor, desta forma, é impossível dizer que uma pessoa nunca mais tenha dor de cabeça na vida. Se a definição de cura é mais conservadora, ou seja, representar uma melhora do paciente, passamos a falar de expectativas mais reais.

Tags: , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (9)

  • gilsemir alves

    |

    tenho enxaqueca des dos 18 anos frequentemente com o tempo veio almentando nao sei mais o que faser me de uma sujestao…..obrigado aguardo respostas hoje tenho 25…

    Responder

  • Thaiz

    |

    Minha irmã é que sofre de enxaqueca e é constante vive com crises fortes e para amenizar se tranca no quarto que já é escuro e tampa o rosto com um pano preto, minha mãe já a levou em vários médicos já fez vários exames e nada, o médico passa rémedios super caros e não resolve.
    Ela tem 16 anos. O que ela pode fazer?

    Responder

  • mateus

    |

    eu tenho enxaqueca e tenho 14 anos não aguento mais pois eu amo jogar bola e quase todas as veses passo mal

    Responder

  • maria

    |

    quando eu era mas nova não aguentava de dor o silencio e o escuro eram meus aliados, sem falar na insonia e nos desmaios frequentes, fui no neuro fiz tomografia e nada.Hoje tenho 25 anos ainda tenho cefaleia,mas a insonia e o desmaio sumiram sem a ajuda de medicamento.

    Responder

  • ivani

    |

    tenho enxaqueca com aura, há mais de 30 anos e não tenho tido resultados satisfatórios, com meus tratamentos com diversos especialistas. o tratamento dura no máximo dois meses depois as crises voltam com uma intensidade indescritível com períodos de até 06 meses. o que os médicos dizem ser inacreditável.

    Responder

  • Carlos

    |

    Eu era adolescente na época quando comecei a sofrer com fortes dores de cabeça, visão turva, vômitos. O primeiro médico em que consultei me disse que eu iria ter isso pelo resto da vida, ter crise no mínimo uma vez por mês, foi aí que me consultei com uma médica Homeopata. Ela disse que era muito jovem e que eu podia me curar, desde que eu descobrisse o que fazia mal para mim, foi aí que eu comecei a reparar o que eu tinha consumido no dia anterior a crise, foi então que eu percebi que fritura e queijo fazia mal para mim, desde que eu parei de consumir estes alimentos aí eu nunca mais tive qualquer sintoma de enxaqueca, faz mais ou menos uns 13 ou 14 anos que não tenho crise. Espero que ajude alguém, pois eu sei o tamanho do sofrimento, perder o dia, ter que se trancar em quarto escuro, dor insuportável de cabeça… Boa sorte.

    Responder

  • maria josé rezende cunha

    |

    exaqueca em salva o quer dizer?

    Responder

  • maria josé rezende cunha

    |

    ja não aguento mais estou um mes c/fortes dores,nauseas,mal estar geral.Ouvi dizer já tem um recurso que da uma grande melhora,que a plicação de
    botox gostaria de saber si é verdade e onde posso fazer.Eu moro em est do rjpor favor aguardo c/ muita ansiedade obrgada.

    Responder

  • mábia

    |

    Sofro deste mal, há muito tempo e leio tudo que eu encontro sobre o asunto é terrível sofre deste mal, meu médico me trata bém, mas sinto que ele já me acha neurotica. Só gostaria de passar um unico mês sem sentir uma crise..Gostei muito do artigo. Desculpa o desabafo.kk

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde