Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina
Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.
Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.
Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.
A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.
O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.
Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.
Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina
Dr. Estou tomando Valdoxan 25mg a 15 dias e
ainda não percebi melhora nenhuma na minha
depressão.
Quanto tempo leva para começar fazer efeito?
obrigado Paulo
Me desculpe, mas pra que existe este quadro se não e respondido nossas duvidas?
As vezes estamos desesperados por uma orientação e não temos.
Ola, tenho 29 anos é sofro de fortes crises de exaqueca, ñ consigo ter uma vida normal, fui orientada pelo medico a tomar valdoxan, gostaria de saber se a pessoa fica dependente deste medicamento, já fiz tratamento com amato e nada adiantou.
Gostaria de saber se o Valdoxan, por agir na melatonina, funciona também no tratamento de síndrome da fase atrasada do sono, para pessoas que são vespertinas extremas.
AGORA PERGUNTO, O VALDOXAM CAUSA FORTE DEPENDENCIA? ISSO NÃO SEI E TTENHO GARNDE CURIOSIDADE PQ TENHO MTO MEDO DE FICAR DEPENDENTE PRO RESTO DA VIDA, TANTO DO VALDOXAN, COMO DO RIVOTRIL.
PREZADOS, ACHO Q POSSO AJUDAR EM ALGUMAS PERGUNTAS ACIMA. TOMO VALDOXAN HÁ 6 MESES, ASSIM QUE COMEÇOU A SER CONHECIDO NO BRASIL. ANTES DELE TOMAVA LEXAPRO, QUE ME AJUDAVA MUITO NA DEPRESSÃO E ANSIEDADE. FAÇO USO TB HÁ BASTANTE TEMPO DO RIVOTRIL. AS DOSES DESSE ÚLTIMO VARIAM MTO DE ACORDO COM MINHA ANSIDADE. VOLTANDO AO VALDOXAN, ELE ME AJUDA MTO NA QUESTÃO DO SONO. MAS, SOFRO DE ENXAQUECA HÁ BASTANTE TEMPO, MUDANDO SEMPRE OS MEDICAMENTOS QUE A TRATAM, COMO OS ANTI-CONVULSIVANTES. O VALDOXAN, INFELIZMENTE NÃO ME AJUDA EM NADA COM RELAÇÃO A ENXAQUECA, QUE CONTINUA FORTE QD NÃO DURMO BEM OU ESTOU TENSA. CONCLUSÃO, ELE AJUDA MTO NA DEPRESSÃO SEGUIDA DE ANSIEDADE NA HORA DE DORMIR,MAS, NA ENXAQUECA AINDA NÃO VI NENHUM RESULTADO!!! ESPERO TER AJUDADO!!
TOMO VALDOXAM 25 Á1 ANO E AGORA DEVIDO ACIRCUNSTANCIAS DIVERSAS EU VOLTEI A TER SINDROME DO PANICO, COM GRAVES PROBLEMAS P DORMIR E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, A SINDROME ME ESTA MATANDO , A ANSIEDADE VAI ME LEVAR A LOUCURA PARECE, QUE POSSO TOMAR ALEM DO VALDOXAM P MELHORAR?? QUEM SABE SERTRALINA?? FRONTAL. AGUARDO URGENTE RESPOSTA.
Prezados!
Gostaria de saber se também é indicada para transtorno de pânico ( com agorafobia). Tomo atualmente Citalopran 30mg e rivotril( 0,5mg diário) Seria possivel este novo medicamento, ser mais uma opção?
Aguardo.
Atenciosamente
Antonina
Estou começando um tratamento com lexapro, tomando inicialmente 5 mg dia, pois estava tomando assert 50mg dia, so que estava me sentindo muito desatenta, depois de ter lido uma reportagem na veja sobre a real eficacia dos antidepressivos, li tb sobre as invenções mais recentes no caso a agomelatina.
Gostaria de saber se devo antes de começar a partir para dosagem inicial de lexaro (10mg) se nao seria melhor paratir para a agomelatina ja que os efeitos colaterai sao bem mais reduzidos e nao atua diretamente na serotonina?
Me ajude por favor! minha depressao nao considero alta e pra falar a verdade ja pensei em parar de tomar qualquer tipo de remedio pois naogosto nem um pouco da ideia de ficar dependente de drogas medicamentosas pelo resto da vida, nao seria uma exploraçao de certa forma dessa grandiosa industria farmaceutica? nao sei preciso de um norte!obrigada
Tomo 03 mg de alprazolan, paa dor de cabeça tensional, mas não esta fazendo mais efeito. Posso tomar valdoxan para esse fim.
Meu problema e dor na coluna cervical, tensão muscular que doi os musculos do pescoço e vai para cabeça causando uma forte dor no cranio.
Me ajude por favor.