Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. Tenho depressaõ desde os meus 20 anos; hoje estou com 56 anos tomo todos os remedios direito; ´so que nada me traz a paz interior que eu tinha antes; me sinto perturbado todos os dias senaõ é uma coisa é outra.Queria saber se esse novo medicamento me faria bem. ou o que poderia me fazer bem; pois tudo que pensarem já fiz abç.

    1. Estou usando a agomelatina ha 4 meses e depois de quase 5 anos e a primeira deogas para depressao que realmeente esta me deixando bem e com melhor humor.

  2. Iniciei o tratamento ontem a noite co o Valdoxan, hoje pela manha acordei com muito sono o olho ficou meio sensível ao dirigir que fechava toda hora, mas cheguei no trabalho e estou me sentindo bem, eu me irritava muito facil, no transito e com pessoas ao meu lado, era da agua para o vinho… Efeitos colaterais são leves tonturas, bem leves mesmo… Se alguém tiver alguma dica ou queira compartilhar mais sobre esse medicamento estou por ai…

    Abraço pra todos.

  3. COMECEI UM TRATAMANETO COM VALDOXAN HÁ 01 SEMANA E ESTOU ME SENTINDO MELHOR, VAMOS VER NO QUE VAI DAR, MAS O PRINCIPAL NÃO É O REMÉDIO É TENTAR MUDAR UM POUICO O NOSSO PADRÃO DE VIDA, SEI QUE É MUITO DIFICIL MAS É POSSIVEL, E PRINCIPALMENTE SE APEGAR MAIS A DEUS É O QUE ESTA ME AJUDANDO BASTANTE, BJOSSSS

  4. Minha medica passsou pra eu tomar valdoxan, mas qdo li a bula fiquei com medo de tomar, a medica me passou foi pra ansiedade pois tenho problema sério com ansiedade, só que ate hj nunca tomei e estou cada dia mais ansiosa estou comendo compulsivamente.
    será que devo tomar?!

  5. Estou tomando o Valdoxan a uma semana, mas antes já havia tentado o Lexapro, sem nenhum efeito. Após três meses de tentativa, já associado ao rivotril (8 gotas a noite) e sem melhoras, passei a tomar Mirtazapina, que rapidamente começou a fazer efeito. O problema é que com este último medicamento engordei 5 quilos em um mês e tinha fortes dores nas articulações dos pés ao acordar. Após dois meses tomando a Mirtazapina, o meu médico trocou para o Valdoxan, não tenho me sentido tão bem quanto com a Mirtazapina, mas acho que é questão de tempo. Meu diagnóstico é de depressão e síndrome do pânico, associada a forte estresse. Abraços e força a todos, pois “tudo posso naquele que me fortalece”.

  6. estou tomando valdoxan a um mês e, tenho sentido fortes dores de cabeça, durmo um pouco mais em relação aos outros medicamentos como: pondera e frontal, e minha memória continua péssima.

  7. tomo bromidrto de citalopram 20mg a 3 anos tirou toda minha libido
    o medico passou o VALDOXAN 25mg para a depressao e para ver se melhora a libido sera que resolve mesmo.

  8. ohlha comecei a toma to gostando mas tomo co rivotril e sintrome do panico tive muito as vezes da rivotril e muito bom , pelo menos amim tomare q ajude mas e mas nosso piscologico viver a vida e td de bom olha q so deus sabe q tenho passado mas to aq amigas em geral precisar to aq!!!!!

  9. Iniciei o tratamento com o Valdoxan, ontem à noite,
    e, sinceramente, estou me sentindo muito bem, só senti uma dorzinha de cabeça hoje cedo, quando acordei, mas, passou rápido!!
    Em comparação com o Pondera, sinceramente, posso dizer que não senti nada, porque, com o Pondera (20mg), pensei em desistir várias vezes, o tratamento, porque, no início foi cruel passar por todos aqueles sintomas, mas, o resultado bom também veio passado esse período inicial.. Mas, já depois de 3 anos tomando o Pondera, voltei à me sentir triste.. Então, procurei o médico q me indicou o Valdoxan… Mas, continuo com o Pondera, ele falou q irá analisar no próximo mês, se retiro o Pondera, ou não.. Mas, amei o Valdoxan… Por não me causar aqueles efeitos.. E, estou botando fé, que irá dar certo e que logo irei ficar bem.. O que qro dizer p quem tá iniciando, é que, continue. Confie em Deus, e tbm no seu médico.. Se for um bom médico, ele saberá o q está fazendo… Abraço em todos!! <3

  10. valdoxan foi um achado na minha vida pois minha mente descansa totalmente e eu acordo refeita no outro dia. Algo que tanto me incomodava que era o mal humor matinal, o cansaço, agitação a noite, tudo melhorou graças a deus! estou gostando mto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.