pew research

Baixa confiança de Brasileiros em ciência e instituições

Baixa confiança de Brasileiros em ciência e instituições

Pesquisa do centro Pew Research mostra dados interessantes que merecem comentários.

 

pew research
Pew research confiança na ciência

Neste gráfico vemos que na maioria dos países existe uma confiança da população nos cientistas, mas chama a atenção que o Brasil está entre os últimos, com apenas 23% da população confiando que o que os cientistas fazem é o certo. Mas o que pode explicar isto? Esta baixa confiança se deve a problemas com os pesquisadores Brasileiros? Não, o problema é melhor explicado neste outro gráfico aqui abaixo.

Aqui podemos ver claramente que a confiança do Brasileiro é baixa entre várias instituições e grupos: militares, políticos, jornalistas, e também cientistas. Na verdade, entre todos estes, os cientistas são os que apresentam mais confiança da população, são 23% contra 12% para os jornalistas, 9% para o governo.

Mas a população global confia muito em ciência? Não muito, 36% é a média. Vamos olhar mais especificamente em países com boa tradição em pesquisa: Alemanha tem o dobro de confiança que o Brasil, 46%, Estados Unidos tem 38%. Americanos confiam muito mais nos militares que nos cientistas, 56% vs 38%. Não é por acaso que o orçamento anual para pesquisa nos EUA é de USD 40 (quarenta) bi e o militar é USD 700 bi (sim SETECENTOS!).

Fica a reflexão de que rumos a humanidade está tomando, se investimos 20 vezes mais em guerra que pesquisa, o resultado não pode ser tão diferente…

Dr Mario Peres é médico neurologista, presidente da ABRACES, membro do Board of Trustees da Sociedade Internacional de Cefaleias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.