Melatonina e seu uso para cefaleias

Melatonina e seu uso para cefaleias.

Dr Mario Peres escreve sobre melatonina e o seu potencial uso para cefaleias.

Uma das nossas linhas principais de pesquisa é o papel da melatonina nas cefaleias. Nosso estudo no tema é de mais de 10 anos, a primeira publicação foi na revista The Lancet, em 2000, uma das revistas mais prestigiadas da medicina. No mesmo ano defendia a minha tese de doutorado no Departamento de Neurologia da Escola Paulista de Medicina com o título “A importância da prolactina, cortisol, GH e melatonina na cefaléia crônica diária”. Desde então fizemos pesquisas em modelos experimentais, pesquisas clínicas, dosagens laboratoriais, orientei teses e quando trabalhei nos Estados Unidos de 2000 a 2001 tive uma experiência clínica grande com melatonina no tratamento de diversas cefaleias como as enxaquecas, cefaleia em salvas, cefaleia hípnica e cefaleias secundárias, experiência esta que pude trazer quando voltei para o Brasil. Somo referência nesta área de pesquisa não só no Brasil mas em todo o mundo. Me coloco desta forma não para me posicionar na frente de qualquer outro colega, mas para esclarecer os pacientes que tomam melatonina no Brasil e que recebem prescrições de melatonina.

No domingo dia 5 de agosto de 2012, o Fantástico traz uma reportagem sobre os doutores do antienvelhecimento, médicos que oferecem tratamentos hormonais que eles dizem ser revolucionários – mas que, na verdade, são condenados pelo Conselho Federal de Medicina. Entendo os exageros, mas neste “balaio” é mencionada a melatonina, e com informações inverídicas. No meio da entrevista fala-se “No consultório em Curitiba, o doutor J L V faz um longo exame clinico. E o paciente sai com uma lista enorme de suplementos, vitaminas e cinco hormônios. Entre eles, a melatonina, proibida no Brasil. “É um potente antidepressivo, potente anticâncer”, diz um médico.” Detalhe, a melatonina NÃO é proibida no Brasil, e sim não tem como nos Estados Unidos registro de vitamina, o que a meu ver é correto. Deveria ter registro pela ANVISA de um medicamento, mas melatonina é uma substância do organismo e não tem patente, então a indústria farmacêutica não tem interesse comercial no produto e não vai arcar com os custos de registro (que são bastante altos) sem perspectiva de lucro. O médico tem direito de prescrever o melhor tratamento para o paciente baseado nas evidências científicas, e o paciente tem o direito de recebê-lo.

Não podemos misturar as coisas, os exageros das prescrições hormonais combinadas e sem suporte científico com o cenário do papel da melatonina no tratamento de várias condições neurológicas, especialmente as cefaleias e distúrbios do sono. Levamos esta linha de pesquisa com muita seriedade, publicações científicas em revistas internacionais, teses de doutorado, trabalho de pessoas idôneas, nada temos a ver com medicina ortomolucular e antienvelhecimento.

Dr Mario Peres

Tags: , , , , , ,

Trackback from your site.

Comments (5)

  • Ellaine

    |

    Olá, tenho 33 anos e sofro de enxaqueca desde criança. Hoje já é uma enxaqueca cronica que não consigo resolver com medicamento. Eles ajudam, mas não evitam a crise. Quando acrise vem fico dias em crise. Ja fiquei 15 dias direto. Nunca ouvi falar da melatonina. Acha que pode ser indicada para meu caso?

    Obrigada.

    Reply

  • Sérgio

    |

    Minha filha está com 14 anos e apresenta dor de cabeça (enxaqueca) desde os 9 anos. Com a chegada da menstruação aos 12 anos as dores se tornaram mais frequentes (de 3 a 4 vêzes por semana). Ela tem também TPM, atualmente está tomando oleo de prímula, que diminui o seu humor. Pelo que eu li a melatonina teria essa função de minimizar ou de espaçar os sintomas? Além das outras medidas preventivas, atividade fisica, alimentação, sono,etc.
    Posso testar a melatonina como medicação preventiva? GRATO.
    Sérgio

    Reply

  • carlos

    |

    O Lancet que é uma das revistas “mais conceituadas” apresenta ao redor de 18% dos trabalhos com confiabilidade científica…

    Reply

  • zilcleia

    |

    Sinto todos os sintomas, na minha cidade já procurei um meuro e de nada adiantou, pos não acham problema em mim o que eu faço. Ha um médico especialista aqui em Teresópolis que vc possa me indicar. agradeço. pelo carinho.

    Reply

  • Clovis Sidney Thon Filho

    |

    Salvo algum engano de minha parte na leitura do texto , não ficou esclarecido se o uso da melatonina é indicado e se dá um resultado efetivamente positivo para os portadores da ” CEFALÉIA EM SALVAS ” .
    Agradeço imensamente o retorno com os esclarecimentos !

    Muito obrigado !

    Abs.

    Clovis

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde