O que é um tumor cerebral?

Tumor cerebral é uma massa ou um crescimento anormal de células no cérebro. Muitos tipos diferentes de tumores cerebrais existem. Alguns tumores cerebrais são benignos, e alguns tumores cerebrais são cancerosos (malignos). Tumores cerebrais podem crescer primariamente no cérebro (tumores cerebrais primários), ou de neoplasias que podem começar em outras partes do corpo e se espalhar para o seu cérebro, são as chamadas metástases.

Tipos de tumor cerebral

Existem vários tipos de tumores cerebrais primários como os:

  • Gliomas (astrocitoma, glioblastoma, oligodendroglioma, oligoastrocitoma)
  • Meningiomas
  • Adenomas da hipófise
  • Ependimomas
  • Cistos
  • Scwanoma
  • Linfoma primário do Sistema Nervoso Central (SNC)
  • Sintomas do tumor cerebral

    Existem vários tipos de sintomas que tumores podem gerar, dores de cabeça (cefaleias), desmaios ou crises epilépticas, problemas de visão, fala, movimentos. Cada sintoma pode estar relacionado a um tipo de tumor, tamanho ou a sua localização. As manifestações mais típicas são:

  • Início recente ou mudança no padrão da dor de cabeça
  • Cefaleia que gradualmente se tornam mais freqüentes e mais graves
  • Náuseas ou vômitos sem explicação
  • Alteração na visão, tal como visão turva, visão dupla ou perda da visão periférica
  • Perda gradual da sensibilidade ou movimento em um braço ou uma perna
  • Dificuldade com equilíbrio
  • Dificulade para falar
  • Confusão em questões cotidianas
  • Mudanças na personalidade ou comportamento
  • Convulsões, desmaios, sobretudo em alguém que não tem uma história de crises convulsivas
  • Problemas auditivos
  • Distúrbios Hormonais (endócrinos)
  • Tratamento do tumor cerebral

    Os tumores do sistema nervoso central podem ser tratados através de neurocirurgia, para retirada do tumor. Podem ser tratados também com radioterapia, quimioterapia, terapias hormonais (para adenomas da hipófise). Alguns esquemas de quimioterapia vem sendo utilizados para o tratamento do glioblastoma multiforme como a temozolamida (temodal), e bevacizumab (avastin).

    Além do próprio tumor cerebral, devem ser tratados os sintomas decorrentes dele como a dor de cabeça, perdas funcionais (força, fala), e epilepsia (crises convulsivas).

    7 Replies to “Tumor Cerebral”

    1. Olá Dr. Mario Peres!

      Venho aqui para relatar minha História e ver quer qual a solução possivel.
      Tenho 18 anos, e há alguns anos atrás comecei a ter os primeiros sinais de dores de cabeça, ocorrendo os primeiros diagnosticos através da visão turva. Passando-se alguns anos as dores foram se intensificando cada vez mais, tive uma crise de nervos que afetou afetou minhas pernas e meu estomago.Dias se passaram e tudo voltou ao normal, até que comecei a ter os verdadeiros sinais de cefaleias, fui levada ao neuro e ele diagnosticou enxaqueca, pois na minha familia minha vó materna teria quadros de enxaqueca, ele passou o “AMATO” pra\ mim. As crises!? sim diminuiram, mas sem vinham com força total, que era capaz de mim deixar acamada, irritada ao barulho e a claridade.
      Ao ver meus choros e dores durantes as crises, meus pais e familiares, partiram em busca de uma resposta, até que fiz a primeira tomografia, que segundo o Laudo, deu uma suspeita de foco hemorragico ou um feixe, um neuro pediu para fazer a pulsão lombar, ninguém fazer, ai prossegui com minha dores, ai parti para ressonancia até que nela se detectou um adenoma de hípose de 6mm.
      Fui a outro neurologista, lá ele detectou enxqueca por parte biologica, e trocou-se o meticamento pelo o TOPAMAX, minhas dores até que diminuriam. Certo dia na faculdade, passei mal comecei a mim tremer toda, coração disparado, não conseguia falar, parecia que eu ia morrer, mas aos poucos foi passando. Esses sintomas sempre vem de vez em quando. O neuro passou a 1 mês outra ressoncia propria da hípose, e foi confirmada o nodulo de 6 mm. Só que antes de saber do resultado, já estava sentindo umas dores, na cabeça toda, ela era nela toda, mas ia passando aos poucos, mas depois ficava a gastura, a chamada fadiga, e estou assim a duas semanas, e nenhum remedio pra dor passa, minha cabeça esta muito dolorida, não consigo encostar direito no travesseiro. Ah, e meu comportamento esta totalmente mudado, estou agressiva, no ponto de briga, até remedar minha mãe coisa que nunca fiz, cara trancada direto.
      Minha dor de cabeça é so de um lado, ou seja, só do lado direito.
      Já aplicaram dois bloqueios.

      Detalhes sobre mim: Tenho pouco cabelo, minha mestruação atrasa de 2 a 3 meses, tenho facilidade muito grande de ganhar peso, tenho visão turva.
      O que eu faço? não aguento mais essas dor, essa gastura na minha cabeça.

      1. Olá Thayná, sei bem como você se sente pois me sinto quase igual a você.Há uns tempos venho sentindo umas dores de cabeça que mais parecem umas pontadas, a dor não chega a ser muito forte mais incomoda. Logo fiquei com medo de ser algo mais sério e me direcionei ao google em busca de respostas e confesso que estou muito assustada com o que isso pode ser. Essa semana fui ao neurologista e ele disse que pode ser enxaqueca crônica, porém passou uma tomografia para tirar a certeza .Mesmo assim não consigo tirar da minha cabeça esses pensamentos, estou com muito medo,pois só tenho 17 anos.

    2. ultimamente tenho tido fortes dores na cabeça com motivos e ate mesmo sem motivo algum, apos ler textos na internet identifiquei meus sintomas ao de pessoas com aneurisma cerebral, nao sei quais procedimentos tomar para ouvir de um medico se tenho ou nao. me ajude a cada dia que passa as dores sao mais frequentes e maiores.

      1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

        Obrigado
        Equipe Portal Cefaleias.com.br

    3. Bom dia DR.Marcio Peres!
      Recentemente segundo relato de meus familiares,acordei e desmaiei logo em seguida.Mas a unica lembrança que tive apos acordar,foi no hospital!
      Segundo o médico,tudo indicava que possivelmente sofri um ataque epiléptico.Fiz os exames necessarios e recebi um diagnostico do meu medico que possuo um cisto cerebral,porém pela sua localização não daria para retirar parte do mesmo para estudo,pois comprometeria algum de meus sentidos(assim como a sirurgia).Estou fazendo o uso de um medicamento anti convucivante chamado idantal(por segurança medica).Certo dia eu iria cair de uma estera de uma academia aqui local,porém só tenho lembrança de estar sentado na mesma,mas a Perssonal training disse que senti que sentiria-me mal e pulei da estera e ela me sentou no chão,mas eu só me lembro quando já estava no chão!
      Contudo,quero te fazer algumas perguntas,qual é a possibilidade deste cisto ser malígno em minha vida?e qual é a relação com esta perda repentina de lembrança?terei que fazer o uso deste medicamento para o resto da minha vida?estou afastado de minhas atividades profissionais,será possivel minha volta para minhas atividades rotineiras?
      Dentre tantas questões,
      Desde Já te agradeço!
      bom dia!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.