Roacutan pode causar dor de cabeça

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Causas da cefaleia, Causas Dor de Cabeça, Cefaleias, Dores de Cabeça, Medicamentosos, Perguntas Frequentes, Tratamentos

Roacutan pode causar dor de cabeça e agravar enxaquecas

O Roacutan® , ou isotretinoína oral, é uma medicação muito utilizada para o tratamento da acne severa. Apesar de ainda existir muito preconceito em relação aos efeitos colaterais do roacutan, é uma medicação segura, quando bem indicada e ministrada sob controle médico. Mas em alguns pacientes, o uso da isotretinoína pode causar dor de cabeça, cefaleia, e agravar enxaquecas em quem as já possui. Casos isolados de hipertensão intracraniana benigna e distúrbios da visão, e ocasionalmente, náuseas e cefaléia, já foram relatados.

Portanto, paciente em uso de roacutan, que apresentar início de quadro de dor de cabeça ou piora de um quadro já existente, deve ser investigado para hipertensão intracraniana benigna. E a dose do medicamento deve ser reduzida ou descontinuada.

Roacutan® é altamente teratogênico, e, portanto, contra- indicado para mulheres grávidas. É recomendável que as pacientes utilizem um anticoncepcional eficaz, sem interrupção, durante um mês antes do início da terapêutica com Roacutan®, durante a terapêutica e um mês após a descontinuação da terapêutica.

A função hepática, o colesterol e os triglicérides devem ser examinada antes e um mês após o início do tratamento e subseqüentemente em intervalos trimestrais.

Casos raros de hipertensão intracraniana benigna foram relatados após o uso de Roacutan® e das tetraciclinas. O tratamento complementar com tetraciclinas é, portanto, contra- indicado.

A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados com Roacutan® a mulheres com risco de gravidez é contra- indicada.

Efeitos indesejáveis

A maioria dos efeitos colaterais de Roacutan® estão associados à dosagem. Na dosagem apropriada, a tolerabilidade da droga é geralmente aceitável, visto a severidade da doença. Os sintomas mais freqüentemente observados são secura das mucosas, que pode ser aliviada com hidratantes, a secura dos olhos, a intolerância a lentes de contato pode obrigar o paciente a usar óculos durante o tratamento.

Além disso, podem ocorrer exantema, prurido, dermatite , sudorese, granuloma piogênico, paroníquia, distrofia ungüeal e aumento na formação de tecidos de granulação, a alopécia reversível, dores musculares e articulares.

Elevações transitórias e reversíveis das transaminases, elevações nos níveis séricos de triglicerídeos e colesterol, podem acontecer, porém, essas alterações estão associadas à dose e os valores retornaram ao normal quando da redução da dosagem ou descontinuação da droga. Todo paciente deve ser advertido sobre a possível ocorrência de efeitos colaterais.

Artigo escrito pela Dra Paula Penna, médica dermatologista, 11 32851108,para mais informações sobre pele, clique aqui http://tudosobrepele.com.br

Tags: , , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (24)

  • Henrique

    |

    Tô há 4 meses fazendo o tratamento, é mto penoso. Dor no corpo, dor nas articulações, ressecameno na pele, nos lábios, nos olhos, dor de cabeça, fora dor de garganta.

    Faltam ainda 3 meses e meio. Pense bem antes de fazer.

    Responder

  • iargo

    |

    boa noite dr. estou usando roacutan a uma semana,meu medico mandou tomar 2 comprimidos de 20mg depois do almoço!! eu tomo tudo de vez sem intevalo, tem algum probrema? ou ta errado.espero respostas..

    Responder

  • Renata

    |

    Ola! Estou tomando o roacutan há duas semanas e o único efeito colateral que estou sentindo é o ressecamento dos labios… o correto é tomar o medicamento durante ou ápos as refeições.

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde