Texto Escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, revisado em 12 de junho de 2020.
Tratamento da Enxaqueca
O tratamento da enxaqueca pode ser com remédio ou sem remédio, pode ser um tratamento preventivo, para evitar que venham as crises de enxaqueca, que é o principal conceito no tratamento da enxaqueca, ou pode ser também um tratamento agudo, com medidas que aliviam as dores de cabeça fortes ou fracas na hora em que elas aparecem.
O tratamento da enxaqueca tem então um diagrama como vemos abaixo:
TRATAMENTO PREVENTIVO MEDICAMENTOSO | TRATAMENTO AGUDO MEDICAMENTOSO |
TRATAMENTO PREVENTIVO NÃO MEDICAMENTOSO | TRATAMENTO AGUDO NÃO MEDICAMENTOSO |
Leia mais sobre tratamento da enxaqueca em https://cefaleias.com.br/tratamento
TRATAMENTO DA ENXAQUECA
O primeiro passo para um tratamento eficaz da enxaqueca ou outra dor de cabeça, cefaleia, como a cefaleia tensional, cefaleia em salvas é o correto diagnóstico.
Quando a dor é diária, mais dias com dor do que sem dor, o tratamento muda consideravelmente
Na enxaqueca, o mais importante é o tratamento preventivo, cuidado com o uso excessivo de analgésicos.
Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la
Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais
Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo sāo tāo importantes como os preventivos
Existem tratamentos medicamentosos e nao medicamentosos para enxaqueca. Normalmente eles sāo associados.
Exercícios físicos, psicoterapia, higiene do sono, manejo do estresse, relaxamentos, fisioterapia, acupuntura sāo formas de tratamento nāo medicamentosos para enxaqueca.
Evitar os desencadeantes é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram.
Os principais desencadeantes sāo:
- preocupações, ansiedade, stress
- ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
- Período menstrual na mulher
- Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
- Sol, claridade, mudancas climáticas
- Cigarro, poluiçāo
Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).
REMÉDIOS PARA ENXAQUECA
Muitos remédios podem ser usados para o tratamento da enxaqueca. Dividimos em algumas classes: 1.antidepressivos 2.neuromoduladores 3.betabloqueadores 4.outros
Antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina ou nortriptilina sāo usados, mas outros mais recentes como os inibidores de recaptaçāo de serotonina / noradrenalina sāo melhores tolerados
Sāo eles:
- Escitalopram, paroxetina, citalopram (sertralina e fluoxetina sāo neutros p enxaqueca)
- Venlafaxina, duloxetina e agomelatina sāo úteis
- Topiramato e divalproato sāo os neuromoduladores (chamados tb de anticonvulsivantes) mais prescritos, topiramato induz a perda de peso. Gabapentina, pregabalina podem ser usados
- Atenolol, propranolol, metoprolol sāo os betabloqueadores mais frequentes, sāo bem tolerados, devem ser evitados em pacientes com asma
- Flunarizina funciona bem, mas aumenta peso e pode agravar depressao. Pizotifeno é uma opção.
- Verapamil é primeira escolha para cefaleia em salvas.
- Melatonina é bem tolerada e eficaz no tratamento da enxaqueca, também boa para insônia, sem efeitos colaterais
- Vitamina B2 (riboflavina), Magnesio e Coenzima q10 ja foram estudados
- Petasitis hibridus e tanacetum parthenium sao fitoterapicos com estudos positivos na prevençāo da enxaqueca.
- A toxina botulínica tipo A (BOTOX) foi comprovada eficaz para o tratamento da enxaqueca crônica.
- Anticorpos Monoclonais anti-CGRP: Erenumab (Pasurta), Galcanezumab (Emgality), Fremanezumab (Ajovy) e Eptinezumab (Vyepti).
Procure um neurologista, insista no tratamento, se um remédio nāo funcionar pode-se tentar outros. Procure fazer exercícios físicos, dormir bem, nāo exagere no álcool, café, nāo se preocupe excessivamente, controle a irritaçāo.
Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, diretor do Centro de Cefaleia Sāo Paulo, ligue para
Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726 Jardins – São Paulo – SP
Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110 Morumbi, São Paulo, SP
Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, escrito pelo Dr Mario Peres.
Leia também o artigo sobre Enxaqueca Tratamento Natural.
Palavras-chave: enxaqueca, tratamento enxaqueca, enxaqueca tratamento, tratamento da enxaqueca, remédio para enxaqueca, remédio tratamento enxaqueca, medicamento enxaqueca, tratamento preventivo enxaqueca, tratamento da crise de enxaqueca, especialista enxaqueca, especialista tratamento enxaqueca, enxaqueca com aura, tratamento enxaqueca com aura.
gostaria de um tramento mais rápido, pois. sofro muito com enxarqueca!
oi DR. boa noite vim aqui lhe pede ajuda pois tenho uma filha com 15 anos e a cerca de uns 8 meses ela começou sentir dor de cabeça seguidas de desmaio ja procurei varios medicos ja fiz exames e o medico mim disse que era enxaqueca não seio mas o que fazer pois tudo que ela senti logo vem a dor de cabeça ai fica torta e desmaia mim diz o que eu faço não tenho dinheiro pra fazer nem um tratamento caro mim da uma luz
Procure um especialista em enxaqueca atraves do site da sociedade brasileira de cefaleia sbcefaleia.com
para saber mais acesse o http://tratamentoenxaqueca.com
O que uma pessoa que já tentou TODOS os tratamentos preventivos possíveis (sem nenhuma melhora!) e que vive à base de remédios para passar a enxaqueca pode fazer?
Preciso de ajuda! Não aguento mais ver minha mãe viver assim!
Nao desista! existem sempre novas alternativas para o tratamento da enxaqueca
DR.Sofro demais com dores de cabeça, a famosa enxaqueca, procurei um especialista e estou fazendo um tratamento com DEPAKOT ER, faz já 8 meses, mas a uns 2 meses venho tendo fortes dores de cabeça com frequencia e 1 crises praticamente toda a semana.Nao sei mais o que fazer, se paro com o tratamento ou tento mais um pouco, me ajude.
aguardo resposta.
oi, estou aqui pois preciso de ajuda, nossa sinto dor de cabeça há muito tempo…
já fiz vários eletros e nada deu.
já tive várias crises e tinha falta de ar e a última crise que tive minha pressão foi para 17/11 o médico falou que era por causa da dor,e passou uma medicação somente para dor (Ormigrein)a dor passava mas causava muita náuseas e nào conseguia dormir. Marquei uma consulta com um neuro e ao chegar verificaram minha pressão e estava 14/11 ele me perguntou se eu era ipertença eu disse que não.
e me passou um medicamento(Migrafew 150 mg com 30 cápsulas)passou uma dieta junto com ela vinha informando que eu não poderia continuar com o uso de hormonios femininos, por que estava arriscada a ter uma trombrose ou AVC e com 30 dias é para eu voltar. doutor preciso que me fale algo sobre isso, por favor me ajude.
olá ,drº tenho dores fortes de um lado da cabeça,já procurei varios medicos todos constantam que é enxaqueca,inclusive o ultimo que consultei me receitou um medicamento antedepressivo citalopran e outros tipos de analgesico porem minhas dores continuam ,já estou a ponto de enloquecer de tantas crises que tenho por favor me ajude.
todos os dias tenho sentido muitas dores de cabeca ao ponto de nem analgesicos resolverem o que devo fazer?
Julio,
É preciso um diagnóstico médico e iniciar um tratamento, procure um neurologista!
por favor me ajudem,ja não sei mais o que fazer com tanta dor de cabeça..ja fiz tratamento com neuro,no momento estou tomando fluxetina,mas não adianta,deito e acordo com muita dor….não sei mais o que fazer…por favor me ajudem…(ada)
Insista no tratamento, procure algum médico ligado à sociedade de cefaleia no http://www.sbcefaleia.com
ola !!! me ajude desde dos 20 anos tenho exaqueca já procurei vários médicos mas nao tive progresso o que devo fazer há dias que durmo e acordo com dor de cabeça.
olá!esse é um apelo de uma pessoa q ja ñ aguenta mais de tanto viver levando a mãe para o hospital com quadro de dor de cabeça muito grande.a minha mãe chega no hospital toma um remedio na veia ameniza a dor um pouco e volta para casa com dor de cabeça mais tarde volta os vomitos,é uma atribulação total a minha mãe vevi mais com dor do q sem.pra vcs terem uma ideia as pessoa perguntam a sua mãe esta sem dor hj por q ela sempre esta em cima de uma cama gemendo ñ é vida ela ja esteve em situaçoa de até pedir a Deus para leva-la tanto ela pediu como nós as filhas.vcs fazem tratamento gratuitos ou parcelados com preço bom pra quem é assalariados e pagam aluguel?ou por favor me endiquem um lugar onde possamos fazer um tratamento pois pelo sus nesses hospitais grandes ñ conseguimos nada nem neuro nem nada são anos de luta.desde já obrigada
tenta o nosso ambulatorio na faculdade de medicina do abc, anexo II, santo andre