ADENOMA DE HIPÓFISE | SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE | MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DE UM ADENOMA DA HIPÓFISE? DIAGNÒSTICO DO ADENOMA DA HIPÒFISE | TRATAMENTO DO ADENOMA DE HIPÓFISE

Adenomas de hipófise são tumores na glândula hipófise, também chamados adenomas Hipofisários, tão tumores benignos que podem provocar sintomas neurológicos e endócrinos. Os adenomas da hipófise podem ser funcionantes (produtores de hormônios como a prolactina, hormônio do crescimento e ACTH) ou não funcionante (não produz hormônios). Por ordem de freqüência, os adenomas mais comuns são os secretores de Prolactina ( prolactinomas ), de GH ( causa acromegalia), os Não-secretores (não-funcionantes), e os de ACTH (provoca doença de Cushing).

Do ponto de vista de tamanho ou volume, os adenomas são classificados em microadenomas (<100 mmm) ou macroadenomas (>100 mm).

SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE

Os sintomas do adenoma da hipósfise podem ser devidos ao tamanho e à posição do adenoma ou devido a sua interferência na produção dos hormônios.

O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente. Não se correlacionam exatamente com o tamanho do adenoma.

A cefaléia pode ser em muitas localizações, podem atrás dos olhos, em toda a cabeça, e caso o adenoma esteja crescendo mais para um lado, a dor pode ser unilateral. Pode ser confundido com um quadro de cefaléia tensional, enxaqueca, cefaléia em salvas ou outras cefaléias primárias. Durante a gravidez a hipófise costuma aumentar de tamanho, podendo causar dor de cabeça durante o período da gestação, gravidez.

Quando o tumor da hipófise cresce o adenoma pode afetar a visão pois pode comprimir as vias neurais da visão. Ocorre uma diminuição na visão periférica (defeitos na visão para os lados), embora outras perdas de visão possam também ocorrer. A diminuição na visão periférica pode ser extensa sem que o doente se aperceba, uma vez que as pessoas tendem a confiar mais na visão central, do que na periférica, para as atividades as diárias. Os adenomas da hipófise podem gerar visão dupla ao olhar acima, para baixo, ou para o lado. Isto é devido ao crescimento do adenoma para o lado, passando a pressionar os nervos que controlam os movimentos dos músculos do olho.

Os sintomas endócrinos são provocados por deficiência ou excesso de produção dos hormônios hipofisários. A deficiência de hormônios hipofisários é conhecida como Hipopituitarismo. Quando os adenomas da hipófise não funcionantes crescem, comprimem a restante glândula e interferem com a sua normal função. Isto pode conduzir a deficiências nas hormônios que controlam a função sexual e reprodutiva, a glândula tiroide e as glândulas supra-renais. Mais raramente aparece o diabetes insipidus.

As situações de excesso de produção hormonal hipofisária provocam sintomas clínicos bastante característicos que são os Prolactinomas (secretam prolactina), a Acromegalia (secretam hormônio de crescimento-GH ), e a Doença de Cushing (secretam hormônio adrenocorticotrófico – ACTH).

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DE UM ADENOMA DA HIPÓFISE?

A cefaléia do adenoma da hipófise não é específica, pode ser de longa data, pode mimetizar várias cefaléias primárias. A piora progressiva da dor de cabeça, a associação de déficit visual, com perda da visão periférica lateral e alterações endócrinas, ou por hipofunção ou por hipersecreção de hormônios como a prolactina (causa galactorreia, saída deleite dos mamas), hormônio do crescimento – GH (causa crescimento anormal dos ossos), ou cortisol (hipertensão, aumento de peso, facies cushingóide).

DIAGNÓSTICO DO ADENOMA DA HIPÓFISE

O diagnóstico do adenoma da hipófise é feito apartir da suspeita clínica, pela presença dos dos sintomas neurológicos (dor de cabeça, alterações visuais) e hormonais, seja de deficiência ou excesso.

Para confirmar a suspeita de ser o paciente portador de adenoma hipofisário deve ser avaliado através preferencialmente da ressonância magnética da hipófise. A tomografia computadorizada da região da sela túrcica (região na qual se localiza a hipófise) pode também ser feita, mas não dá informações tão precisas quanto a ressonância magnética. Para saber mais sobre: ressonância magnética.

Detectado o adenoma ou na presença de sinais e sintomas de deficiência ou excesso hormonal, devem ser realizadas também dosagens de todos os hormônios hipofisários. Em algumas situações são necessários testes funcionais para análise do perfil de secreção de alguns hormônios hipofisários.

TRATAMENTO DO ADENOMA DE HIPÓFISE

Nos pacientes com adenomas secretores de prolactina (prolactinomas), o tratamento é inicialmente clínico, com boa resposta em mais de 80% dos casos. Os medicamentos utilizados são a bromocriptina, o lisuride e a cabergolina, em doses progressivas até a obtenção da normalização da prolactina e redução do volume do adenoma hipofisário.

Em situações nas quais não se alcançam esses objetivos, pode ser indicada a cirurgia transesfenoidal para ressecção do adenoma. Essa cirurgia é uma microcirurgia realizada através da região nasal, utilizando microscópio e abordando a região do hipófise por sua parte inferior.

Em pacientes portadores de adenomas secretores de GH (acromegalia) e ACTH (doença de Cushing) deve-se estabelecer um diagnóstico hormonal específico e, se comprovada cada uma das doenças, o paciente deve ser inicialmente submetido a cirurgia transesfenoidal para ressecção do adenoma.

Em pacientes com tumores não-secretores, deve ser avaliado detalhadamente o hipopituitarismo associado, e uma vez corrigidas as alterações hormonais de maior risco (deficiência de cortisol e de hormônios da tireóide), o paciente deve ser submetido a cirurgia transesfenoidal para ressecção do adenoma.

Mais raramente, em tumores muito volumosos, pode estar indicada a cirurgia por via transcraniana, ou seja, realizando uma abordagem da hipófise por sua porção lateral ou superior, o que envolve cortes cirúrgicos na calota craniana.

Os adenomas da hipófise podem ser tratados com a radioterapia, novos métodos de radioterapia da hipófise podem ser utilizados sendo mais eficazes e mais rápidos do que o método tradicional.

Já nos casos que não podem ser completamente removidos pela cirurgia, a introdução da radioterapia pós-operatória é prática frequente. Esta decisão é baseada nas características dos doentes, no tamanho e posição do resíduo, assim como na agressividade do adenoma inicial.

Para saber mais sobre o Centro de cefaléia, clique em clínica.

Para saber mais sobre, o Dr Mario Peres.

27 Replies to “Adenoma de hipófise”

  1. dr mario tenho um adenoma hipofisari com tamanho de 7mm com erosao no teto esfenoide tsh de 17,00 ja passei por varios medicos mas nenhum ate agora nao me esplicou nada estou com muita dor de cabeça com tonturas constantes estou desesperada por favor me ajude.

  2. Tive um diagnóstico de adenoma na hipófise através de uma ressonância magnética.Gostaria de saber, se o exame é definitivo,porque fiquei com muito medo,mas meu neurologista não deu a importância que eu esperava.

  3. Descobrir que tenho oadenoma á 2 anos e não fiz tratamento pois tenho tentado uma consuta com um endroquino +estar muito dificil , tenho dores de cabeça constante e dores no olho esquerdo pois o tumor estar direcionado para o lado esquerdo ,a prolaquitina estar em 35038

  4. oi eu sempre tive muita dor de cabeça do lado esquerdo, depois tive confirmado em exames cortisol um pouco elevado,colesterol e triglicerideos. Depois comecei a ter secreção em ambas as mamas. Uma mama é um liquido incolor e na outra tipo um leite mais grosso, tenho problemas vasculares, retirei em abril um hemangioma de úvula (benigno ), tenho vários casos de cancer na familia inclusive uma filha transplantada de medula .O médico me pediu exames de hormonios para suspeita de adenoma de hipófise se se confirmar qual o tratamento mais adequado no meu caso ?

  5. Gostaria de saber para uma mulher com microadenoma da hipofise, sendo secretor de prolactina, qual a chance de engravidar ?
    dsede já agradeço.

  6. qual exame devo fazer para saber se esta afetando minha visão?
    e caso faz a cirurgia o tumor é finalizado? não tem risco de voltar?
    esse tumor na hipofise pode matar?

    obrigada!!

  7. Boa Noite,tenho adenoma de hipofise e estou gravida nem comecei tomar nenhum remedio pois estou gravida,gostaria de saber se eu estiver parto normal não corro algum risco ,e se todo esse problema não afeta o bebe? grata suzana

  8. excelente as informações.acessei este site por tb possuir enxaqueca e queria saber quais as possiveis causas.agradeço.

  9. Dr Mario tenho tumor de hipófsi e gostaria de tirar uma dúvida! Quando estou com fortes dores de cabeça sinto tambem fortes dores nas juntas, me doí todo o corpo como se eu tivesse febríl e fico bastante indísposta, gostaria de saber se esses sintomas normalmente acontece. Um abraço

    1. minha filha tem um adenoma na hipofise ela toma purant4 so que o adenoma nao aumenta mas tambem nao diminui ja fazem6 anos ela pegou muito peso e nao perde nem fazendo exercicios e nem fazendo regime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.