Tratamento de Cefaleia Refratária com Neuroestimuladores

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Alternativos, Artigos e comunicações científicas, Cefaleias, Dores de Cabeça, Enxaqueca, Notícias, Tratamentos

congressoenxaquecaIHC2009

Tratamento de Cefaleia Refratária com Neuroestimuladores

Palestra dada pelo Dr Jean Schoenen, no congresso internacional de cefaleias, filadelfia, 11 de setembro de 2009, falou sobre o conceito de cefaleia refratária, cefaleia em salvas, enxaqueca, cefaleia crônica diária, cefaleia tensional. A seguir falou sobre sua experiência no tratamento da cefaleia em salvas crônica refratária com DBS, deep brain stimulation, porém como sabe-se o implante do DBS tem riscos, ocorreu uma hemorragia intraparenquimatosa fatal em um paciente além de outras complicações, além de revelar que em um período de 6 meses de observação de pacientes chamados refratários, muitos deixaram de ser, devido ao manejo adequado dos pacientes.

Mostrou dados sobre o estimulador do nervo occipital (occipital nerve stimulator) em pacientes com cefaleia em salvas, estando 4 pacientes sem dor, 4 com raras dores, 2 com 25 a 40% de melhora e 3 sem resposta positiva, no total de 12 pacientes 9 mostraram-se satisfeitos com o tratamento, o mesmo que Goadsby em sua casuística mostrou (7 satisfeitos em 8 tratados). Saper em 2008 mostrou no AHS com o estudo ONSTIM que em 66 pacientes com enxaqueca crônica tratados com o estimulador occipital houve para o desfecho de 50% de redução um resultado significante.

O neuroestimulador pode ser usado em nervo occipital, mas também no nervo supraorbital. Goadsby publicou recentemente resultados em hemicrania continua, e também com o estimulador Bion.

Outras possibilidades no tratamento com estimuladores é o aparelho de VNS (vagus nerve stimulation), o estímulo do ganglio esfenopalatino, o aparelho Cephaly (supraorbital surface electrotherapy) e a TMS (transcranial magnetic stimulation) ou EMT (estimulação magnética transcraniana) repetitiva. Estudos ainda aguardam resultados para saber o exato papel destes novos tratamentos para cefaleias, enxaqueca.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (3)

  • Gabriela Sardá

    |

    Gostaria de obter mais informações sobre tratamentos para enxaquecas, já fiz praticamente todos os exames que se podem fazer, testei TODOS os medicamentos, obtendo sucesso com altas doses de analgésicos tomadas diariamente, em curos intervalos entre as doses. Minhas dores de cabeça são diárias, ininterruptas e levam à falta de capacidade de vida normal, impedindo diversas atividades e situações. já foram descartadasa quase todas a s causas possíveis, restando somente a possibilidade de terapias ou tratamentos modernos, sendo que já se passam aproximadamente 10 anos de enxaqueca E MEDICAÇÃO EXTREMA diariamente, com casuais e raros dias esparsos em meses sem apresentar dor em algum momento do dia ou noite.

    Com pouca esperança de obter qqer melhora em meu problema, recorro a este último recurso.

    Obrigada, Gabriela Sardá

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde