Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. Quero dizer da minha imensa gratidão ao médico psiquiatra Dr. Jawed pelo uso contínuo de Agomelatina ( Valdoxan) dentre outros… Foi a minha salvação pois estava sofrendo muito com depressão e ansiedada.
    Hoje tenho melhor qualidade de vida …

  2. Meu amigo esse remédio é bom pois já tomei vários, e esse eu me sentir bem melhor, só tem um detalhe ele é um pouco caro.

  3. Valdoxan está sendo uma bênção na minha vida. estava no fundo do poço, e tudo que tomava ora me deixava grogue, ora me dava palpitações, aceleramento no coração, até que resolvi mudar de médico, e ele me receitou esta preciosidade. Meu sono era perturbado, tinha até 10 despertares noturnos. Na primeira noite, após a terapia com Valdoxan, senti uma melhora na qualidade do sono. E isso só vem aumentando, também melhorou o meu humor que estava em baixa. A ansiedade e agressividade estão controladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.