Tique Nervoso : Causas, sintomas e tratamento

Os tiques nervosos são contrações involuntárias rápidas, repetitivas, de um grupo de músculos. Eles podem ocorrer na forma de:

  • tiques motores (movimentos corporais)
  • tiques fônicos ou vocais (sons)

A maioria dos tiques são suaves e freqüentes e eles não podem sequer ser perceptível para a pessoa que experimenta-los ou para os outros.No entanto, alguns tiques podem ser freqüentes e graves. Tiques também pode ser um sintoma da síndrome de Tourette.

Tipos de tiques

Os tiques motores pode afetar qualquer parte do corpo, mas que muitas vezes envolvem os músculos da face, olhos, cabeça e pescoço. Estes movimentos produzem tais como:

  • espasmos
  • careteamento
  • piscar os olhos
  • repuxar da cabeça
  • encolher de ombros

Comuns tiques fônicos incluem:

  • tosse
  • grunhindo
  • pigarrear
  • fungar de nariz
  • estalar a língua

Algumas pessoas com tiques pode ser capaz de suprimir (controlar) um tique nervoso durante um curto período de tempo. Sentem tensão crescente até o tique ser finalmente libertado. Os tiques motores ou vocais podem ser complexos.

Os tiques complexos são:

  • Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
  • Vocais – palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).
  • Progressão de tiques

    A maioria dos tiques começa durante a infância. As pessoas que têm eles experimentam períodos em que eles são melhores e os períodos em que está pior. Na maioria dos casos, os tiques melhoram sem tratamento durante a adolescência ou início da idade adulta.

    Alguns factores pode fazer tiques pior, tais como:

    • ansiedade
    • estresse
    • cansaço

    Se você tem um tique leve, você pode decidir que o tratamento não é necessário. No entanto, se desejar ter o tratamento, um número de diferentes medicamentos podem ser usados, embora alguns podem causar efeitos secundários.

    Bem como medicamentos, tratamentos comportamentais também podem ser úteis. No entanto, eles são geralmente oferecidos somente em centros especializados, como algumas formas de terapia.

    Síndrome de Tourette é uma condição onde tiques motores ou fônicos são experienciados.Também pode ser associado com outras dificuldades, tais como problemas comportamentais, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), problemas de sono e  transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

    Síndrome de Tourette afeta cerca de 1 em cada 100 crianças. Os tiques geralmente começam por volta dos seis anos de idade e, ao longo do tempo, que muitas vezes tornam-se mais grave. Eles são geralmente no seu pior quando uma criança é de 10 a 12 anos de idade. Os tiques geralmente começam a melhorar durante os anos depois da adolescência.

    Se o seu filho desenvolve um tic

    A coisa mais importante a lembrar é que os tiques não são voluntários. Mesmo que seu filho possa, por vezes, controlar um tique por suprimi-lo, é altamente improvável que eles serão capazes de controlar os seus tiques de todos os tempos.

    Se o seu filho desenvolve um tique, você deve:

    • não tentar impedi-los fazendo movimentos repetitivos ou sons, pois isso pode levá-los a ficar estressados, o que pode fazer o tic pior
    • sempre que possível, ignorar o tic porque se chama a atenção a ela, pode piorar
    • tranquilizar o seu filho que eles estão bem, que nenhum mal é provável que resulte dos tiques e que não há nenhuma razão para que eles se sintam envergonhados
    • fazer um ponto de educar as crianças sobre outros tiques de modo que eles estão conscientes da condição de seu filho; incentivá-los a reagir naturalmente
    • mais importante, tentar reduzir os níveis de estresse e ansiedade em torno de você e seu filho

    Causas dos tiques nervosos

    A causa exata dos tiques é desconhecida, mas muitas vezes ocorre em famílias com vários membros afetados. Os tiques são de origem genética, mas também alguns fatores ambientais desempenham um papel, como medicamentos, traumatismos cranianos. Outras doenças como a paralisia cerebral, a doença de Huntington  – uma doença hereditária que os danos algumas das células nervosas no cérebro, a doença de Wilson – uma doença hereditária onde o cobre se acumula no corpo e doenças cerebrovasculares podem cursas com tiques. Os tiques podem ocorrer como resultado do  uso indevido de drogas – por exemplo, depois de tomar cocaína ou anfetaminas. Eles também podem, por vezes, ocorrer como um sintoma de abstinência depois que você parou de usar drogas.

    Tratamento dos tiques

    O tratamento depende da gravidade dos tiques, podem ser usados medicamentos de diversas classes como os neurolépticos, neurmoduladores, benzodiazepínicos, alfa adrenérgicos e a toxina botulínica (botox), psicoterapias também podem ser utilizadas no tratamento dos tiques.

    Procure um neurologista!

    Dr Mario Peres, médico neurologista do Hospital Albert Einstein, escreve sobre as causas, sintomas e tratamento dos tiques nervosos. Para marcar uma consulta, ligue para:

    Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

    Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

    Palavras-chave: tique, tiques, tique nervoso, tiques nervosos, tics, tics nervosos, tratamento tique nervoso, tourette, estresse, stress, ansiedade, espasmos, careteamento, piscar os olhos, repuxar da cabeça, encolher de ombros, grunhindo, pigarrear, fungar de nariz, estalar a língua

    26 Replies to “Tique Nervoso : Causas, sintomas e tratamento”

    1. ola tenho uma filha de 11 anos que apresentava tics de piscar,depois mudou para virar a cabeça, e agora tem que tocar nas coisas varias vezes,com o braço com a mão,ela apresenta comportamento de criança de menor ideda que ela tem.agora esta ficando muito estupida sem paciencia e as vezes agreciva,me ajude por favor,obrigado

    2. Olá, eu tenho um tic já faz 20 anos, sempre corri atras, mas nunca consegui ajuda, por favor o que devo fazer, isso me envergonha, e me prejudica, obrigada

    3. Gostaria de saber se é possível uma pessoa ao longo da vida mudar seus tiques e se há um tempo médio de duração entre cada um. Após quanto tempo com o sintoma pode-se diagnosticar com tique? Obrigada e parabéns pelo artigo.

    4. Meu filho tem 7 anos e apresenta movimentos involuntarios nos braços ( tipo tremores rapidos) e contraçao abdominal, quando em repouso (assistindo televisao, lendo livros), isso é tique? É uma criança normal, sem alteraçao de comportamento, parece bem ansioso. Devo tratar? Me orientem, por favor!? Obrigada!

      1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

        Obrigado
        Equipe Portal Cefaleias.com.br

    5. tenho 38 anos, tenho tiques causado por problemas que sofri no casamento e sou muito casuada por isso, tenho muita vergonha. gostaria de saber o que fazer pra ficar curada devez desde ja obrigada

      1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

        Obrigado
        Equipe Portal Cefaleias.com.br

    6. como faço para marcar uma consulta com o dr.Mari Peres,pois meu filho de 8 anos sobre de tics nervosos e já está afetando em sua vida,por favor me ajude..

    7. o meu marido esta com muitos tiques de som e de mexer o corpo penso ue sao nervos acumulados e stress o que eide fazer tenho muito medo do que lhe possa acontecer!!!

    8. boa tarde Dr Mario,me chamo paulo henrique de sá torres,tenho 27 anos,tenho tic deste os 11 ou 12 anos d idade assim como eu mesmo posso lembrar,hoje eu tenho 27 anos e continuo tendo esse tic q por sua vez posso já considerar como tourette,não sei mais oo q eu faço,pois me sinto muito mal em ter isso q eu tenho.sou motorista,trabalho nessa area,não tenho dificuldade nenhuma d dirigir,apenas não suporto ter q sair para algum lugar ou até mesmo no meu trabalho e alguém ter q ficar me olhando muito,muitas vezes acho q comentam d mim,e eu não aguento mais isso…já procurei melhoras no hospital das clinicas,deste os meus 12 anos d idade eu me tratava lá,aos meus 19 anos deixei d lado o meu tratamento pois eu vi q não tinha cura..hoje eu preciso muito d uma ajuda não aguento mais….se vc poder me ajudar eu agradeço muito…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.