Dor nos olhos,o que pode ser?

Causas, doenças que podem causar dor nos olhos e seu diagnóstico

Aneurisma

Dores de cabeça (cefaleias) podem ter predomíneo da sua localização na região ocular. A dor ocular pode ser de diversas origens, primeiramente deve-se separar se a dor ocorre em um olho, em ambos os olhos, ou se alterna lados. A dor que alterna lados normalmente é oriunda de uma cefaleia primária como a enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional. A dor nos olhos pode ser também de uma cefaleia primária ou de uma cefaleia secundária como a sinusite. A dor ocular unilateral, dor em um só olho, pode ser por uma enxaqueca, cefaleia em salvas, cefaleia idiopática em pontadas, neuralgia do trigêmeo do primeiro ramo, síndrome SUNCT, hemicranias paroxísticas e hemicrania continua.

DOR OCULAR COM LACRIMEJAMENTO

Dor em um só lado do olho associada a lacrimejamento, e-ou queda da pálpebra pode ser de uma cefaleia primária do grupo das cefaleias trigemino-autonômica, como a cefaleia em salvas, SUNCT, hemicrania continua, hemicrania paroxística episódica e crônica, ou de uma cefaleia secundária a aneurisma cerebral, tumor cerebral, glaucoma, sinusite, além de causas oculares.

Dor nos olhos associada a vermelhidão ocular ou injeção conjuntival pode ser também de uma cefaleia primária do grupo das cefaleias trigemino-autonômica, como a cefaleia em salvas, SUNCT, hemicrania continua, hemicrania paroxística episódica e crônica, ou de uma cefaleia secundária a aneurisma cerebral, tumor cerebral, glaucoma, sinusite, mas pode ser devido a problemas oculares.

CAUSAS OCULARES DA DOR NOS OLHOS

Dor nos olhos podem ser causados por cefaleias, mas podem ser causados por doenças oculares, afetando várias estruturas:

Córnea

Abrasões corneanas – A córnea é vulnerável aos ferimentos que podem ser causados pelos dedos, galhos de plantas e árvores, bolas de tênis e outros. A desepitelização da córnea é chamada de abrasão e pode ser muito dolorosa;

Infecções na córnea – A córnea também pode inflamar ou infeccionar, o nome desta doença é ceratoconjuntivite. O herpes zoster, que é causado pelo mesmo vírus da catapora, também pode atingir a córnea; Conjuntivite – É uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Na conjuntivite os dois olhos ficam afetados, dura cerca de 15 dias e não causa sequelas.

Pálpebras

 Blefarite – É uma inflamação comum e persistente das pálpebras. Produz sintomas como irritação, coceira, prurido e, em alguns casos, olho vermelho. Esta doença afeta frequentemente as pessoas que têm tendência a apresentar pele oleosa, seborreica (caspa) e secura ocular. A blefarite pode começar na infância, causando granulação nas pálpebras e continuar por toda a vida como uma afecção crônica, ou iniciar apenas na fase adulta;

 Hordéolo – Também conhecido popularmente como terçol, terçolho, treçolho ou viúvo, é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras causado pela inflamação de glândulas sebáceas. O hordéolo não comporta nenhuma gravidade especial, mas pode ser muito doloroso. A inflamação normalmente é causada por uma infecção bacteriana e ocorre com muito mais freqüência em crianças. Na maioria das vezes, o hordéolo pode ser combatido mais rapidamente com a aplicação de compressas embebidas em água quente ou morna. Quando tratados, os hordéolos desaparecem em cerca de uma semana. Em casos mais graves, os médicos geralmente utilizam uma agulha para drenar o pus acumulado. Existem também pomadas elaboradas especificamente para tratar os hordéolos, normalmente compostas por eritromicina;

Corpos estranhos –Os corpos estranhos são, geralmente, irritantes, e lágrimas ou água podem retirá-los. Se não forem removidos, os corpos estranhos podem causar abrasões nas córneas . Às vezes há realmente alguma coisa no olho, um pouco de sujeira, poeira, fragmentos de plantas, ou um pedaço de lente de contato.

Glaucoma – É um grupo de doenças que atingem o nervo ótico e causam perda da visão. O aumento da pressão intraocular (pressão interna do olho)  é o fator predominante para o desenvolvimento do glaucoma. A dor pode ser de um lado, no olho afetado, os dois olhos podem estar afetados. O glaucoma agudo é acompanhado de olho vermelho, perda visual e dor ocular. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma diminuição progressiva do campo visual, que pode resultar em cegueira.

42 Replies to “Dor nos olhos,o que pode ser?”

  1. sinto uma pontada no olho esquerdo dentro de um mes acontece umas 4 x o que pode ser.há 1 e 8 meses fui picada por um marimbondo no olho esquerdo será se esse pode ser o motivo.

  2. olá boa tarde!

    Estou preocupada com o meu noivo,há uma semana ele vem sentindo uma dor horrivel do lado esquerdo do olho que se espalha pra nuca,ele não consegue nem abrir o olho e também lacremeja o olho dele e fica vermelho.Por favor estou muito preocupada,ele ja foi ao médico mas eles dizem que pode ser sinusite,mas nem gripado ele está e isso está dando todos os dias.Obrigada,fico no aguardo!

  3. Olá, sempre tive muita dor de cabeça, mas ultimamente a munha enxaqueca só está do lado direito e acho que está afetando o meu olho, ele parece mais saliente e seco e parece. Que o meu lado direito do rosto está meio paralisado, isso é por causa da enxaqueca? O que eu faço para melhorar? Obrigada

  4. Ola, bom dia!!! Gostaria que me orientasse a respeito de uma dor que já percebi que com o uso do ar condicionado, determinados cheiros fortes tipo condimentos, pimentas, incensos e outros, sinto uma enorme dor do lado direito na testa acima da sombrancelha e irradia para a cabeça na mesma direção, fico até meio trêmula, acho que é preocupada e com medo da dor muito forte que tomo logo um Tylenol sinus, ou dipirona e cheiro um pouco de alcool e coloco na região que me doi fico quieta fecho os olhos e ai vai diminuindo até que melhora, só que sinto depois da forte dor, meio que tonta logo depois, não sei se é por causa do medicamento ou do alcool, tb um fisgadinha no ouvido, assim como se fosse da um dor de ouvido mas suportável e sinto uma secreção descer passando na garganta, tento expelir e sai uma secreção bem branquinha com transparência.
    Será que isso tudo tem a ver com sinusite. Andei um tempo atrás tomando ASTRO (Azitromicina) usando NOEX parou, agora voltou o que devo fazer?
    Me ajuda, por favor!!!

  5. Olá, frequentemente sinto dores no olho esquerdo, antes doia os dois olhos. Sempre sinto essa dor, mas sempre que fico nervosa dói com certeza. É uma dor que vem de repente, começa com um mal estar, a cabeça dói somente do lado esquerdo próximo ao olho. Sinto uma dor muito forte e aguda, parece que tem uma agulha. Tenho que ficar no escuro e quieta para passar, e normalmente só passa se dormir um pouco. Dificilmente sinto isso durante o dia, é sempre à noite. É uma dor desesperadora e forte. Às vezes acho que pode ser um problema de visão, mas também tenho medo por achar que pode de ser algo neurológico, algum problema na cabeça. Queria saber se com esses sintomas descritos dá para dar algum diagnóstico aproximado. Mas já agendei consulta com clínico para ver o que ele fala. Espero que descubra o que tenho ou me encaminhe para descobrir.
    Obrigada… Aguardo respostas, pois estou muito preocupada e exausta de sentir essa dor.

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.