Anomalia do desenvolvimento venoso

O que é a anomalia do desenvolvimento venoso descrita em laudos de Ressonância Magnética?

Frequentemente vemos pacientes com enxaqueca que fazem RM, ressonância magnética de cabeça, ressonância magnética de crânio e constata-se uma anomalia do desenvolvimento venoso, é comum o paciente se desesperar com este laudo, mas a anomalia do desenvolvimento venoso, também chamada antigamente de angioma venoso, é um achado benigno que pode também ser vista na tomografia, angiografia, e RM.

São pequenos vasos no cérebro que drenam para uma veia central coletora com aspecto de “cabeça de medusa” típico desta lesão. Pode ser descrita em todo o cérebro, no lobo parietal, lobo temporal, lobo frontal, tronco cerebral, cerebelo, e drenam o sangue coletado para a circulação venosa profunda ou superficial.

Não há relação da anomalia do sistema venoso com as cefaleias, dores de cabeça, enxaquecas, cefaleia em salvas, ou qualquer quadro clínico relacionado. Não tire conclusões precipitadas, procure um neurologista para fazer corretamente seu diagnóstico e plano de tratamento.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado nos Estados Unidos ligue para 11 32855726 ou 2151-0110 (hospital albert einstein)

Palavras-chave:enxaqueca, enxaqueca causas, RM, ressonância magnética de cabeça, ressonância magnética de crânio, anomalia do desenvolvimento venoso, angioma venoso, tomografia, angiografia, Dr Mario Peres, médico neurologista, especialista enxaqueca, cefaleias, dores de cabeça, enxaquecas, cefaleia em salvas, cérebro, lobo parietal, lobo temporal, lobo frontal, tronco cerebral, cerebelo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (12)

  • aline corvello

    |

    meu filho tem 7 anos e fez um RM e ele tem uma anomalia venosa do lado esquerdo queria saber qul o tratamento!!!
    estou desesperada

    Reply

    • jeferson

      |

      ninguem fala sobre um tratamento para anomalia venoso isso

      Reply

    • silmara

      |

      meu filho tem 6anos ressonancia angioma venoso no lado esquerdo estou muito preoculpado quero saber o tratamento o que pode acontecer com ele

      Reply

  • leonilia

    |

    estou com muito medo eu recebi hj a ressonancia do meu filho de 4 anos e deu anomalia do desenvolvimento venoso estou com muito medo de perde meu filho ele e uma criança especial ai pra acaba de completa mas essa agora ja tenho o irmao dele k tambem e especial por favor me der uma orietaçao o k devo faze pelo amor de deus me ajude

    Reply

  • Lívia Conte

    |

    Doutor,

    acabo de receber o resultado de minha Ressonância Magnética do Encéfalo,cujo resultado foi: – anomalia de desenvolvimento venoso no giro frontal superior direito; – deiscência dos ápices de ambos os canais semicirculares superiores.

    O médico solicitou o exame por eu estar há 4 meses com zumbido nos ouvidos, que mais tarde foi diagnosticado como sintoma de um quadro de Labirintite.Estou tomando Equitam há um (1) mês e os zumbidos continuam intensos e persistentes.

    O zumbido pode ter relação com o resultado de minha ressonância?

    Qualquer esclarecimento será de imensa ajuda.

    Grata

    Lívia

    Reply

  • jose jurandir correa

    |

    doutor meu pai aos 42 anos descobriu que tem esses defeito no cérebro diga-me como posso tratar de uma pessoa que tenha esse problema já que oneurologista dele mandou ele procurar um pisicologo ou pisquiátra como devo agir como fasso pra ajudar meu pai se podesse claro que procuraria o senhor doutor más me ajude de alguma maneira por favor meu pai é um impresário más está com sua empresa com problemas financeiros eestá prejudicando sua saude já que ele tem gastrite e alguns problemas me diga como posso hajir !!!

    Reply

  • Regiane

    |

    Tenho um laudo que consta anomalia do desenvolvimento venoso temporal a direita já visível e estável tenho fortes dores de cabeça todos os dias e tomo rémedio constantemente Paracetamol com cafeína. Fui diagnósticada com um meningeoma benigno na foice inter-hemisferica, que já apresentou alterações evolutivas significativas em relação a a ressonância realizada 6 meses antes.
    Passei com vários neuros e um deles disse para que eu não me preocupasse pois o mesmo é de crescimento lento como citei passado um semestre já houve alterações de crescimento. Em relação as fortes dores de cabeça cabeça dizem que o tumor não é responsável pela mesma. Em virtude disto estou tentando um tratamento atrávés da Unicamp pois todos os neuros disseram que meu caso é cirúrgico.Tenho tido recorrente pensamentos suicidas passo meu dias na cama, não tenho higiene pessoal e nem tão pouco com a casa e não tenho apoio por parte de familiares. Não tenho mais vontade e nem o por quê de viver. Fui tratada durante 10 anos como depressiva e ao pedir uma tomografia descobri por conta própria o meningeoma, anteriormente realizei uma eletroconvulsoterapia pois nunca respondi aos anti-depressivos, sem nenhum sucesso. Claro tenho um tumor cerebral.
    Fiz recentemente 39 anos me sinto presa dentro de uma alma torturada.
    Grata,Regiane.

    Reply

  • zenaide do carmo valença

    |

    Por favor, gostária de saber quais problemas virá ter uma criança de 10 anos com anomalia,meu filho fez resonancia e diagnosticou anomalia,fez por causa de troa de letras na escrita: poe ex:b por t g por c e muitas outras.
    Ele diz que não consegue diferenciar as letras.
    obrigada
    uma mãe desesperada
    zenaide

    Reply

    • Mario Peres

      |

      A anomalia do desenvolvimento venoso normalmente não causa sintomas, depende do tamanho e localização, procure um neurologista para examinar seu filho

      Reply

  • larissa caldas

    |

    Eu fiz uma RNM do crânio e veio como diagnóstico uma anolmalia venos tipo mista cerebelar. Gosataria de saber detalhes sobre esse quadro e quais os riscos e tratamenos. Fiquei bastante assustada. Obrigada!

    Reply

  • jurandir correa

    |

    queria saber pra eu poder falar pra um amigo sobre essa anomalia do desenvolvimento venoso dos vavos do cecebro quais são os ricos se existe uma idade certa pra sobrevivencia algo que possa confortala ele se sente muito anpriensivo por favor me diguem algo que possa colocar i vida desse cidadão ao normal ele não acredita muito nôs medicos porque ele imagina que os medicos não querem falar a verdade a ele sem más jurandir

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde