Cefaleia Tensional

Cefaleia tensional – o que é | Cefaleia tensional- sintomas | Cefaleia tensional – diagnóstico | Cefaleia Tensional ou enxaqueca | Cefaleia tensional- causas | Cefaleia tensional – tratamento

A cefaleia do tipo tensional é também uma cefaleia primária, como a enxaqueca, tem crises de dor de cabeça mais fracas, podem ser mais curtas na sua duração (30 minutos) e podem também ser mais longas (7 dias).

As caracteristicas da cefaleia do tipo tensional são praticamente opostas a enxaqueca, a dor de cabeça ao invés de pulsátil é uma dor de cabeça em peso, em aperto. Costuma ser uma dor de cabeça bilateral, os dois lados da cabeça doem. A dor de cabeça é fraca ou moderada, enquanto na enxaqueca, a dor é mais forte.

Abaixo encontra-se o critério diagnóstico para cefaleia tensional

 

CEFALEIA DO TIPO TENSIONAL

A

Ao menos 10 preenchendo itens B, C e D 

B

Duração de 30 minutos a 7 dias 

C

Ao menos 2 dos 4 seguointes

 

Dor dos dois lados da cabeça

 

Dor em peso ou aperto (não pulsátil)

 

Intensidade moderada ou fraca

 

Não agravada por atividade física ou esforço

D

Ambos abaixo presentes

 

Não ocorre náusea nem vomitos

 

Pode haver ou só incômodo com a luz ou só com barulho, mas não os dois juntos

Continuum enxaqueca – cefaleia tensional

Em 1973, Walters e outros colocou em palavras a idéia do “continuum”. Mas, é claro, poucas vezes os pacientes, sofredores de dor de cabeça, lêem diagnósticos nos livros médicos.

A teoria do continuum fala sobre um espectro de manifestações, polarizados em dois lados, de um lado a enxaqueca e de outro a cefaléia tensional. Um mesmo indivíduo pode ter um dia uma crise com intensidade alta, vomitando, com dor latejante, de um só lado da cabeça, tendo que ficar deitado na cama: uma crise de enxaqueca; e outro dia ter uma dor mais leve, em peso, sem latejar, sem náusea, dos dois lados da cabeça, continuando a trabalhar sem tanto problema: é uma crise de cefaléia tensional. E se uma crise for latejante e forte, mas sem náuseas, sem incômodo com a luz e barulho? É enxaqueca ou enxaqueca tensional?

Pois é. Este é um dois maiores problemas na área das cefaléias, porque ao se definir enxaqueca segundo os critérios descritos na tabela, deixamos de diagnosticar um quadro incompleto, sem todas as características, que na verdade, são também tão comuns e incapacitantes que as enxaquecas e cefaléias do tipo tensional. É por isso que hoje chamamos de “provável enxaqueca”.

A teoria do continuum aceita o pólo enxaqueca e o pólo tensional como pontas de uma mesma reta, ou os dois lados da mesma moeda.

Cefaleia tensional – CAUSAS

A cefaleia tensional tem como causa um excesso de contratura muscular na região cervical, e da toda a musculatura pericraniana, os musculos que estão junto ao cranio, cabeça. Assim como na enxaqueca, a tensão, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, stress (estresse) são causadores, deflagram as crises de cefaleia tensional.

Cefaleia tensional – TRATAMENTO

O tratamento da cefaleia tensional tem principalmente abordagem preventiva, isto é, evitar que a dor de cabeça apareça. O uso de remédios preventivos é a base do tratamento, mas medidas não medicamentosas como relaxamento, fisioterapia, psicoterapia (principalmente da linha cognitiva comportamental), yoga, exercícios físicos, acupuntura são usados.

Analgésicos devem ser evitados quando a dor de cabeça é frequente, com mais de duas vezes por semana, pois pode causar uma cefaleia de rebote. Relaxantes musculares podem ser utilizados, assim como antidepressivos e também remedios neuromoduladores.

Para saber mais sobre: enxaqueca, dor de cabeça, cefaleia tensional

Comments (16)

  • Ana Patrícia

    |

    Dr. estou com uma dor de cabeça na parte de trás da cabeça que vai até na parte frontal, só que na parte de trás as vezes as dores são ardentes e depressão e na frente e de pressão e pulsante, e estou com dores na nuca e na costa, principalmente na região da escapula e um peso na região da mandíbula. Esse meu caso é de dor de cabeça tensional?

    Reply

  • Joice

    |

    Oi Doutor.
    Tenho estado com dores de cabeça leves de um lado só da cabeça ( lado direito). Às vezes passando pra dois lados. Tenho percebido que a dor as vezes vem da musculatura do lado direito,passa pelo lado da cabeça, chegando, às vezes, no ouvido. Ou seja, as vezes é só de um lado da cabeça, outras vezes, é o lado direito da musculatura até o ouvido. Me lembro que uma vez eu tava próxima da luz,e me incomodou muito que eu tive que ir pra bem longe para melhorar e ainda assim me incomodava um pouco. Outra vez eu acabei de cantar e senti dor de cabeça tbm acompanhando da garganta. Tenho andado mais irritada do que o comum ( coisa que eu não tinha), e to mais sensível à luz. E tbm tenho estado um pouco estressada emocionalmente. Há uns dias fui na emergencia daqui do trabalho pois estava ansiosa e coração acelerado,e o médico foi me examinar e ele disse que eu posso ter resistencia à insulina ( pêlos no corpo,gordura centralizada, parentela com diabetes,menstruação um pouco irregular) e com base nisso,percebi,.que posso estar com hormonios alterados. Quase me atrevo a achar que tenho enxaqueca,apesar de não sentir dores fortes. Vou ao médico essa semana para averiguar isso tudo,mas gostaria de uma opinião sua. Muito obrigada.

    Reply

  • janete ferreira

    |

    dr estou a ponto de enloouqucer de yanta dor a musculatura de meu rosto retraida involutariamente ja 4noites edia sem comer pq vomito tenho sono perturrbado e superf estou passando por um grande estres a dias ja fui ao medico tomei soro com med mas de nada adiantou est tomando med e tb nao passa dor latejante na fonte corisa me ajude por caridade sinto dor nos ombros enao posso com bar e craridade oq fasso

    Reply

    • Dr. André Rógeris Oliveira

      |

      Prezada Janete, peço permissão ao nobre colega, para tecer um breve comentário. Pelos seus relatos, é claro o caso de estres. Esse, pode desembocar numa tensão muscular e gerar dor. O sono irregular também é um fator de estress, Avaliação de um Psiquiatra seria muito importante, juntamente com o Neurologista. Quando você relata tensão involuntária na musculatura do rosto, eis mais um indício de estress. A dor latejante na fronte e corisa podem indicar um problema sinusal e/ou alérgico associado a todo histórico emocional negativo. Entendo que, somente diante de seus poucos relatos, você tem mais a tratar em nível emocional do que físico. O primeiro leva ao segundo. Sugiro tratamento psicológico, psiquiátrico, neurológico e alternativo, como: Medicina Chinesa, Esporte, Fisioterapia, Quiropraxia, dentre outros. O tratamento multidisciplinar é fundamental. Espero ter ajudado.

      Saúde e Paz!

      Dr. André Rógeris Oliveira
      Especialista no Tratamento da Dor
      Doutor em Hipnologia
      Natal/RN

      Reply

  • neide

    |

    Na verdade tive contrações musculares do lado esquerdo do meu corpo, foi muito ruim; fiz tratamento, e melhorei bastante e recomecei a vida, mas continuo com dor de cabeça que aparecem e duram de 3 a 5 dias,as vezes tomo diazepam e dipirona então consigo dormir;depois ela volta, estou decepcionada com tratamento.

    Reply

  • aguida de cassia g da conceição

    |

    oi eu estou a 3 dias com esta dor mas nao muito forte ela vai e volta a cada 10 minutos tomei remedio no 1 dia mas nao parou estou lendo o artigo por nao ter me dado ancia de vomito minha pressao cai mas e esta dor que incomoda e no artigo referente a dor que estou sentindo e melhor tomar um relaxante muscular para nao provocar um rebote o que significa isto porque quando ela nao passa costuma tomar injecao no pronto socorro que passa esta dor em 5 minutos e prejudicial sera sem mais aguida minha enxaqueca e hereditaria pois ja fiz tres eletrocefalograma

    Reply

  • jose holanda nunes

    |

    boa noite MARIO . quero pedir ajuda , a respeito de dores de cabeça , onde me acompanha a varios anos , me preocupo por que na familia tivemos problemas de aneurisma , ha um tempo atras caí de uma laje de uma casa , batendo a cbeça no chão , hoje tomo comprimidos de nome AMIMNITIPRITILINA ,claro com orientação medica . só que há varios anos ésta dor de cabeça , não me acaba , não vái embora , e isso me preocupa muito . estou a procura de alguma outra solução mas eficaiz que realmente eu sofra menos e seja resolvido , por favor me ajude , me oriente . aguardo respostas

    Reply

  • Dor de Cabeça Tensional | dordecabeca.net

    |

    […] Cefaleia tensional – o que é Cefaleia tensional- sintomas Cefaleia tensional – diagnóstico Cefaleia Tensional ou enxaqueca Cefaleia tensional- causas Cefaleia tensional – tratamento […]

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde