Agende sua consulta (11) 99936-3668

Perguntas Frequentes

Enxaqueca: causas e tratamentos

Enxaqueca: causas e tratamentos

Dr Mario Peres fala sobre enxaqueca no site do Hospital Albert Einstein

O que é Enxaqueca?


Muitas vezes confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas na maioria das vezes de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes.

As crises tendem a aparecer ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas. Em casos extremos, a frequência pode ser diária.

Causas da Enxaqueca

(mais…)

Chocolates e Enxaqueca

Excesso de chocolate pode causar crise de enxaqueca

A enxaqueca é uma doença multifatorial, com uma predisposição interna e fatores desencadeantes externos. Dos fatores desencadeantes, dos fatores que causam enxaqueca, dividimos em fatores alimentares, ambientais, hormonais e comportamentais.

Dentre os fatores alimentares estão entre os mais importantes o jejum (ficar sem comer, pular refeições), o álcool, o excesso de cafeína (presente no café, chás pretos, refrigerantes, chocolates e analgésicos). Outros fatores alimentares menos frequentes são os adoçantes, glutamato monossódico (aji-no-moto), condimentos, temperos fortes, enlatados, embutidos, frutas cítricas, nozes, sorvete, comida gordurosa.

(mais…)

Anomalia do desenvolvimento venoso

O que é a anomalia do desenvolvimento venoso descrita em laudos de Ressonância Magnética?

Frequentemente vemos pacientes com enxaqueca que fazem RM, ressonância magnética de cabeça, ressonância magnética de crânio e constata-se uma anomalia do desenvolvimento venoso, é comum o paciente se desesperar com este laudo, mas a anomalia do desenvolvimento venoso, também chamada antigamente de angioma venoso, é um achado benigno que pode também ser vista na tomografia, angiografia, e RM.

(mais…)

Laudo de Ressonância Magnética: gliose e focos de alteração de substância branca

Raros e Diminutos Focos e alteração do sinal da substância branca de ambos os hemisférios cerebrais, inespecíficos, comumente representando gliose ou rarefação mielínica.

O que significa este laudo de Ressonância Magnética de Cabeça?

Normalmente este é um laudo que acompanha muitos exames de Ressonância Magnética de Cabeça, normalmente na investigação de uma dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca.

(mais…)

Chocolates e Enxaqueca

Excesso de chocolate pode causar crise de enxaqueca

A enxaqueca é uma doença multifatorial, com uma predisposição interna e fatores desencadeantes externos. Dos fatores desencadeantes, dos fatores que causam enxaqueca, dividimos em fatores alimentares, ambientais, hormonais e comportamentais.

Dentre os fatores alimentares estão entre os mais importantes o jejum (ficar sem comer, pular refeições), o álcool, o excesso de cafeína (presente no café, chás pretos, refrigerantes, chocolates e analgésicos). Outros fatores alimentares menos frequentes são os adoçantes, glutamato monossódico (aji-no-moto), condimentos, temperos fortes, enlatados, embutidos, frutas cítricas, nozes, sorvete, comida gordurosa.

(mais…)

Especialista Enxaqueca

Dr Mario Fernando Prieto Peres, é médico neurologista, com doutorado em Neurologia pela UNIFESP e pós-doutorado na Thomas Jefferson University, Filadélfia, Estados Unidos.

É conhecido pelo seus estudos na neurologia, na área de cefaleia, depressão, ansiedade, cefaleia em salvas, melatonina e enxaqueca. Fez contribuições originais para a compreensão das bases neurológicas das cefaleias e descreveu síndromes na área das cefaleias. Recolocou o tratamento de bloqueio de nervos para a cefaleia em salvas e mostrou que a melatonina poderia ser usada no tratamento da enxaqueca.

Lançou o livro DOR DE CABEÇA: O QUE ELA QUER COM VOCÊ?, pela Integrare Editora e já escreveu mais de 80 artigos na literatura nacional e internacional, capítulos em obras de referência na medicina como o capítulo de cefaléia em salvas do programa PIER do American College of Physicians, e do capitulo Headaches associated with other pain conditions, no livro base de consulta na área de cefaléias, o “The Headaches”; entre outros capítulos em livros internacionais.

(mais…)

Dores de cabeça constantes: o que podem ser?

Dores de cabeça frequentes, constantes, que vem diariamente, podem ter diversas causas. Podem ser oriundas de um processo crônico ou agudo. As dores de cabeça em geral são divididas em primárias como a enxaqueca, cefaleia tensional, cefaleia em salvas; ou dores de cabeça secundárias, causadas por sinusite, tumor cerebral, aneurisma cerebral, infecções, traumas, medicamentos, alterações metabólicas.

As dores de cabeça constantes e frequentes podem ser tanto primárias quanto secundárias.

O neurologista é o especialista correto para diagnosticar as dores de cabeça constantes, para marcar uma consulta ligue para 11 3285-5726

Enxaqueca – Apresentação

Benvindo ao site cefaleias.com.br! Para saber mais clique em https://cefaleias.com.br e poderá acessar todo o conteúdo do site, que é escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado nos Estados Unidos na área das cefaleias.

Para acessar o currículo do Dr Mario Peres clique em https://cefaleias.com.br/2010/especialista-enxaqueca-drmarioperes

Você que deseja fazer uma pergunta sobre dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca, poste um comentário que responderemos em breve. Para marcar consulta ligue para:

(11) 3285-5726 – R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708. Jardins – São Paulo – SP

(11) 2151-0110- Hospital Albert Einstein – Sala 110- 1 andar. Morumbi, São Paulo, SP

Dr Mario Peres

Tiques nos olhos, piscar de olhos, tremor nos olhos o que pode ser?

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.

Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette.

A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros.

(mais…)

Novo tratamento para tics (tiques) nervosos

Estudo clínico mostra uma nova opção para o tratamento dos tiques e síndrome de Tourette.

Estudo Americano publicado na revista Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, usando topiramato (topamax, toptil, amato) na dose média de 118 mg mostrou bons resultados no tratamento dos tiques motores e fônicas e da síndrome de Tourette.

(mais…)

Enxaqueca e Alimentação

enxaqueca e alimentação
Enxaqueca e alimentação

Enxaqueca e alimentação são dois pontos de muito debate. Muito se valoriza a alimentação na enxaqueca, mas na verdade não é um fator predominante.

Existem desencadeantes da enxaqueca, alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca, que são frequentemente atribuídos como culpados de crises.

(mais…)

Enxaqueca em salvas

O  que é enxaqueca em salvas?

Enxaqueca em salvas na realidade não é um termo correto, enxaqueca pode ter vários subtipos, mas não a enxaqueca em salvas, o termo certo é cefaleia em salvas.

Para fins didáticos, ao explicar para o paciente, o médico pode dizer enxaqueca em salvas. O próprio paciente, ao chamar a sua própria cefaleia em salvas de enxaqueca, pode a denominar como enxaqueca em salvas. Para mais informações sobre a cefaleia em salvas: https://cefaleias.com.br/cefaleiaemsalvas

Xingar alivia a dor?

Psicólogo na Inglaterra estudou 67 estudantes mergulhando suas mãos na água gelada, em um momento permitindo xingamentos e em outro não, é óbvio que os estudantes suportaram mais quando lhes foi permitido xingar, talvez não pelo xingamento em si, mas pela simples condição de poder expressar os sentimentos, sensações.

(mais…)

Espasmo hemifacial

O espasmo hemifacial é uma mioclonia segmentar da face, que acomete os músculos inervados pelo nervo facial ipsilateral, ou seja, do mesmo lado. Ocorre em adultos e é mais freqüente em mulheres. Pode estar associado a uma compressão vascular do nervo facial em sua emergência, no tronco cerebral.

O tratamento de primeira escolha é feito com injeções de toxina botulínica A, com bons resultados. Outros medicamentos podem ser usados como adjuvantes.

Para acessar o artigo, clique a seguir: Espasmo hemifacial

Palavras-chave: espasmo hemifacial, compressão vascular, toxina botulínica, botox, pregabalina, lyrica, zonisamida, carbamazepina, topiramato.

Enxaqueca e gliose

Gliose é um achado frequente em exames de Ressonância Magnética de Crânio em pessoas com enxaqueca a descrição da gliose

É comum quando o paciente lê o laudo do exame e não entende nada do que está escrito, vai procurar na internet e vê de tudo, gliose pode ser relaconada a avc, esclerose múltipla, doença de alzheimer, uma lista imensa de doenças neurológicas.

Outros achados comuns em Ressonância Magnética (mais…)

Perguntas e respostas sobre dor de cabeça, enxaqueca, cefaleia em salvas

Entrevista com Dr Mario Peres, médico neurologista do Hospital Albert Einstein, Professor da pós-graduação do curso de neurologia-neurociências da UNIFESP, autor do livro “Dor de cabeça: o que ela quer com você?”

1. O senhor é um dos autores de um estudo inédito no Brasil sobre a doença. O que esse estudo revelou? Quantas pessoas foram estudadas?

O estudo epidemiológico nacional da enxaqueca estudou mais de 3800 pessoas revelou que a população brasileira tem 15,2% de enxaqueca, 13% de cefaleia tensional e 6,9% de cefaleia crônica diária (mais…)

Avastin (bevacizumab) para glioma, glioblastoma multiforme

Genentech, Inc. anunciou que o Food and Drug Administration (FDA) americano concedeu aprovação acelerada do Avastin ® (bevacizumab), para pessoas com glioblastoma com doença progressiva após prévio tratamento.

O Bevacizumab (avastin) é uma nova opção para o tratamento dos tumores cerebrais malignos como os gliomas malignos, glioblastoma multiforme, é um dos poucos regimes de tratamento quimioterápico que fez diferença nos últimos anos de pesquisa, atualmente o protocolo padrão de tratamento é neurocirurgia para retirada do tumor quando possível, seguida de radioterapia e quimioterapia com a temozolamida (temodal).

(mais…)

Dor de cabeça é sintoma ou doença?

Dor de cabeça ou cefaleia, o termo médico para dor de cabeça, pode ser tanto um sintoma de uma doença, no caso das cefaleias secundárias (tumor cerebral, aneurisma cerebral, meningite, sinusite, AVC, traumatismo craniano, infecções), quanto doença por si só,nas cefaleias primárias, como a enxaqueca, a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas.

(mais…)

Folha Equilíbrio – Matéria sobre enxaqueca

20% das mulheres brasileiras têm enxaqueca, diz pesquisa

GABRIELA CUPANI da Folha de S.Paulo

O primeiro levantamento epidemiológico da incidência de dor de cabeça no Brasil, feito por sete instituições, revela que as mulheres têm o dobro de enxaqueca, enquanto os homens sofrem mais da chamada cefaleia do tipo tensional.

A prevalência média do tipo tensional (13%) foi considerada baixa. (mais…)

Dor de cabeça: o que ela quer com você?

O que encontrar no livro?

Dor de cabeça: o que ela quer com você?
Dor de cabeça: o que ela quer com você?

Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve com um texto fácil de ler as mais importantes questões sobre as dores de cabeça, veja abaixo o índice do livro:

– Apresentação do autor

– Introdução – Dor: o que é? Por que existe?

– Capítulo 1 – Histórico: Conceitos e tratamentos das cefaléias através dos anos

– Cefaléia ou dor de cabeça?

(mais…)

Dor e Depressão

Como cuidar da dor quando estiver com depressão?

Viver com dor crônica é um fardo suficiente para qualquer um. Se a dor estiver associada a depressão – um dos problemas mais comuns enfrentados por pessoas com dor crônica – este fardo fica ainda mais pesado.

A depressão pode ampliar dor, e torná-la mais difícil de lidar. A boa notícia é que a dor crõnica e depressão não são inseparáveis. Tratamentos eficazes podem agir bem na dor e na depressão.

Dor Crônica e Depressão: Uma dupla terrível

(mais…)

Estresse (stress)

O ESTRESSE SOB O ENFOQUE BIOPSICOSOCIAL

Autor: Dr. Ricardo Leme – Neurocirurgião e Doutor em Ciências (Neuroregeneração)

Os primeiros estudos sobre o estresse foram realizados em animais e mostraram como o corpo responde fisiologicamente a eventos perigosos ou ameaçadores. No caso dos seres humanos, no entanto, existe um aumento na complexidade da resposta a um evento potencialmente estressante, de forma que pessoas diferentes podem responder de formas variadas a uma mesma situação de estresse. A definição mais atual de estresse é que se trata de estado emocional negativo que ocorre em resposta a eventos percebidos como difíceis ou que excedem os recursos e as habilidades da pessoa em lidar com eles. Deste modo quando existem recursos adequados para enfrentar uma dada situação, provavelmente isso criará pouco ou nenhum estresse na vida da pessoa. Mas quando os recursos são inadequados para enfrentar situações ameaçadoras, desafiadoras ou perigosas, os efeitos do estresse podem ser observados.

(mais…)

Formigamento – o que pode ser?

Formigamento: O que pode ser?

Entenda aqui as causas possíveis dos formigamentos nas diversas regiões do corpo

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a diversas causas, tanto simples quanto graves.

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome. Ocorre com frequência nas mãos e pés.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica. Quando ocorre de uma hora para outra, juntamente com uma perda de força na mesma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios.

Quando ocorre o formigamento nas mãos, podendo até ser dos dois lados, comumente mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo, quando um nervo que passa na região do punho encontra-se apertado por alguma estrutura.

formigamento nas mãos
formigamento nas mãos

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

formigamento nas pernas
formigamento nas pernas

Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Quando aparece um formigamento nas pernas, se for de uma lado apenas, seguindo o território de um nervo ou raiz nervosa, pode ser devido a uma hérnia de disco na região lombar.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

 Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.

Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de junho de 2020

As 7 dores que não podem ser ignoradas

A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida – Dor na lombar ou entre as escápulas – Fortes dores abdominais – Dor nas panturrilhas – Queimação ou formigamento nos pés ou pernas – Dores difusas, vagas, sem explicação

dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo
dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo

O sistema de dor é um sistema de defesa do organismo, como diz a expressão “mal necessário”. Ninguém quer ter dor, mas é a maneira do corpo obter a atenção quando algo está errado. Veja quais os tipos de dores que requerem imediata atenção médica.

N. º 1: A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida

(mais…)

Tabela de equivalência de corticóides

CORTICOSTERÓIDES (Orais ou Intravenosos)

Equivalência aproximada  (mg)

Cortisona                               25

Hidrocortisona                       20

Prednisona                             5

Prednisolona                          5

Triancinolona                        4

Metilprednisolona                 4

Dexametasona                       0,75

Betametasona                       0,75

Remédios na gravidez

Medicamento e risco na gravidez

A tomada de medicamentos por mulheres grávidas ou que amamentam deve ser evitada, mas existe uma escala oficial que classifica os medicamentos mediante o risco que representa para o bebê.

Esta classificação é internacional e foi normatizada pelo departamento americano para adminitração dos medicamentos (FDA, Food and Drug administration). É informação obrigatória que deve constar na ficha técnica de todos os remédios.

(mais…)

Dor nos olhos,o que pode ser?

Causas, doenças que podem causar dor nos olhos e seu diagnóstico

Aneurisma

Dores de cabeça (cefaleias) podem ter predomíneo da sua localização na região ocular. A dor ocular pode ser de diversas origens, primeiramente deve-se separar se a dor ocorre em um olho, em ambos os olhos, ou se alterna lados. A dor que alterna lados normalmente é oriunda de uma cefaleia primária como a enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional. A dor nos olhos pode ser também de uma cefaleia primária ou de uma cefaleia secundária como a sinusite. A dor ocular unilateral, dor em um só olho, pode ser por uma enxaqueca, cefaleia em salvas, cefaleia idiopática em pontadas, neuralgia do trigêmeo do primeiro ramo, síndrome SUNCT, hemicranias paroxísticas e hemicrania continua.

(mais…)

Cafeína e dor de cabeça

cafeína e dor de cabeça

Pessoas perguntam a razão de ter cafeína em certos analgésicos, em remédios para dor de cabeça, e se estes medicamentos contém cafeína, porque a cafeína então causaria mais dor de cabeça, ao invés de melhorá-la. A resposta é simples, o problema do consumo da cafeína é a sua fequência, se o indivíduo ingere grande quantidade de cafeína todos os dias, e além disto, também ingere analgésicos que contenham cafeína, para tratar dores de cabeça diárias, o efeito passa a ser contrário, de rebote, causando sim mais dor de cabeça.

Dor na nuca, o que pode ser?

Dr Mario Peres explica as causas da dor na nuca e seu tratamento

Dor na nuca
Dor na nuca

O que pode causar uma dor na nuca? A dor cervical, dor na nuca, e dores de cabeça são frequentes na população geral, a enxaqueca afeta 15,2% da população brasileira, cefaleias podem se manifestar com diversas características e em várias localizações na cabeça, assim como se estender até o pescoço, a região cervical, chamada de nuca.

Dores exclusivas da região cervical, chamadas cervicalgias tem origem diversa, várias causas podem gerar uma dor no pescoço, doenças da coluna, medula cervical, má postura, contratura muscular.

Estruturas da dor cervical
Estruturas da dor cervical

As dores na nuca podem irradiar para os braços, são as cervico-braquialgias, geralmente apontam para doenças da coluna cervical, nervos cervicais, hérnia de disco ( e não ernia de disco) , e também doenças da medula cervical.

Dor na nuca pode irradiar para a cabeça, são as chamadas cefaleias cervicogênicas, quer dizer, a dor começa no pescoço e sobe para a cabeça.

A dor na nuca pode ser de um lado ou dos dois lados, dores unilaterais, só de um lado, podem estar ligadas a desvios de postura, contratura segmentar de músculos e doenças da coluna.

Muitas dores na nuca são irradiações de dores de cabeça, sabe-se que 60% das pessoas com enxaqueca, durante uma crise forte de dor de cabeça, apresentam também do na nuca. Para saber se é enxaqueca é preciso um diagnóstico médico, mas a presença de dor pulsátil, latejante, incômodo com a luz, com o barulho, náuseas ou vômitos, piora com atividades físicas rotineiras, piora no período menstrual ajudam no diagnóstico.

Algumas dores na cervical podem ser de origem das artérias cervicais, como ocorre nos casos de dissecção arterial, alguns aneurismas cerebrais.

O diagnóstico é feito pelo médico neurologista ao examinar o paciente e sua história clínica. Pode solicitar exames complementares se for necessário como Raio-X, tomografia e ressonância magnética.

TRATAMENTO DA DOR NA NUCA

O tratamento da dor cervical depende do seu diagnóstico, raramente é cirúrgica, medicamentos diversos podem ser utilizados, assim como medidas físicas (fisioterapia, RPG), acupuntura.

REMÉDIOS PARA DOR NA NUCA

Cuidado ao automedicar-se, sem saber a causa da dor na nuca, você pode mascarar os sintomas e tomando analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares sem prescrição médica o seu quadro pode não ser tratado adequadamente.

Procure um médico, não se auto medique.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Para saber mais sobre dor na nuca e dor de cabeça leia o livro do médico neurologista Dr Mario Peres, Dor de cabeça: o que ela quer com você?, primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse:

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para saber mais sobre o centro de cefaleia São Paulo clique em https://cefaleias.com.br/clinica

Dor de cabeça na Dengue

Dengue tem como uma das principais manifestações a dor de cabeça

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA DENGUE?

A dor de cabeça da dengue acompanha os outros sintomas da doença, como a dor no corpo, febre e mal-estar. Uma dor de cabeça aguda, forte, diferente das que habitualmente a pessoa costuma ter, com uma sequencia de dias com dor, associada a febre e dor no corpo, se o indivíduo esteve em áreas endêmicas deDengue, deve-se pensar no diagnóstico. Se ocorrer rigidez de nuca, vômitos, meningites viral,meningite bacteriana, ou meningite deoutra etiologia pode ser diagnosticada, para excluir esta suspeita deve ser feito, a critério médico, o exame do líquor.

Dor de cabeça intermitente, há vários anos, com intervalos longos entre uma crise e outra é pouco provável de ser originada da dengue. Na dor de cabeça da dengue os olhos costumam estar doloridos, com piora da dor quando eles se movimentam.

(mais…)

Enxaqueca tem cura?

Este texto “Enxaqueca tem cura?”  foi escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, doutorado pela UNIFESP e pós-doutorado na Filadélfia, Estados Unidos. Autor do livro Dor de cabeça: O que ela quer com você?.

Para marcar uma consulta ligue para 11 3285-5726 (Centro de Cefaleia São Paulo) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein).

Participe da Pesquisa – CURA DA ENXAQUECA

A sua participação nesta pesquisa é fundamental, clique em cura da enxaqueca e responda às perguntas sobre a sua dor de cabeça e a sua opinião sobre a cura da enxaqueca. Muito Obrigado!

Enxaqueca tem cura?

Esta resposta depende da definição de cura, se acharmos que cura da enxaqueca é nunca mais ter qualquer dor na vida a resposta é não, Mas isto não quer dizer que o paciente com enxaqueca não pode ficar bem, em remissão, ou assintomático. Se a definição de cura for uma definição oncológica, ou seja, o paciente ficar sem a doença por 5 anos, sem dores por 5 anos, então a enxaqueca tem cura!

É imprescindível que se encare o sistema de dor como um mecanismo de defesa do organismo, pois ele existe e evoluiu ao longo dos milênios no ser humano com uma função. A enxaqueca tem um aspecto existencial, de avisar, sinalizar uma possível falta de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, porisso toda vez que um indivíduo ameaçar de alguma forma a sua integridade pode e deve ocorrer a dor, desta forma, é impossível dizer que uma pessoa nunca mais tenha dor de cabeça na vida. Se a definição de cura é mais conservadora, ou seja, representar uma melhora do paciente, passamos a falar de expectativas mais reais.

Roacutan pode causar dor de cabeça

Roacutan pode causar dor de cabeça e agravar enxaquecas

O Roacutan® , ou isotretinoína oral, é uma medicação muito utilizada para o tratamento da acne severa. Apesar de ainda existir muito preconceito em relação aos efeitos colaterais do roacutan, é uma medicação segura, quando bem indicada e ministrada sob controle médico. Mas em alguns pacientes, o uso da isotretinoína pode causar dor de cabeça, cefaleia, e agravar enxaquecas em quem as já possui. Casos isolados de hipertensão intracraniana benigna e distúrbios da visão, e ocasionalmente, náuseas e cefaléia, já foram relatados.

Portanto, paciente em uso de roacutan, que apresentar início de quadro de dor de cabeça ou piora de um quadro já existente, deve ser investigado para hipertensão intracraniana benigna. E a dose do medicamento deve ser reduzida ou descontinuada.

(mais…)

Neurologia, o que faz o médico neurologista

Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.

Revisada em 8 de junho de 2020

Neurologista
Neurologista

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

(mais…)

Meningite e dor de cabeça, enxaqueca

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA MENINGITE? O QUE É MENINGITE E QUAIS SÃO SEUS SINTOMAS?

A dor de cabeça da meningite costuma ser diferente da dor antiga, habitual do paciente. Raramente uma meningite crônica, de evolução muito prolongada pode ser identificada. A meningite aguda, viral, bacteriana, por fungos, protozoarios e helmintos (vermes) tem uma instalação aguda, ou seja, começa de um dia para o outro, fica continua, oscila na intensidade, mas dificilmente ficara dias sem aparecer, o que é típico na enxaqueca. Geralmente bem mais forte e incapacitante que a dor habitual. A presença de outros sintomas como nausea, vomitos, enjoos muito fortes, presença de febre, fraqueza, mal estar geral, dor no corpo, rigidez de nuca ou outros sinais radiculares indica a suspeita da meningite, que vai ser confirmada com o exame do líquor.

O QUE É MENINGITE? (mais…)

Intolerância à lactose e enxaquecas

Depoimento: Intolerância à lactose e enxaquecas:

Tenho 34 anos e as crises de enxaqueca me acompanham desde criança. No meu caso, consigo perceber vários gatilhos que são capazes de desencadear as crises, como privação do sono, odores fortes, estresse, alimentação, bebidas alcóolicas, dentre outros. Outras vezes não consigo associar a origem das crises a nenhum outro fator desencadeante.

(mais…)

Menopausa e Memória

Em estudo publicado na revista Neurology em maio de 2009, pesquisadores da UCLA liderados pelo Dr Greendale estudaram 2.362 mulheres entre 45 e 52 anos, mostrando que as mulheres na fase de 3 a 11 meses sem menstruação, chamada de perimenopausa apresentavam menores índices nos testes de memória verbal, de trabalho e processamento.

Em matéria publicada na Folha de São Paulo, na página de Saúde, o Dr Mario Peres comenta sobre a importância do humor e da ansiedade na memória nesta fase, podendo ser um dos fatores determinantes para os achados do estudo.

(mais…)

Remédio para dor de cabeça engorda?

Há uma verdadeira corrida à perda de peso. Regimes e dietas se proliferam.A preocupação com o peso é uma verdadeira fobia na nossa sociedade, mais enfática na mulher.

Há medicamentos com mais potencial para aumento de peso, alguns remédios com menos chance, outros tratamentos neutros para mudança do peso, e ainda há a opção de um medicamento que possa diminuir o peso.

(mais…)

As cinco perguntas mais frequentes dos pacientes sobre remédios para dor de cabeça e tratamento preventivo de enxaqueca

Muitas opções de tratamento para enxaqueca, cefaleias, dores de cabeça existem. Remédios para dor de cabeça podem ter dois focos principalmente: prevenção e tratamento da crise. O conceito mais importante do tratamento da enxaqueca é o preventivo, mas quem sofre de dor de cabeça acaba pensando mais nos analgésicos para diminuir ou cortar a dor na hora que ela aparece, e o tratamento muitas vezes não evolui por esta razão, porque a causa da dor de cabeça não foi atingida, e sim apenas a consequência do processo da enxaqueca. As dúvidas sobre os remédios para tratar a enxaqueca ocorrem tanto no tratamento preventivo como agudo.

(mais…)

Enxaqueca e risco para AVC na gravidez

Mulheres com enxaqueca apresentam risco maior de AVC durante a gravidez, diz estudo publicado na revista inglesa BMJ

Cheryl D. Bushnell, da Wake Forest University Health Sciences em North Carolina, Estados Unidos mostrou que a enxaqueca está associada a pré-eclampsia, uma das doenças hipertensivas da gravidez. A presença de enxaqueca gera um risco 17 vezes maior para AVC na gravidez e 4 vezes maior para infarto do miocárdio. A equipe estudou prontuários de mais de 18 milhões de gestaçõs. Já existe uma relação entre enxaqueca e AVC bem estudada, a enxaqueca gera um risco 2 vezes maior para aparecer o AVC, se for enxaqueca com aura, o risco vai para 5 a 6 vezes. O uso de contraceptivos orais e o tabagismo associado a enxaqueca geram um risco 18 vezes maior para o AVC.

Remédios para regime e dor de cabeça

Remédios para emagrecer agravam enxaqueca

Muitos homens, mulheres interessados em regimes e em emagrecer rápido, se valem de remédios para emagrecer, as anfetaminas, a sibutramina, entre outras. Utilizam até de forma perigosa, não prescrita por médicos. Os sofredores de dores de cabeça, enxaquecas, e outras cefaléias não sabem que o uso destes medicamentos podem agravar a freqüência e intensidade das crises de dor, e a enxaqueca.

(mais…)