Dr Mario Peres,

Dr Mario Peres

Mario Fernando Prieto Peres (São Paulo1971) é um médico e neurologista brasileiro, conhecido pelo seus estudos na área de cefaléia, enxaqueca, e melatonina.

Graduou-se em Medicina em 1995, pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fez residência médica em neurologia pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina, e completou seu doutorado em Neurologia em 2000, também pela UNIFESP, fez seu pós-doutorado na Thomas Jefferson University, no Jefferson Headache Center, em Estados Unidos. Em 2007 foi eleito Fellow do American College of Physicians.

Dr. Mario Peres fez contribuições originais para a compreensão das bases neurológicas das cefaléias, descreveu síndromes na área das cefaléias, hemicrania continua com aura, cefaleia tensional com aura e cephalalgiaphobia, participou da descrição de outras síndromes como hemiplegic cluster headache, da teoria modular das cefaleias. Na área de tratamento, recolocou o tratamento de bloqueio de nervos para a cefaleia em salvas e mostrou que a melatonina poderia ser usada no tratamento da enxaqueca.

O neurologista Mario Peres escreveu mais de 120 artigos na literatura nacional e internacional, escreveu capítulos em obras de referência na medicina como o capítulo de cefaléia em salvas do programa PIER do American College of Physicians, e do capitulo Headaches associated with other pain conditions, no livro base de consulta na área de cefaléias, o “The Headaches”, editado por Olesen, Welch, e Ramandan.

Atualmente Mário Peres é  pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, além de ser médico do corpo clínico do mesmo hospital, professor do curso de pós-graduação do Instituto de Psiquiatria, da Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É o coordenador e fundador do Centro de Cefaleia São Paulo, mantenedor de um site especializado em cefaleias.

Autor do livro Dor de Cabeça: O que ela quer com você?, pela Integrare Editora.

Dr Mario Peres é membro do Board of Trustees da International Headache Society, membro do comitê para a revisão da Classificação Internacional das Cefaleias, coordenador da revisão para cefaleia hípnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.