Tratamento Enxaqueca

Tratamento da Enxaqueca

Tratamento Enxaqueca
Tratamentos para Enxaqueca

Texto Escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, revisado em 12 de junho de 2020.

Tratamento da Enxaqueca

O tratamento da enxaqueca pode ser com remédio ou sem remédio, pode ser um tratamento preventivo, para evitar que venham as crises de enxaqueca, que é o principal conceito no tratamento da enxaqueca, ou pode ser também um tratamento agudo, com medidas que aliviam as dores de cabeça fortes ou fracas na hora em que elas aparecem.

O tratamento da enxaqueca tem então um diagrama como vemos abaixo:

TRATAMENTO  PREVENTIVO MEDICAMENTOSO TRATAMENTO AGUDO MEDICAMENTOSO
TRATAMENTO  PREVENTIVO NÃO MEDICAMENTOSO TRATAMENTO AGUDO NÃO MEDICAMENTOSO

Leia mais sobre tratamento da enxaqueca em https://cefaleias.com.br/tratamento

TRATAMENTO DA ENXAQUECA

O primeiro passo para um tratamento eficaz da enxaqueca ou outra dor de cabeça, cefaleia, como a cefaleia tensional, cefaleia em salvas é o correto diagnóstico.

Quando a dor é diária, mais dias com dor do que sem dor, o tratamento muda consideravelmente

Na enxaqueca, o mais importante é o tratamento preventivo, cuidado com o uso excessivo de analgésicos.

Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la

Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais

Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo  sāo tāo importantes como os preventivos

Existem tratamentos medicamentosos e nao medicamentosos para enxaqueca. Normalmente eles sāo associados.

Exercícios físicos, psicoterapia, higiene do sono, manejo do estresse, relaxamentos, fisioterapia, acupuntura sāo formas de tratamento nāo medicamentosos para enxaqueca.

Evitar os desencadeantes é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram.

Os principais desencadeantes sāo:

  1. preocupações, ansiedade, stress
  2. ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  3. Período menstrual na mulher
  4. Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  5. Sol, claridade, mudancas climáticas
  6. Cigarro, poluiçāo

Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).

REMÉDIOS PARA ENXAQUECA

Muitos remédios podem ser usados para o tratamento da enxaqueca. Dividimos em algumas classes: 1.antidepressivos 2.neuromoduladores 3.betabloqueadores 4.outros

Antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina ou nortriptilina sāo usados, mas outros mais recentes como os inibidores de recaptaçāo de serotonina / noradrenalina sāo melhores tolerados

Sāo eles:

  • Escitalopram, paroxetina, citalopram (sertralina e fluoxetina sāo neutros p enxaqueca)
  • Venlafaxina, duloxetina e agomelatina sāo úteis
  • Topiramato e divalproato sāo os neuromoduladores (chamados tb de anticonvulsivantes) mais prescritos, topiramato induz a perda de peso. Gabapentina, pregabalina podem ser usados
  • Atenolol, propranolol, metoprolol sāo os betabloqueadores mais frequentes, sāo bem tolerados, devem ser evitados em pacientes com asma
  • Flunarizina funciona bem, mas aumenta peso e pode agravar depressao. Pizotifeno é uma opção.
  • Verapamil é primeira escolha para cefaleia em salvas.
  • Melatonina é bem tolerada e eficaz no tratamento da enxaqueca, também boa para insônia, sem efeitos colaterais
  • Vitamina B2 (riboflavina), Magnesio e Coenzima q10 ja foram estudados
  • Petasitis hibridus e tanacetum parthenium sao fitoterapicos com estudos positivos na prevençāo da enxaqueca.
  • A toxina botulínica tipo A (BOTOX) foi comprovada eficaz para o tratamento da enxaqueca crônica.
  • Anticorpos Monoclonais anti-CGRP: Erenumab (Pasurta), Galcanezumab (Emgality), Fremanezumab (Ajovy) e Eptinezumab (Vyepti).

Procure um neurologista, insista no tratamento, se um remédio nāo funcionar pode-se tentar outros. Procure fazer exercícios físicos, dormir bem, nāo exagere no álcool, café, nāo se preocupe excessivamente, controle a irritaçāo.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, diretor do Centro de Cefaleia Sāo Paulo, ligue para

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, escrito pelo Dr Mario Peres.

Leia também o artigo sobre Enxaqueca Tratamento Natural.

Palavras-chave: enxaqueca, tratamento enxaqueca, enxaqueca tratamento, tratamento da enxaqueca, remédio para enxaqueca, remédio tratamento enxaqueca, medicamento enxaqueca, tratamento preventivo enxaqueca, tratamento da crise de enxaqueca, especialista enxaqueca, especialista tratamento enxaqueca, enxaqueca com aura, tratamento enxaqueca com aura.

53 Replies to “Tratamento da Enxaqueca”

  1. Olá me apareceu uma dor de cabeça,depois que tive quase 2 semanas de tosse,e tambem usei uns dias óculos de camelo para leitura, e vivo no computador,ela as vezes esta em cima da testa e outras do lado a cima do ouvido,ou em cima do lado esquerdo dos olhos,oque será isso uma enxaqueca ou é por causa dos óculos de camelo com 2 graus e meio cada.obrigado

  2. Ola, tenho 34 anos, e gostaria realmente de uma ajuda sobre essa questão da enxaqueca cronica. Desde pequena tenho dores fortes, mais ha 10 anos, tenho tido crises diárias de enxaqueca, ja fiz todos exames possiveis, e nada é detectado, ja usei todos os tipos de remedios, antidepressivos, calmantes, analgésicos e etc… e nada deu certo até hoje. Sofro muito pq não posso nem trabalhar, nem estudar, nem dirigir, quando viajo não aproveito os lugares onde vou, tudo por causa da enxaqueca. Tenho vivido um inferno em vida, gostaria muito de mais uma orientação, quem sabe dessa vez tenho sorte. Meu tio faleceu com um tumor no cérebro, e sofria de dores terriveis de cabeça, meus familiares paternos quase todos sofrem de enxaqueca, será que terei o mesmo fim? Por favor, me ajudem… Desde ja agradeço!

  3. tenho enxaqueca e procuro um tratamento
    pois estou tendo mais dias com dor do que
    não to mais suportando mais as dores estão cada dia mais intensas

  4. Caros,
    Como neurologista atuante na área das cefaleias e enxaqueca, não posso deixar de comentar a notícia sobre cirurgia para tratar a enxaqueca.
    O artigo foi publicado em uma revista de cirurgia plástica, isto quer dizer que não foi aceito pelas revistas científicas que são especializadas em dores de cabeça. Isto ocorreu porque a metodologia da pesquisa não foi correta, não se pode dizer que a cirurgia para enxaqueca foi eficaz, não há um comparador adequado para mostrar que é realmente a cirurgia que fez a diferença ou simplesmente o efeito placebo de uma intervenção.
    Muito cuidado com a indicação cirúrgica, existem muitos outros tratamentos preventivos com eficácia comprovada na enxaqueca.
    Acesse o https://cefaleias.com.br/enxaqueca para mais informações sobre enxaqueca e https://cefaleias.com.br/blog/tratamento-da-enxaqueca sobre tratamento da enxaqueca.
    Dr Mario Peres

  5. Dr. Mario
    Minha filha tem enxaqueca,tem toc, toma citalopran.Tem problema de aumento de peso.Na sua opinião, ela poderia tomar o topiramato?
    Agradeço se puder me responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.