A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e musculos. O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, eentre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento,distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabalgismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias, distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonancia magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobreos exames clique aqui.

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em clínica

12 Replies to “Neurologia, Neurologista”

  1. Há mais ou menos 6 meses percebi um caroço na cabeça acima da nuca do lado esquero. Tenho muita dor de cabeça e ao ir ao neurologista o mesmo disse que os sintomas da dor referiam-se a uma enxaqueca que não duvido realmente ter porém em relação ao caroço disse ser causado por tintura ou progressiva. Disse que poderá não desaparecer. Como a consulta foi rápida e as respostas curtas fiquei sem perguntar se deveria fazer algo em relação a isso além de, claro, não utilizar as tais químicas. Fiquei preocupada tbm com o diagnóstico somente pelo toque sem nenhum exame para ter a certeza.

  2. Ola doutor boa noite,no ano passado no mes de novembro levei na minha cabeça uma pancada.E que constatementeeu sentia muitas dores de cabeça.e que percebe que surgiu o caroço na minha nunca .o que pode ser doutor?

  3. AHH DR. ELE JÁ FEZ VEZES CIRURGIA PELO NARIZ PARA RETITRAR O TUMOR COMO ELE É COLADO COM A VEIA OTICA NAO FOI POSSÍVEL RETIRAR TODO Y TA VOLTANDO A CRESCER . O MEDICO FALOU NA EPOCA DA CIRURGIA EM 2007 SE VOLTAR PRECISAR FAZER OUTRA NAO VAI SER MAIS POSSÍVEL FAZER PELO NARIZ Y SIM PELA CABEÇA .. ME DIGA ALGOO POR FAVOR.

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

  4. Não tenho problema de pressão, nem diabetes , á pouco tempo fiz todos os exames, mas senti vertigem , tontura, vista embaçada domencia mas mãos,boca e língua tive muito medo, preciso de um conselho, qual o exame mais apropriado para mim? Tenho 39 anos e sou uma pessoa bem ativa,adorei o site obrigada.

  5. sofro de uma depressão a vários anos e tenho dores na nuca e em toda estensão da coluna, sinto-me tonta durante várias horas do dia, tomo Mitarzapina 30g ( Metade) e Clonazepan 3 gotas. esse mal estar pode estar ligado a medicação???

  6. as vezes tenho dores de cabeça e também entre as sombrancelhas, tenho diagnostico de bipolar, porém está estacionado, tomei algumas medicaçoes como floxetina más me auterou ainda mais o meu humor, me deixando ansiosa, nervosa e fora de mim, esta medicaçao é um horror. Tomei a medicaçao litio esta porém me deu reação de alergia nos membros inferiores, pernas, hoje me encontro com meus pés inchados, vermelhor, com formigamento, gostaria de uma opinião do dr.mario peres neurologista, desde já agradeço!

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.