HIDROTERAPIA, FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Alternativos, Cefaleias, Dores de Cabeça, Enxaqueca, Tratamentos

O que é Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática?

A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática (Hydor – Água, Therapia – tratamento) é definida como uma modalidade de reabilitação dentro da fisioterapia que possue técnica específica combinando as propriedades físicas da água com o conhecimento e habilidades do fisioterapeuta, tornando o tratamento mais efetivo.

Quais são as indicações para o tratamento de Hidroterapia/Fisioterapia Aquática?

As indicações da Hidroterapia são: Problemas Ortopédicos e Reumatológicos tais como cervicalgia, lombalgia, lombociatalgia, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrose (OA), osteoporose, hérnia de disco, lesões tendíneas e ligamentares, tratamento pós-cirúrgicos (PO) como artroplastica de quadril ou fraturas no geral e fratura por stress, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, LER – Lesão por Esforço Repetitivo, DTM Disfuncao Temporomandicular (da articulacão temporo-mandibular).

Redução da dor e/ou espasmos musculares em caso de dores agudas, sub-agudas ou crônicas que podem ser provocadas por tensão muscular mais comum na região da nuca/pescoço causando dor e tensão na nuca, enxaqueca, cefaléia, cervicalgia ou a cervicobraquialgia dor que irradia para os braços (membros superiores) ou então dor nas costas na região da coluna lombar chamada lombalgia ou a lombociatalgia dor irradiada do nervo ciático para as pernas (membros inferiores).

Relaxamento dos músculos com tensão e/ou espasmos muscular que podem ser causados pela dor, má postura, enxaquecas ou cefaléias. O relaxamento irá proporcionar alívio da dor, melhora da circulação sanguínea local e consequente oxigenação dos músculos que estão sendo relaxados, melhorando e aumentando a mobilidade das articulações, o padrão do sono e a qualidade de vida.

Doenças Neurológicas algunas das doenças neurológicas que podem ser tratadas na hidroterapia são Parkinson, Derrame (AVC/AVE), Hemiplegia, TCE, Paralisia Cerebral (PC), Esclerose Múltipla (EM), Lesão Medular (LM), Polineuropatia e Síndrome Pós-polio, Distrofias Musculares, Osteogênise Imperfeita. Doenças Respiratórias pessoas que possuem problemas respiratórios específicos como asma, bronquite, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Condicionamento físico.


Quais são as contra-indicações da Hidroterapia?

As contra-indicações da Hidroterapia/Fisioterapia Aquática são estados febris, infecções em geral, dificuldade ou insuficiência respiratória aguda, alterações da pressão arterial não controlada e descompensações cardíacas, feridas abertas ou úlceras, incontinencia urinária. É válido lembrar que hoje em dia as precauções para realizar tratamento em piscina terapêutica vem crescendo enquanto as contra-indicações vão diminuindo.


Avaliação para Hidroterapia/Fisioterapia Aquática

Para ser realizado o tratamento de Hidroterapia/ Fisioterapia Aquática é necesario ser realizado uma avaliação prévia do paciente no solo pelo fisioterapeuta antes da primeira sessão de hidroterapia afim de avaliar com detalhes as condições físicas do paciente com o objetivo de ser elaborado um plano terapêutico personalizado específico para suas necessidades. É importante também que o paciente tenha um pedido médico do tratamento para ser apresentado para o fisioterapeuta. A avaliação da Hidroterapia irá variar de acordo com o diagnóstico do paciente sendo uma avaliação diferente específica para pacientes ortopédicos, neurológicos, respiratórios, pacientes com dor aguda, sub-aguda ou crônica e para aqueles que desejam apenas relaxamento muscular.


Quais são os benefícios que posso obter com a Hidrotrapia/Fisioterapia Aquática?

Os benefícios obtidos nas sessões de Hidroterapia/Fisioterapia Aquática que são realizadas em piscina climatizada, com água quente e duração de uma hora visam proporcionar alívio da dor, relaxamento, conforto e liberdade de movimentos de acordo com as necessidades de cada paciente. Técnicas específicas de hidroterapia e hidrocinesioterapia oferecem um programa de exercícios aquáticos específicos que visam favorecer o alongamento e fortalecimento muscular, estimular coordenação e equilíbrio, melhorar a auto-confiança e independência do paciente no meio líquido. A longo prazo o tratamento de hidroterapia beneficia o padrão e qualidade do sono, a melhora da digestão e da resposta do sistema imunológico, aumento da respiração profunda e a diminuição da ansiedade.

Qual o vestuário adequado para a Hidroterapia/Fisioterapia Aquática?

O paciente que for realizar Hidroterapia deverá utilizar: maiô/sunga que não sejam decotados, roupão antes de entrar e ao sair da piscina, chinelos anti-derrapantes, touca ou de pano ou de silicone. Devem ser evitados o uso de accesórios como relógio, pulseira, anel, brincos e colares.

Simone Cristina Bifulco
• Fisioterapeuta • Hidroterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein • Especializada em Fisioterapia Ortopedica e Neurologica pela Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo • Com cursos de formacao e experiencia profissional em Hidroterapia no Brasil e na Australia E-mail: srhidroterapia@gmail.com “Não enquadre excesivamente seus pacientes dentro dos muros de uma teoria, caso contrário reduzirá suas dimensões. Cada doença pertence a um doente. Cada doente tem um mente. Cada mente é um universo infinito.” (Augusto Cury em O Vendedor de Sonhos – O Chamado)

Tags: , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (7)

  • clarice

    |

    olá, gostaria de saber como é o tratamento em doenças respiratórias obstrutivas

    Responder

  • Claudia Teixeria

    |

    Boa noite sou fisioterapeuta e trabalho com hidroterapia e tenho tido excelentes resultados na recuperação de diversas patologia em diverso casos a hidroterapia apresenta um indice maior de melhora do que a fisoterapia convencional so que falta uma maior divulgação dos beneficios e cursos oferecidos na área.

    Responder

  • ana paula

    |

    gostaria de informações sobre o curso

    obrigada,

    Ana Paula

    Responder

  • IDA MARIA

    |

    gostaria de saber horários e preços para hidroterapia voltada para pessoas com fibromialgia.

    Responder

  • NILDA

    |

    OLA GOSTARIA DE SABER O VALOR E LOCAL PARA HIDROTERAPIA INFANTIL NEUROLOGICA

    Responder

  • marcia

    |

    OI!Gostaria de obter informações do uso da hidroterapia no tto da enxaqueca.

    Responder

  • Igor Guarita de Oliveira

    |

    Olá !
    Eu gostaria de obter informações sobre valores e local de atendimento para hidroterapia para sequelas de lesão medular. Obrigado,

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde