Desencadeantes de Enxaqueca

Fatores desencadeantes de enxaqueca

Patrícia Timy FukuiI; Tessa Rachel Tranquillini GonçalvesI; Cintia Giunchetti StrabelliI; Natalia Maria Fernandes LucchinoI; Fernanda Cunha MatosI; Juliana Pinto Moreira dos SantosI; Eliova ZukermanII; Vera Zukerman-GuendlerII; Juliane Prieto MercanteII, IV; Marcelo Rodrigues MasruhaII, III; Domingos Sávio VieiraII, III; Mario Fernando Prieto PeresI, II, III

I Liga de Cefaléia da Faculdade de Medicina do ABC, São Bernardo SP, Brazil
II Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, São Paulo SP, Brazil
III Neurociências, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo SP, Brazil
IV AMBAN, Instituto de Psiquiatria da FMUSP, São Paulo SP, Brazil

——————————————————————————–

RESUMO

INTRODUÇÃO: A enxaqueca é uma doença neurológica crônica que apresenta diversos desencadeantes como fatores alimentares, hormonais e ambientais.

OBJETIVO: Analisar os fatores desencadeantes em uma amostra de pacientes com enxaqueca.

MÉTODO: Duzentos pacientes com diagnóstico de enxaqueca foram questionados sobre fatores que pudessem desencadear suas crises. RESULTADOS: 83,5% apresentaram algum fator alimentar, jejum foi o fator mais freqüente, seguido de álcool e chocolate. Dos fatores hormonais, o período pré-menstrual foi o mais freqüente. Atividade física causou enxaquecas em 13%, atividade sexual em 2,5%, estresse em 64% e 81% relataram o sono como fator desencadeante. Em relação aos fatores ambientais, odores foram desencadeantes em 36,5%.

CONCLUSÃO: Os fatores desencadeantes são freqüentes em enxaqueca e a sua detecção deve ser pormenorizada para que se reduza a freqüência de crises e melhore a qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave: enxaqueca, fatores desencadeantes

——————————————————————————–

Trigger factors in migraine patients

ABSTRACT

BACKGROUND: Migraine is a chronic neurological disease with several trigger factors, including dietary, hormonal and environmental factors.

PURPOSE: To analyse precipitating factors in a sample of migraine patients.

METHOD: Two hundred consecutive migraine patients were interviewed about possible trigger factors for migraine attacks.

RESULTS: Most patients showed at least one dietary trigger, fasting was the most frequent one, followed by alcohol and chocolate. Hormonal factors appeared in 53% , being the pre-menstrual period the most frequent trigger. Physical activities caused migraine in 13%, sexual activities in 2.5% and 64% reported emotional stress a trigger factor. 81% related some sleep problem as a trigger factor. Regarding environmental factors, smells were reported by 36.5%.

CONCLUSION: Trigger factors are frequent in migraine patients, its avoidance may decrease headache frequency and also improve patients’ quality of life.

Key words: migraine, trigger factors.

Clique na imagem a seguir para baixar o arquivo:

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Comments (35)

  • andréa

    |

    Olá. Eu tenho enxaqueca com aura visual, o lado direito do meu corpo inclusive rosto, braço, perna e pé ficam dormentes, não consigo conversar direito durante a crise, não suporto claridade, cheiros e barulhos momentos antecedentes a crise e durante. Já fiz vários tratamentos, exames que não acusam o problema neurológico ou medicamentos que acabem ou amenizam as dores e seus sintomas. Não sei mais oque fazer, ja troquei o anticoncepcional pra um sem estrogênio que é o CERAZETTE que por sinal estou bastante inxada, decidí ficar um período sem usá-lo, não uso perfumes durante o dia, evito andar sem óculos escuros sempre, as crises são mensais, as vezes 3 a 4 vezes no mês, mas que servem pro ano inteiro qnd chegam. Só melhoro qnd sou encaminhada ao Instituto Neurológico de minha cidade pra ser internada e tomar medicamento diretamente na veia. Me ajudem preciso de uma solução! Grata.

    Reply

  • EVANDRO

    |

    tenho 40 anos. há mas de 20 anos tenho dor de cabeça do lado direito e algumas vezes chego a ficar paralizado por alguns minutos, mas sempre conciente. tds os sintomas de enxaqueca surgem ao msm tempo… muito vômito , dor no estomago. já fiz tds os exames imaginaveis e só consigo melhora. vários medicamentos receitados por neuro… hj o único alivio vem do ormigrem. porém só tenho alivio momentaneo…

    Reply

  • solange

    |

    olá tenho enxaqueca ha 15anos, perco parte da visão,tenho enformigamento nos braço esquerdo,boca,lingua e as vezes não consigo falar ou falo palavras que não quero dizer. Que tipo de enxaqueca é? existre cura?

    Reply

  • Marcia

    |

    Tenho 32 anos e sofro de enxaqueca desde os 12 anos,quando menstruei pela primeira vez, ja fiz vários tratamentos, no começo alivia um pouco, depois os remédios não fazem efeito. Fiquei internada no hospital por 22 dias com meningite há 2 anos, desde lá tenho dores de cabeça diariamente, crises de enxaqueca ocorre mais no período menstrual. O que fazer, não aguento mais ficar todo dia com dor de cabeça?

    Reply

  • Katia

    |

    Olá!
    Gostaria de saber o que posso fazer para eliminar a enxaqueca que sofro há 2 anos.
    Muitas vezes acho que a causa da minha enxaqueca são fatores ambientais, como ambientes muito fechados e odores fortes, mas, tento amenizar os odores, não utilizando perfumes e sabonetes comuns,tento não ficar muito tempo sem comer e procuro ter horários regulares para dormir, e mesmo assim, não resolve. Não sei mais o que fazer. Já fui a vários médicos e também fiz exames, mas como nada se acusa, não há melhora.Sofro muito de pressão nos olhos também devido a dor de cabeça. O que posso fazer?

    Reply

  • janaina

    |

    TENHO 30ANOS E TENHO ENXAQUECA A MAIS DE 26 ANOS!FAÇO TRATAMENTO A MAIS DE 10ANOS,ATÉ Q MELHOREI UM POUCO ANTES EU NEM CONSEGUIA SAIR DA CAMA MAIS CONTINUA SENDO FORTE!ME TRATO COM ATENOLOL E AMITRIPTILINA DE 25GRS.SÓ QUE A MINHA ENXAQUECA SÓ DA NO LADO DIREITO E É DIRETAMENTE NA VISTA!MAS GOSTARIA DE SABER SE TEM CURA OU VOU TER Q CONVIVER COM ELA PARA O RESTO DA MINHA VIDA!!!

    Reply

    • Mario Peres

      |

      Janaina, com tratamentos preventivos a enxaqueca pode ser remitida, insista no tratamento! Existem sempre boas opções.

      Reply

  • luana

    |

    Tenho dores fortes de cabeça há 5 anos, isso ocorre todos os meses 3 dias seguinte com cabeças pulsando, ansias, vomitos e muits vezes cheguei a desmaiar, geralmente ocorre assim que meu anticoncepcional acaba, tenho uma filha de 2 anoas e e quando fiquei gravida ate perido de amamentação não tive mais enxaqueca, mais so vou parar de amamentar minha filha ela voltou, que tipo de enxaqueca é essa, qual tratamento espefico, jão estou desesperada sem saber o que fazer, tentei de tudo.

    Reply

    • Mario Peres

      |

      Luana.
      É preciso um diagnóstico médico para definir a sua dor de cabeça, pode ser enxaqueca, procure um neurologista para realizar o tratamento adequado

      Reply

  • dalva

    |

    tenhoenxaqueca ha 40 anos e nao tenho melhora o que devo fazer se ja fiz varios tratamentos.

    Reply

  • Moniqe

    |

    Este site tem me ajudado muito na dissertação de minha monografia, tem linguagem clara, de fácil entendimento e tudo o que preciso saber. Se tiverem algo que possam me enviar sobre enxaqueca ficarei agradecida. Obrigada. Monique

    Reply

  • nilson seren garcia

    |

    estou tendo muita dor de cabeca na hora da relacao sexual sou casado a mais de 19 anos e nunca senti nada igual poderia me indicar algo que possa fazer so re isso

    Reply

    • Mario Peres

      |

      Cefaleias do ato sexual, quer seja no orgasmo (cefaleia orgasmática)quer seja durante a relação sexual precisam de um diagnóstico neurológico aprimorado, procure um neurologista, não se auto-medique.

      Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde