Enxaqueca menstrual

Pacientes com enxaqueca menstrual (EM) são consideradas aquelas com crises de enxaqueca que aumentam sua freqüência durante o período menstrual, e constituem cerca de um terço das pacientes com enxaqueca. No entanto, enxaqueca menstrual verdadeira (EMV) são crises que ocorrem apenas entre  os dias -2 (dois dias antes do inicio da menstruação) e +3 (três dias depois) do ciclo menstrual, e em nenhum outro dia fora deste período. Neste critério mais restrito, encontram-se apenas 7% das pessoas com enxaqueca.

Enxaqueca menstrual ocorre provavelmente pela queda dos níveis de estrógeno.

O tratamento medicamentoso da enxaqueca menstrual engloba medicações preventivas, abortivas da crise e terapias hormonais. Anti-inflamatórios, ergotaminas e triptans podem ser usados para o tratamento da crise de enxaqueca, e estas mesmas medicações podem ser usadas numa estratégia chamada de prevenção de curto prazo, utilizando-as durante o período previsto de ocorrência das crises durante o período menstrual, geralmente de 5 a 7 dias. Medicações profiláticas normalmente utilizadas no tratamento preventivo da enxaqueca (antidepressivos, beta-bloqueadores, anticonvulsivantes) podem ser utilizadas durante todo o ciclo menstrual caso a paciente não responda a estratégia de prevenção de curto prazo.

Terapias hormonais também podem ser utilizadas no tratamento da EM, particularmente os patches transdérmicos de estrógeno. Danazol, tamoxifeno e bromoergocriptina podem ser benéficos nos casos resistentes. Tanto a histerectomia quanto a ooforectomia não são efetivas no tratamento da EM.

Comentários (9)

  • Carolina

    |

    Tenho dores de cabeça intensa no período pré e pós menstrual, normalmente não sou de tomar remédio, e quando tomo as dores não passam, tem algum remédio que possa me indicar?!

    Desde já agradeço!

    Responder

  • Daiana

    |

    sinto fortes dores de cabeça desde minha primeira menstruação, fiz um tratamento um período tomando remédios antes de dormir e durante um tempo amenizou as dores, porem ultimamente venho tendo dores insuportáveis no segundo e terceiro dia da menstruação, isso me atrapalha no serviço e não tenho disposição para nada. Sempre que a dor inicia já tomo cefaliv mas no caso como hoje, tomei 2 vezes e não aliviou. O que devo fazer?

    Responder

  • Rosilene

    |

    tenho muitas de cabeça e muito forte sera que e enxaqueca?

    Responder

  • maria cristina

    |

    tenho muitas dores d ecabeça , ja fui ao neurlogista ele me disse q a minhas crises sao tensionais , na maioria , ja fui em dois mas nao em pediram tomografia . agora estou tendo muita dor nos dias de menstrurar as vezes antes , as vezes depois , essa crise e forte so dói por cima de um olho, nada tira a dor ela costuma doer por 2 dias depois passa , as outras dores que eu sinto sao fracas , passam sem remedios , mas fico preocupada pois estou c um problema de tensao no pescoço , ja fui em varios ortopedistas , fiz uma tomografia da coluna , nao deu nada , eles me falaram q e tensao ,ja melhorou muito as dores , estou fazendo hidroginastica , mas ainda me incomoda.

    Responder

  • Livia

    |

    Olá Dr. sofro horrores com minha enxaqueca.Já está prejudicando meu dia dia no trabalho e em casa. Sou de Campinas SP. Você tem como me indicar algum médico daqui de Campinas especialista em enxaqueca? Agradeço a atenção.

    Responder

  • juliana

    |

    Tenho enxaqueca antes do período menstrual de 4 a 5 dias antes da menstruação e no 4º ou 5º dia da menstruação , as dores são muito forte. Já faço tratamento com neurologista tomo Amato(75 mg) todas as noites as crises diminuiram, mas ainda é forte e muitas vezes tenho que ser hospitalizada tomar medicamento na veia. Não aguento mais isso. Já parei de comer chocolate, tomar café e beber bebidas alcóolicas. O que posso fazer a mais para melhorar? Aguardo uma resposta.
    Obrigada.

    Responder

  • ana carolina

    |

    qual o remedio que posso tomar para diminuir minha enxaqueca e o mau esta por favor me ajuda

    Responder

  • Mônica

    |

    Dúvida: A hérnia de disco na cervical pode contribuir para uma enxaqueca menstrual?

    Responder

  • Thaís

    |

    Sempre tenho dores de cabeça, tipo enxaqueca durante o período menstrual, o que devo fazer para evtar isso? Tem alguns alimentos que devo evitar nesse período? E quais auxiliam a amenizar os sintomas? Quando isso acontece tomo neosaldina, que funciona por algumas horas, mas logo volta o sintoma. Aguardo uma resposta. Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde