Hérnia de Disco: Causas, Sintomas e Tratamento

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Causas Dor de Cabeça

Dr Mario Peres, médico neurologista, Fellow do American College of Physicians, Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, explica sobre as causas, sintomas e tratamento das hérnias de disco, hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical. Explica quando é necessária a cirurgia e os tratamentos para hérnia de disco sem cirurgia.

Hérnia de disco

Hérnia de disco


Causas da Hérnia de Disco

O que é a hérnia de disco cervical, ou hérnia de disco lombar? O disco é uma estrutura de cartilagem, que tem a função de amortecer o impacto entre as vértebras da coluna vertebral cervical, torácica e lombar. No interior da coluna vertebral existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Quando este disco sai de sua posição normal, podendo comprimir alguma estrutura nervosa, chamamos de hérnia de disco.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

As hérnia de disco podem ser protrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro; extrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco; ou seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Sintomas da hérnia de disco

Os sintomas da hérnia de disco vão depender se a hérnia de disco é cervical ou lombar.Os sintomas mais comuns da hérnia de disco lombar são formigamentos (parestesias) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores, a perna, podendo chegar até o pé. A chamada DOR CIÁTICA é uma dor que começa na região lombar e irradia por trás, pelas nádegas, podendo ser direita ou esquerda, por vezes até dos dois lados. O formigamento pode acompanhar a dor, pode também ocorrer perda de força, dificuldade em caminhar, e em casos mais graves até o descontrole das fezes, urina e perda da função sexual, normalmente um sinal de compressão da medula.

Sintomas da hérnia de disco cervical

Quando a hérnia de disco está localizada no nível da cervical, do pescoço, pode haver dor na nuca, dor na cervical, no pescoço, ombros, na escápula, com irradiação para braços. A hérnia de disco cervical causa sintomas de formigamento nos braços, normalmente um formigamento de um lado só, no braço esquerdo ou braço direito, podendo chegar até os dedos, por vezes, dependendo do nível da hérnia de disco cervical, pode formigar os dois últimos dedos da mão esquerda ou direita. Pode aparecer também perda de força no braço, dificuldade em levantar o braço (direito ou esquerdo), dificuldade em pegar objetos com a mão.

A hérnia de disco cervical pode gerar dor de cabeça, dor de cabeça na nuca, agravar cefaleias como a enxaqueca, cefaleia tensional.

A hérnia de disco  no tórax é mais rara devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.

Causas da hérnia de disco

Existe uma predisposição genética importante, mas a exposição por longo prazo combinada com uma sobrecarga de peso, quer seja pela obesidade ou sobrepeso, quer seja por carregar muito peso, ou realizar tarefas prolongadas como dirigir diversas horas. Os fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar na hérnia de disco são o trabalho físico pesado, má postura, inclinar e girar o tronco freqüentemente, levantar, empurrar e puxar muito peso, trabalhos repetitivos, vibrações, contraturas musculares por ansiedade, stress.

Diagnóstico da Hérnia de Disco

O diagnóstico da hérnia de disco é clínico, analisando as características dos sintomas e o exame clínico neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Tratamento da Hérnia de Disco Cervical e Hérnia de Disco Lombar

O tratamento da hérnia de disco pode ser clínico e/ou cirúrgico. Normalmente, a maioria das hérnias de disco são tratadas clinicamente, sem precisar de cirurgia.

O tratamento clínico é baseado em medicamentos, tanto analgésicos, anti-inflamatórios, opióides, relaxantes musculares, como antidepressivos, neuromoduladores (anti-convulsivantes) podem ser utilizados.

Utiliza-se sempre uma orientação postural, fisioterapias para analgesia, pode se recomendar acupunturam bloqueios com anestésicos, e por último a cirurgia.

Para o tratamento da dor de cabeça relacionada a hérnia de disco cervical e a relação da enxaqueca com a hérnia de disco, para saber mais sobre enxaqueca acesse o http://cefaleias.com.br/enxaqueca

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para

11 3285-5726,  R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, 01403-001 – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110, Av Albert Einstein, 627,  Morumbi, São Paulo, SP

Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, Escrito pelo Dr Mario Peres.

Palavras-chave: hérnia de disco, hérnia de disco lombar, hérnia de disco cervical, hérnia de disco causas, hérnia de disco sintomas, hérnia de disco tratamento, hérnia de disco tratamento sem cirurgia, hérnia de disco enxaqueca, tratamento hérnia de disco, especialista hérnia de disco

Tags: , , , , , , , , ,

Comentários (13)

  • sonia

    |

    tenho formigamentonos no dedo minguinho e anelar esquerda e sobe pelo braço ai formiga as nadegas lado direito até o pé direito dedos e planta do pé tenho hérnia de disco o que posso ta fazendo não consigo nem dirigir pois quase não sinto o acelerador me ajude qual médico devo passar

    Responder

  • Silva lima

    |

    Eu tenho muinta. dor

    Responder

  • shirley

    |

    ola fiz artrodese na lombar mas atualmente estou com hernia na cervica e estou com muitas dores na nuca,pescoço e a dor irradia para o braço esquerdo e tenho formigamento ate as maos nao quero fazer cirurgia o que devo fazer?obrigado

    Responder

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Responder

    • volnei carlos madaloz

      |

      optei por bloqueio e estou a 4 aa sem dor

      Responder

  • everson

    |

    tenho um discopatia no torax, t5-t6, que me causam dores no local e irradia para trapezio, ombro e escapula. qual o melhor tratamento?

    Responder

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Responder

  • Flora Monteiro

    |

    Tenho muita dor em ambas as pernas mais na parte inferior (canelas) , formigamento que vão até aos dedos dos pés , dificuldade para caminhar….dor lombar , fomigamento na mão esqierda !!!!!

    Responder

  • E muito bom ter um site com todas esses tipos de explicacoe, adorei as explicacoes

    |

    estou com uma hernia de disco cervical o q mais me incomoda
    sao as dores de cabeca q sao frequentes e a parte da nuca que sao dores intensa

    Responder

  • aldecy

    |

    sinto o tempo todo um dor insuportavel,portanto tenho hernia de disco lombar, meu medico so me passou remedio antiflamatorio,mas a dor nao passa,o que devo tomar para fica boa?

    Responder

  • sonia

    |

    oi tenho uma hernia no pescoso sinto muitas dores principalmente do lodo esquerdo sofro muito doi muito meu peito do lado esquerdo ja fui ate no cardiologista e nao tenho nada o neuro fala que esta dor no peito talves nao seja da hernia ja fui em varios medicos e nao sabem que dor e essa nao sei o que fazer podem mim ajudar?

    Responder

  • fabison

    |

    eu estou com uma hernia de disco na cervical o q mais me encomoda a uma ferte dor de cabeça o que devo fazer

    Responder

    • IVAN

      |

      AMIGAO EU TAMBEM SINTO ESSAS DORES NO PEITO NO OMBRO PESCOSO BRASOS FICO MUINTO MAL

      Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde