Enxaqueca e Alimentação

enxaqueca e alimentação
Enxaqueca e alimentação

Enxaqueca e alimentação são dois pontos de muito debate. Muito se valoriza a alimentação na enxaqueca, mas na verdade não é um fator predominante.

Existem desencadeantes da enxaqueca, alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca, que são frequentemente atribuídos como culpados de crises.

Os fatores alimentares junto com o stress (ansiedade, preocupação, iriitabilidade), falta de sono, oscilação hormonal e fatores ambientais são os principais desencadeantes de crises. Já a obesidade, o tabagismo, e o sedentarismo são fatores de risco para agravar a enxaqueca, e não necessariamente causar uma crise de dor de cabeça.

Dos fatores alimentares o mais comum é o jejum, o ficar sem comer, depois vem a bebida alcoólica, vinho, vinho tinto, vinho branco, destilados, cerveja, o excesso de cafeína, adoçantes (com aspartame), alimentos gordurosos, leite, queijos, salsicha, salame, condimentos, pimenta, frutas cítricas, nozes, castanha, aji-no-moto, glutamato monossódico.

Dieta para enxaqueca

Existe alguma dieta para enxaqueca? Dietas para enxaqueca não tem comprovação científica, mas basta usar o bom senso. A recomendação alimentar para quem tem enxaqueca é simples: não exagerar. Se a pessoa tem alergia alimentar ela deve sim evitar as comidas que lhe fazem mal, se existe intolerância a lactose, o que pode ser comprovado com um teste, chamado teste de tolerância à lactose,ao invés de suspender o leite da dieta, da alimentação, basta suplementar a lactase, enzima que digere a lactose.

Em suma, devemos nos atentar mais no tratamento preventivo, com opções medicamentosas e não medicamentosas, do que insistir em dietas que não levam a qualquer benefício.

4 Replies to “Enxaqueca e Alimentação”

  1. sofro com essas dores a 1ano no lado direito dá cabeça e também no olho direito já fui ao médico ele disse que era uma enxaqueca mas já tomei todas as medicações para en xaqueca mais as dores não passam descobri o torsilax ele é o unico que passa minha dor não vivo sem ele, é muito dificil eu sentir enjoo e nauseas isso é normal , por favor me de um conselho.

  2. Tenho cefaléia em salvas, qdo tenho crise quase fico louco de tanta dor, pois tb tomo o sumax e já tomo todo tipo de medicação mas sofro muito. Gostaria de saber se acupuntura tb pode funcionar.

  3. Oi, gostei do site!! Logo vou adquirir o livro. Gosto muito de me informar sobre a enxaqueca…
    Mas em relaçao a dieta eu descordo um pouco com esse artigo…
    Tenho enxaqueca desde criança… e Deus sabe como sofri… porém depois q fiz uma dieta indicada por um livro… sou outra pessoa! Sai do rebote do sumax, sai das crises diarias (parecia q tinha uma espada fincada na minha cabeça)… hj tenho raras crises q melhoram com uma noite bem dormida…
    Acredito q ess dieta vinculada ao tratamento preventivo (q eu nao realizei) podem sim causar a suspensão d crises…
    Voltei a viver depois q cuidei da alimentaçao, do sono e de atividade fisica leve!!
    Como enxaquecosa eu recomendo!!!
    OBRIGADA PELO ESPAÇO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.