Cefaleia Crônica Diária

A cefaleia crônica diária é uma síndrome que compreende quatro doenças que tem em comum o fato de apresentarem a frequencia da dor de cabeça diariamente, ou quase diariamente, por definição, dor decabeça ou cefaleia diária é aquela dor de cabeça que aparece por mais do que 15 dias em um mes, por mais de tres meses.

Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua e cefaleia nova diária e persistente são as quatro síndromes que compoem a cefaleia crônica diaria.

A enxaqueca crônica evolui geralmente de uma cefaleia do tipo enxaqueca, ocasional, esporádica, e passa a aumentar a frequencia até chegar a ser diária, ou vir mais dias com dor do que sem dor. Da mesma forma acefaleia tensional, porém como o próprio nome coloca, com caracterísitcas de dor de cabeça tipo tensional.

A cefaleia nova diária e persistente é caracterizada pela cefaleia de início já com fequencia alta, diária, não ocorre uma evolução como na enxaqueca crônica e cefaleia tensional crônica. Chamada em ingles de “new daily persistent headache”.

A hemicrania continua também é classificada como uma cefaleia trigêmino-autonomica. É uma dor de cabeça que responde completamente a indometacina, uma antiinflamatório, que com o ajuste de dose alivia 100% das dores da hemicrania continua. A dor de cabeça pode ser forte nas exacerbações, mas tem uma dor de cabeça basal continua de intensidade leve e moderada. O termo hemicrania significa na metade do cranio, a hemicrania continua portanto é uma dor de cabeça que ocorre apenas em uma metade da cabeça.

Comments (27)

  • CARLOS ROBERTO S CABRAL

    |

    TRABALHO EM MEDIA 9 HORAS EM UM CALL CENTER DA POLICIA MILITAR (COPOM) ATENDO EM MEDIA 400 LIGACOES DIARIAS, SINTO MUITO DORES NA NUCA MUITO FORTE SO PASSA C MEDICAMENTO INTRA-VENOSO GOSTARIA DE SABER SE PODERIA SER OS FONES DE OUVIDOS UMA VEZ QUE NUNCA TIVE TANTAS DORES DE CABECA ASSIM !!!!! GRATO CABRAL

    Reply

  • Rosi

    |

    Doutor tenho dores de cabeça diaria mais a dor se alterna nos lados da cabeça e na parte frontal dos olhos pode ser considerada essa cefaleia cronica ou a de salvas???
    Adorei o texto e as explicações pois desde os 9 anos sofro com dores de cabeça fortissimas ou dores leve diarias é terrivél passar uma vida inteira de dor e remedios. e nunca ter uma diagnostico correto e remedios para ajuda nesses casos.

    Reply

  • maria aparecida de souza

    |

    doutor eu sofro com isso a mais de 8 anos nao tenho um minuto de sossego ja fiz um monte de tratamento exames como radiografia tumografia eletro ressonancia magnetica eos medicos me diz que e so e uma enxaqueca cronica mas nao resosolvem meu problem a nem ameniza a situaçao me ajude por favar devidos aos comentario a seu respeito confio no seu trabalho por isso peço sua ajuda quero ter um pouco de paz pelo menos para trabalhar um abraço e obrigada maria

    Reply

  • Miriam Araujo

    |

    Gostaria de saber se o dr Mario atende pacientes nas proximidades do ABC, pois moro em Mauá, e a sete anos sofro de cefaléia cronica diaria já passei por vários tratamentos , mais mesmo assim tenho dores 2 a 3 vezes por dia, preciso urgentemente de um especialista bom .

    Reply

  • leopoldina leitão de barros

    |

    Dr., convivo com a dor de cabeça diária, há mais de dois anos. Pelas suas explicações, entendi que se trata de cefaléia primária composta pela cefaléia tensional e a hemicrania continua. Há poucos dias fiz tomografia e está tudo em ordem. Já consultei muitos médicos, inclusive aí em São Paulo (moro em Rio Branco-Acre) mas até o momento não alcancei êxito. Desse modo, tomo anador, diariamente, e a dor passa, para que eu consiga levar a minha vida. Confiei no senhor. Peço que me dê uma luz e quando for a São Paulo. irei ao seu consultório.
    Att. Leopoldina Leitão de Barros

    Reply

  • Eva O timoteo

    |

    Meu filho tem dores de cabeça constante.Já fizemos de tudo;e vem acompanhada de vômito,chega durar mais de 24 horas.já fes endoscopia,hernia hiantal,refluxo e Hpilore.Fes o tratamento e não adiantou.Fico preocupada,e não sei o que devo fazer,estou desesperada,sem saida,meu filho sofre ,e eu sem o fazer.Se possível me ajudem…

    Reply

  • Márcia

    |

    Doutor, nesse tipo de cefaleia sentimos como se algo se mexe, na parte frontal perto dos olhos?na direção da perna do óculos.

    Reply

  • li o a sua pagina internet achei muito interresante

    |

    doutora mario pers tudo bem
    meu nome é claudia tenho dor de cabeça todos os dias sinto muita dor atras da nuca do lado direito e em cimada testa fiz um exame de ressonancia magnetica do cranio e deu cisto simples na glandula pienal o que quez dizer e tam bem fiz uma ressonancia da sela turca e deu achados sugestivos de microadenoma a direita isto tem relação mcom minhas dores de cabeça o que quer dizer obrigada pela sua atençaõ claudcia

    Reply

    • admin

      |

      Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

      Reply

  • gildete

    |

    tenho todos os dias, e mais frequentes quando ha nervozismo,passo 4 ,5 dias por semana

    Reply

  • O que é uma Cefaleia Crônica? « Centro de Cefaleia São Paulo

    |

    […] Cefaleia Crônica nada mais é que uma dor de cabeça que afeta a pessoa por um período de tempo. As dores de cabeça são divididas em cefaleias primárias e cefaléias secundárias. As cefaleias primárias são a enxaqueca, a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas, hemicrania continua. As cefaleias secundárias são as dores de cabeça que acontecem como sintoma de alguma doença, desde coisas simples como infecções brandas até tumor cerebral e aneurisma cerebral. Portanto qualquer cefaleia primária é uma doença crônica, então uma cefaleia crônica. […]

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde