Cefaleia tensional – o que é | Cefaleia tensional- sintomas | Cefaleia tensional – diagnóstico | Cefaleia Tensional ou enxaqueca | Cefaleia tensional- causas | Cefaleia tensional – tratamento

A cefaleia do tipo tensional é também uma cefaleia primária, como a enxaqueca, tem crises de dor de cabeça mais fracas, podem ser mais curtas na sua duração (30 minutos) e podem também ser mais longas (7 dias).

As caracteristicas da cefaleia do tipo tensional são praticamente opostas a enxaqueca, a dor de cabeça ao invés de pulsátil é uma dor de cabeça em peso, em aperto. Costuma ser uma dor de cabeça bilateral, os dois lados da cabeça doem. A dor de cabeça é fraca ou moderada, enquanto na enxaqueca, a dor é mais forte.

Abaixo encontra-se o critério diagnóstico para cefaleia tensional

 

CEFALEIA DO TIPO TENSIONAL

A

Ao menos 10 preenchendo itens B, C e D 

B

Duração de 30 minutos a 7 dias 

C

Ao menos 2 dos 4 seguointes

 

Dor dos dois lados da cabeça

 

Dor em peso ou aperto (não pulsátil)

 

Intensidade moderada ou fraca

 

Não agravada por atividade física ou esforço

D

Ambos abaixo presentes

 

Não ocorre náusea nem vomitos

 

Pode haver ou só incômodo com a luz ou só com barulho, mas não os dois juntos

Continuum enxaqueca – cefaleia tensional

Em 1973, Walters e outros colocou em palavras a idéia do “continuum”. Mas, é claro, poucas vezes os pacientes, sofredores de dor de cabeça, lêem diagnósticos nos livros médicos.

A teoria do continuum fala sobre um espectro de manifestações, polarizados em dois lados, de um lado a enxaqueca e de outro a cefaléia tensional. Um mesmo indivíduo pode ter um dia uma crise com intensidade alta, vomitando, com dor latejante, de um só lado da cabeça, tendo que ficar deitado na cama: uma crise de enxaqueca; e outro dia ter uma dor mais leve, em peso, sem latejar, sem náusea, dos dois lados da cabeça, continuando a trabalhar sem tanto problema: é uma crise de cefaléia tensional. E se uma crise for latejante e forte, mas sem náuseas, sem incômodo com a luz e barulho? É enxaqueca ou enxaqueca tensional?

Pois é. Este é um dois maiores problemas na área das cefaléias, porque ao se definir enxaqueca segundo os critérios descritos na tabela, deixamos de diagnosticar um quadro incompleto, sem todas as características, que na verdade, são também tão comuns e incapacitantes que as enxaquecas e cefaléias do tipo tensional. É por isso que hoje chamamos de “provável enxaqueca”.

A teoria do continuum aceita o pólo enxaqueca e o pólo tensional como pontas de uma mesma reta, ou os dois lados da mesma moeda.

Cefaleia tensional – CAUSAS

A cefaleia tensional tem como causa um excesso de contratura muscular na região cervical, e da toda a musculatura pericraniana, os musculos que estão junto ao cranio, cabeça. Assim como na enxaqueca, a tensão, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, stress (estresse) são causadores, deflagram as crises de cefaleia tensional.

Cefaleia tensional – TRATAMENTO

O tratamento da cefaleia tensional tem principalmente abordagem preventiva, isto é, evitar que a dor de cabeça apareça. O uso de remédios preventivos é a base do tratamento, mas medidas não medicamentosas como relaxamento, fisioterapia, psicoterapia (principalmente da linha cognitiva comportamental), yoga, exercícios físicos, acupuntura são usados.

Analgésicos devem ser evitados quando a dor de cabeça é frequente, com mais de duas vezes por semana, pois pode causar uma cefaleia de rebote. Relaxantes musculares podem ser utilizados, assim como antidepressivos e também remedios neuromoduladores.

Para saber mais sobre: enxaqueca, dor de cabeça, cefaleia tensional

16 Replies to “Cefaleia Tensional”

  1. Tenho quase todos os dias dor de cabeça frontal afetando ate os olhos, pulsa, tomo analgesico com frequencia, e volta a dor.doi minha nuca, e tenho enjoo.o que fazer é enxaqueca esses sintomas. Obrigada.

  2. Tenho quase todos os dias dor de cabeça frontal afetando ate os olhos, pulsa, tomo analgesico com frequencia, e volta a dor.doi minha nuca, e tenho enjoo.o que fazer é enxaqueca esses sontomas. Obrigada.

  3. Difícil explicar as dores, mas tenho cefaléia tensional e mais: estou parando com os remédios psiquiátricos, deu rebote.
    Continho, cadê você diacho!
    GUTO GUEDES

  4. Ola, meu nome e rafaela.
    DR. estava sentindo muitas dores de cabeça e com pontadas fortes, ai fui pro medico e ele disse que eu estava com cefaleia tensional, mas como falei das pontadas na cabeça ele passou uma tomografia, então eu fiz graças a deus não deu nada. ai o medico mim passou remédio anti-depressivo ai eu tomei, no caso resolvi parar antes do tempo para poder engravidar. depois de 1 mês as dores voltarão fui novamente a outro medico e ele mim passou outro anti-depressivo começei a tomar, so que fico sentindo umas pontadas fortes na cabeça o que pode ser?

  5. olá.procurei informação sobre o tipo de dor que tive e nao consegi achar nada igual ,é uma dor como se precionassem um lado elugar exato na minha cabeça do lado esquerdo bem no meio,senti como se estivessem empurrando algo ali …oque será??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.