Texto Escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, revisado em 12 de junho de 2020.
Tratamento da Enxaqueca
O tratamento da enxaqueca pode ser com remédio ou sem remédio, pode ser um tratamento preventivo, para evitar que venham as crises de enxaqueca, que é o principal conceito no tratamento da enxaqueca, ou pode ser também um tratamento agudo, com medidas que aliviam as dores de cabeça fortes ou fracas na hora em que elas aparecem.
O tratamento da enxaqueca tem então um diagrama como vemos abaixo:
TRATAMENTO PREVENTIVO MEDICAMENTOSO | TRATAMENTO AGUDO MEDICAMENTOSO |
TRATAMENTO PREVENTIVO NÃO MEDICAMENTOSO | TRATAMENTO AGUDO NÃO MEDICAMENTOSO |
Leia mais sobre tratamento da enxaqueca em https://cefaleias.com.br/tratamento
TRATAMENTO DA ENXAQUECA
O primeiro passo para um tratamento eficaz da enxaqueca ou outra dor de cabeça, cefaleia, como a cefaleia tensional, cefaleia em salvas é o correto diagnóstico.
Quando a dor é diária, mais dias com dor do que sem dor, o tratamento muda consideravelmente
Na enxaqueca, o mais importante é o tratamento preventivo, cuidado com o uso excessivo de analgésicos.
Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la
Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais
Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo sāo tāo importantes como os preventivos
Existem tratamentos medicamentosos e nao medicamentosos para enxaqueca. Normalmente eles sāo associados.
Exercícios físicos, psicoterapia, higiene do sono, manejo do estresse, relaxamentos, fisioterapia, acupuntura sāo formas de tratamento nāo medicamentosos para enxaqueca.
Evitar os desencadeantes é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram.
Os principais desencadeantes sāo:
- preocupações, ansiedade, stress
- ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
- Período menstrual na mulher
- Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
- Sol, claridade, mudancas climáticas
- Cigarro, poluiçāo
Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).
REMÉDIOS PARA ENXAQUECA
Muitos remédios podem ser usados para o tratamento da enxaqueca. Dividimos em algumas classes: 1.antidepressivos 2.neuromoduladores 3.betabloqueadores 4.outros
Antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina ou nortriptilina sāo usados, mas outros mais recentes como os inibidores de recaptaçāo de serotonina / noradrenalina sāo melhores tolerados
Sāo eles:
- Escitalopram, paroxetina, citalopram (sertralina e fluoxetina sāo neutros p enxaqueca)
- Venlafaxina, duloxetina e agomelatina sāo úteis
- Topiramato e divalproato sāo os neuromoduladores (chamados tb de anticonvulsivantes) mais prescritos, topiramato induz a perda de peso. Gabapentina, pregabalina podem ser usados
- Atenolol, propranolol, metoprolol sāo os betabloqueadores mais frequentes, sāo bem tolerados, devem ser evitados em pacientes com asma
- Flunarizina funciona bem, mas aumenta peso e pode agravar depressao. Pizotifeno é uma opção.
- Verapamil é primeira escolha para cefaleia em salvas.
- Melatonina é bem tolerada e eficaz no tratamento da enxaqueca, também boa para insônia, sem efeitos colaterais
- Vitamina B2 (riboflavina), Magnesio e Coenzima q10 ja foram estudados
- Petasitis hibridus e tanacetum parthenium sao fitoterapicos com estudos positivos na prevençāo da enxaqueca.
- A toxina botulínica tipo A (BOTOX) foi comprovada eficaz para o tratamento da enxaqueca crônica.
- Anticorpos Monoclonais anti-CGRP: Erenumab (Pasurta), Galcanezumab (Emgality), Fremanezumab (Ajovy) e Eptinezumab (Vyepti).
Procure um neurologista, insista no tratamento, se um remédio nāo funcionar pode-se tentar outros. Procure fazer exercícios físicos, dormir bem, nāo exagere no álcool, café, nāo se preocupe excessivamente, controle a irritaçāo.
Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, diretor do Centro de Cefaleia Sāo Paulo, ligue para
Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726 Jardins – São Paulo – SP
Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110 Morumbi, São Paulo, SP
Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, escrito pelo Dr Mario Peres.
Leia também o artigo sobre Enxaqueca Tratamento Natural.
Palavras-chave: enxaqueca, tratamento enxaqueca, enxaqueca tratamento, tratamento da enxaqueca, remédio para enxaqueca, remédio tratamento enxaqueca, medicamento enxaqueca, tratamento preventivo enxaqueca, tratamento da crise de enxaqueca, especialista enxaqueca, especialista tratamento enxaqueca, enxaqueca com aura, tratamento enxaqueca com aura.
Boa tarde tenho dor de cabeça todos os dias não sei o que faço mais vou ao nerologista faço tomografia não da nada tem dia que tomo um remedio logo passa mais tem dia que a dor e emsuportavel posso tomar varios remedios alnalgesicos e não passa a medica passou remedio certo mais fui ler a bula e fiquei com muito medo de tomar e passa mal pois são todos antedepressivel o que posso fazer para ter uma vida saudavel pois nos ultimos anos não vivo vejeto com a dor o que posso fazer para mehora e aproveitar a vida me aajude por favorobrigado karina
EU Ñ AGUENTO MAIS DE DOR DE CABEÇA EU SOU MUITO ASIOSO EU ACHO QUE ESSE É O MEU POBLEMA DR, O QUE O SENHOR ACHA DR PELA MOR DE DEUS ME AJUNDA.
Tenho 38anos e desde de nova tenho muita dor de cabeça mas com o passar dos anos as dores sao mais frequentes ou seja passo 15 dias com dor de cabeça dia e noite sem cessar, fico sempoder fazer nada para que a palepbra de meus olhos estao saltando para fora, fora aquela dor unsuportavel ja fui a varios neuro fiz acuncuputura, tratamento homeopatico, hoje o unico remedio que faz minha dor passar por algumas horas é o Ormigrein mas maesmo sao questao de duas hora sem dor, quando volta vem com mais força.
Por favor me ajude
Boa tarde
Gostaria de saber se existe algum tratamento para enxaqueca de graça, pois geralmente estes tratamentos são caros e não disponho de condições.
Desde já agradeço pela ajuda.
estou com enxaqueca a+ de cinco dias consecutivos,ñ sei + o que fazer e tomar,ja tomei tds os tipos de remedios que eu conheço,me da uma solução por favor,me ajude.OBRIDADA;moro em Marilia estado de São Paulo
Fui ao neurologista essa semana para investigar a respeito de algumas dores de cabeça que tenho há anos.. por algum tempo fico até sossegada mas em alguns momentos tenho diariamente dores e até tive crises fortes com vomito e dores na nuca e intolerancia a luz.
O médico me passou topiramato 25 mg e e cloridrato de propanolol 40 mg preventivo para enxaqueca.. comprei o medicamento e como de costume fui pesquisar sobre ele na internet e li a bula, começei a ficar muito sismada quando li qe ele é antiepletico na verdade e depoimentos de várias pessoas que teve muitas reações com esse medicamento…tive medo de tomar ele e até ter crise eplética futuramente, mas começei o tratamento, dois dias tomei meio comprimido conforme orientação do médico, mas me senti muito mole durante o dia com sonolencia e visão embaçada por isso não tomei no terceiro dia sendo q era pra começar a tomar 1 comprimido inteiro no jantar…mas estou com muito medo de fazer esse tratamento. Vou fazer o eletro no final do mes será que poderia deixar o tratamento preventivo e esperar o resultado do que tenho realmente, pois esse tipo de tratamento achei muito forte.
dr,nao duvidando de meu neuro ,mas gostaria de sua opiniao sobre o medicamento TOPAMAX 15mg,para enxaqueca,comprei o remedio hoje mas estou receiossa para tomar,sera que tem muitos efeitos colaterais pois sei que é um remedio para epilepsia,mas as minhas dores de cabeça me emcomodao muito ja virou cronica e nao passa com quase nada,por favor me oriente,obrigada
olà,a uns dois anos minha mãe vem sentindo esses sintomas de enxaqueca,só que ela frenquenta um médico,receita um remédio,frequenta um neuroligista receita outro e não melhora.Foi ao último que pediu uma tumográfia.só que como a cidade é interior e os especialistas vem de fora esse não veio mais.E não vamos a qualquer médico.Será que ela pode viver calmamente com a enxaqueca,porque parou de trabalhar,não sai,o que faço???
Comecei há um ano a ter dores de cabeça, enjoo e fraqueza nos braços. A dor de cabeça era forte, intermitente com formigamento.Foi diagnosticada como enxaqueca e medicada comanlgésico,Atenolol. Como tivesse braquicardia e tremor nas mãos , o tratamento mudou para cloridrato denortriptilina, mas ainda continuo com ligeiro tremor nas mãos e ainda tenho dores de cabeça intermitentes , embora mais fracas.Fiz exames que deram resultados normais.Qual seria a melhor conduta no meu caso?