Dr. Mario Peres é um médico neurologista brasileiro, conhecido pelos seus estudos na área de cefaléia, enxaqueca e melatonina.
Graduou-se em medicina em 1995, pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Fez residência médica em neurologia pela UNIFESP (Escola Paulista de Medicina) e completou seu doutorado em Neurologia em 2000, também pela UNIFESP.
Fez seu pós-doutorado na Thomas Jefferson University, no Jefferson Headache Center, nos Estados Unidos. Em 2007 foi eleito Fellow do American College of Physicians.
Dr. Mario fez contribuições originais para a compreensão das bases neurológicas das cefaléias, descreveu síndromes na área das cefaléias, hemicrania continua com aura, cefaleia tensional com aura e cephalalgiaphobia, participou da descrição de outras síndromes como a hemiplegic cluster headache, da teoria modular das cefaleias. Na área de tratamento, recolocou o tratamento de bloqueio de nervos para a cefaleia em salvas e mostrou que a melatonina poderia ser usada no tratamento da enxaqueca.
O neurologista escreveu mais de 120 artigos na literatura nacional e internacional, além de capítulos em obras de referência na medicina, como o capítulo de cefaléia em salvas do programa PIER do American College of Physicians, e o capitulo “Headaches associated with other pain conditions”, no livro base de consulta na área de cefaléias, o “The Headaches”.
Além disso, em 2008 lançou um livro de autoria própria: “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?”, pela Editora Integrare.
Atualmente, Mario Peres é pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, além de médico do corpo clínico do mesmo hospital.
Ele também atua como professor do curso de pós-graduação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
É o coordenador e fundador do Centro de Cefaleia São Paulo.
Em 2023 tornou-se presidente-eleito da IHS (International Headache Society), assumindo a presidência da sociedade em Setembro de 2025.