Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. FAÇO USO DE VALDOXAN À NOITE E DO ESPRAN PELA MANHÃ A CERCA DE 40 DIAS E TENHO UMA TOTAL INSONIA E DOR DE CABEÇA….tá sENDO PÉSSIMO… E O PSIQ AINDA ME PASSOU UM REMÉDIO PRA INSONIA…NÃO CONSIGO ME DESLIGAR…

  2. Comecei um tratamento com Valdoxan há 3 meses. Iniiciei com 25mg e agora estou tomando 50mg. Melhorei no primeimo mes, até emagreci, o que eu queria. Agora estou voltando ao engordar e não me sinto tão bem como no segundo mes de tratamento.
    Tomo também Torval 500 mg x 2 a noite e 1 de 500 mg de manha.
    A medica mandou parar com Rivotril, mas as vezes ainda tomo para dormir. estou reduzindo gradativamente.
    Posso tomar melatonina em caps (tomo 1mg a noite, junto com os de cima, mas a médica não sabe)? Com age a melatonina junto com o Valdoxan? Posso substituir o Valdoxan pela Melatonina, que é bem mais em sei que a Vigilancia Sanitária proibe aqui porque não analisaram ainda, o que não significa que o remédio não seja bom;. Se possivel me de um retorno. Obrigada.

  3. comecei tomar valdoxan a 4 dias nao sentir nem um efeito colateral vou continuar tomando boa sorte pra quem star tomando

  4. Tomo há 2 meses e durmo melhor, porém acordo sem ânimo, com muita preguiça. Acho que devemos insistir um pouco pois remédios assim se ajustam com o tempo mas em cada pessoa fazem efeitos diferentes. O jeito é ir tentando o que melhor se encaixa em cada perfil.

  5. ja tomei valdoxan durante um mes, quase surtei . tive que voltar ao meu rivotril e o neozine. agora me sinto bem novamente.

  6. ESTOU TOMANDO VALDOXAN A 4 MESES E GRAÇAS A DEUS E A ESSE REMEDIO TENHO CONSEGUIDO DORMIR MELHOR E ACORDAR MUITO BEM , SO GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO PAGAR MENOS DE 99,90 POIS O PREÇO ESTA BEM ALTO PARA QUEM GANHA SALARIO COMO NO MEU CASO, O MEDICAMENTO É PARA MIM MUITO BOM , MAS NAO SEI ATE QUANDO IREI CONSEGUIR BANCAR ESSE TRATAMENTO , PORQUE EU TOMO ELE JUNTO COM O APRAZ DE 2MG E ESTA FICANDO PUXADO, NO MAIS AGRADEÇO PELO MEDICAMENTO E AOS DEPRESSIVOS DA INTERNET VALE A PENA CONVERSAR COM SEU PSQUIATRA.

  7. Olá a todos, estou fazendo uso de Valdoxan 25 mg uma vez ao dia há 02 anos e estou me sentindo outra pessoa, realmente não sei mais o que é depressão, meu senso de humou voltou, tenho minha vida normal. É normal que nos primeiros dias que vocês venham a tomar o remedio cause algum desconforto, porém depois de alguns dias o organismo se acostuma e você vê realmente a eficiencia da medicação. Minha nota para o Valdoxan é 10. Sofria de depressão ha quase 03 anos e depois que comercei a toma-lo os sintomas sumiram, hoje eu me pergunto ” por que eu vivia tão triste ” e não sei explicar é incrivel. Quem quiser saber mais alum detalhe sobre o valdoxan pode me enviar e-mail luciano.villela@terra.com.br eu tenho escrizofenia paranoide e depressão grave sem transtorno psicotico.

  8. estou na segunda caixa de valdoxan e me sinto muito deprimida, ansiosa e com dores no estômago. a única coisa boa é que consigo dormir, embora ainda acorde muito cedo.o efeito é pequeno.

  9. Já tomei vários anti depressivos. (saí do Razapina 45 MG e Pondera 10 MG) para esse.
    Todos anti depressivos, no início, são difíceis.
    Estou no quarto dia do Valdoxan 25 mg.
    Meu relato pessoal:
    No primeiro dia não dormi nada.
    No segundo dia, nada.
    No terceiro, quase nada.
    Agora no quarto, um pouquinho. Mas, um sono muito ruim.
    Contudo, iniciou uma sensação extremamente ruim. Sem fome. E se olhar para os lados, ou virar a cabeça, parece de que todo o sistema nervoso está sendo afetado por flexes ou agulhadas. Sensação terrível. Indescritível. Se for num médico, terei que fazer exames para verificar. Simpels.
    Contudo, acredito que vai passar, pois nos outros casos, tive sensações terríveis, e passou casos piores.
    São efeitos colaterais que todos os remédios nos dão até nos adapatarmos à eles.
    O caso é esperar.

  10. tenho 37 anos ,e não me lembro de ter dormido tão bem depois q comecei a usar valdoxan, ate minha hiper atividade cerebral quase sumiu,e fora q ele não me deixa com nenhum efeito colateral,faço o tratamento a 3 meses, e por 3 dias fiquei sem ele , ate por causa do preço q acho demais, e tive uma recaida consideravel, fiquei sem dormir , tomei frontal e tudo e não pegava no sono, tomei ele novamente e voltei a dormir, e fora q ao acordar fico totalmente refeita, sem mal humor, ele na minha opiniãoé o melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.