Baixa confiança de Brasileiros em ciência e instituições
Pesquisa do centro Pew Research mostra dados interessantes que merecem comentários.
Neste gráfico vemos que na maioria dos países existe uma confiança da população nos cientistas, mas chama a atenção que o Brasil está entre os últimos, com apenas 23% da população confiando que o que os cientistas fazem é o certo. Mas o que pode explicar isto? Esta baixa confiança se deve a problemas com os pesquisadores Brasileiros? Não, o problema é melhor explicado neste outro gráfico aqui abaixo.
Aqui podemos ver claramente que a confiança do Brasileiro é baixa entre várias instituições e grupos: militares, políticos, jornalistas, e também cientistas. Na verdade, entre todos estes, os cientistas são os que apresentam mais confiança da população, são 23% contra 12% para os jornalistas, 9% para o governo.
Mas a população global confia muito em ciência? Não muito, 36% é a média. Vamos olhar mais especificamente em países com boa tradição em pesquisa: Alemanha tem o dobro de confiança que o Brasil, 46%, Estados Unidos tem 38%. Americanos confiam muito mais nos militares que nos cientistas, 56% vs 38%. Não é por acaso que o orçamento anual para pesquisa nos EUA é de USD 40 (quarenta) bi e o militar é USD 700 bi (sim SETECENTOS!).
Fica a reflexão de que rumos a humanidade está tomando, se investimos 20 vezes mais em guerra que pesquisa, o resultado não pode ser tão diferente…
Dr Mario Peres é médico neurologista, presidente da ABRACES, membro do Board of Trustees da Sociedade Internacional de Cefaleias.