Apneia do sono e cefaleia tem estreita relação, dores de cabeça podem ser causadas pela apneia do sono

O que é apneia do sono?

A apneia/hipopneia é definida como interrupção/diminuição do fluxo aéreo (respiração) que leva a queda do oxigênio no sangue e a despertares durante o sono.

As apneias podem ser central, obstrutiva ou mista. A apneia obstrutiva ocorre quando o fluxo de ar é interrompido e a pessoa apresenta um esforço inspiratório que interrompe o sono. A apneia do sono central se dá quando não ocorre fluxo nem esforço expiratório, é uma disfunção do sistema nervoso central, dos centros regulatórios da respiração no cérebro. A apneia  mista é quando ocorre a combinação das duas apneias, a central e a obstrutiva. As apneias do sono geralmente duram mais que 10 segundos e são considerados anormais quando ultrapassam a freqüência de 5/hora. Os malefícios da doença decorrem da soma de apneias ao longo de anos. O risco de morrer durante uma única apnéia é pequeno, pois, após 20 ou 30 segundos ocorre o despertar e a respiração retorna.

Sintomas de apneia do sono. A apneia do sono pode se manifestar com vários sintomas, mas os principais são o ronco noturno, com pausas respiratórias e a sonolência diurna, com a tendência de cochilar durante o dia.

ESCALA EPWORTH PARA AVALIAÇÃO DO SONO

 

A escala de avaliação de sonolência diurna mostra a probabilidade de ser ter um distúrbio do sono, define-se como sonolência excessiva diurna quando a escala tem pontuação maior que 10.

A Escala de Epworth sugere a possibilidade de algum distúrbio do sono (insônia, sonambulismo, etc.) que durante a noite impede o paciente de ter um sono tranqüilo, reparador e consequentemente provoca sonolência durante o dia.

A Escala de Sonolência Epworth é um método utilizado para medir os níveis de sonolência diurna,

Teste seu sono! Nesta escala você atribui notas (0 a 3) para cada situação de acordo com a possibilidade de dormir frente a cada uma das oito perguntas.

A pontuação deve ser feita da seguinte maneira:

  • 0 – nenhuma chance de cochilar.
  • 1 – pequena chance de cochilar.
  • 2 – média chance de cochilar.
  • 3 – grande chance de cochilar.
  • Situação Pontuação
    1.Sentado lendo  
    2.Assistindo TV  
    3.Sentado, inativo, em lugar público (praça, igreja, sala de espera)  
    4.Como passageiro em carro, trem, ônibus, andando 1 hora sem parar  
    5.Deitando-se para descansar à tarde  
    6.Sentado e conversando com alguém  
    7.Sentado calmamente após almoço sem uso de álcool  
    8.Dirigindo carro que está parado por alguns minutos em trânsito intenso  
    Total  

    Se você pontuou até 6, provavelmente tem uma boa noite de sono.

    de 7 a 10 está no limite, de 11 para cima já ocorre sonolência diurna excessiva, um médico deve ser procurado para diagnosticar provavelmente algum distúrbio do sono.

    De 15 a 20 a sonolência é moderada, acima de 20 a sonolência é intensa.

    Outros sintomas que podem estar ligados a apneia do sono são: ganho de peso, falha na memória, déficit de atenção, dor de cabeça pela manhã, sono agitado, boca seca ao acordar, pressão alta, falta de ar, engasgos noturnos, disfunção sexual, depressão, irritabilidade, cansaço, fadiga.

    As principais causas da apneia do sono são: o formato mandibular, obesidade,menopausa, garganta estreita, macroglossia (língua grande) obstrução nasal, amígdalas grandes, hipotireoidismo, acromegalia, o sexo masculino, e a predisposição genética

    Tratamento

    O tratamento das apnéias do sono varia conforme o caso. Depende da causa, da idade, da gravidade, da aceitação e da adesão às medidas propostas. Pode-se usar aparelhos, cirurgias e medicamentos. Quem sofre de apnéias deve evitar qualquer relaxante muscular como álcool ou medicamentos sedativos, calmantes e antialérgicos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.