Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. OLA DOUTOR TOMO VALDOXAN A QUASE DOIS MESES E ESA SEMANA TIVE UMA RECAIDA NA DEPRESSAO, MEU MEDICO DISSSE QUE É POR CAUSA DA TPM E QUE SE NAO DEZAPARECER EM TRES DIAS DEPOIS QUE A MENTRUAÇAO DESCER ELE IRA TROCAR O VALDOXAN. O QUE O SENHOR ACHA QUE É NORMAL TER UMA RECAIDA OU É TIPICO DO REMEDIO QUE NAO ME DEI BEM? AH TOMO A NOITE UM VALDOXAN E UM RIVOTRIL DE 0,5 PARA ME MANTER CALMA SEM ANCIEDADE AO QUAL ESSA SEMANA ESTA MUITO DIFICIL.. AGUARDEO RESPOSTA

  2. Olá Dr. Mário.
    O seu livro tem me ajudado muito desde seu lançamento em 2008.

    No entanto sofro de enxaqueca crônica diária há 19 anos, hoje tenho 44 anos, e por causa dela fui diagnosticado com depressão e tremenda Fobia Social. O senhor acha que a agomelatina pode me curar, ou mesmo melhorar? Eu seria muito feliz se tivesse só duas crises por semana.
    Que O Mais Alto lhe ilumine e que o senhor possa se interessar pelo meu caso. Tomo hoje metadona de 10mg(manhã e noite); citalopram 25mg (manhã); alprazolam 1mg (noite); valium 1omg(noite) e, nas crises mais fortes adiciono 2 naramig, 1 dipirona, 1 dramin b6, 1 diclofenaco colestiramina 75mg, 1 prometazina 25mg e,se não passar, tomo 1 amplictil de 100mg para entrar em sono profundo por 24 horas, e só aí é que passa a dor, sem precisar ir mais para a urgência do hospital que frequentei anos a fio.
    Os Neurologistas de João Pessoa acham que eu deveria ir à São Paulo(sugeriram uma CINGULOTOMIA), no entanto, não entram em contato com ninguém como estou fazendo agora.
    Já tenho Laudo de invalidez e peço a Deus que o senhor possa me ajudar. Fique em Paz! Obrigado!

  3. ola
    minha esposa passou a fazer uso dessa nova medicação, porem estamos notando que ela esta inchando muito, esse medicamento pode ter como efeito colateral a retenção de líquido?
    Gostaria de saber quais possiveis efeitos colaterais?
    Aguardo resposta, grato !!!!!!!

  4. Ola Dr. tudo bem?
    Eu vinha me tratando com o escitalopram e pedi para meu medico trocar por agomelatina, pensando que a nova opçao pudesse ser melhor.
    Porem as minhas dores aumentaram e passei a ter pesadalos, sera que é apenas uma coincidencia? Acho que quero voltar para o escitalopram novamente, pois estava bem melhor. O que vc acha?

  5. estou usando valdoxam 25 à 2 meses, e de repente no mesmo periodo estava me recuperando de uma cirurgia no ombro que estava indo bem, porém não sei se por coincidencia à dois meses a recuperação tomou novos rumos. Logo a minha´pergunta seria: O medicamento emagrece e tem algum efeito colateral que pudesse mudar este quadro operatorio que estava fluindo bem? Alem de emagrecer bem apareceu uma inflamação interna na area da cirurgia limitando alguns movimentos. No aguaro de resposta,
    grata
    solange

  6. meu marido tem dores de cabeça de 2 a 3 vezes por semana ja´fez varias tomografias e nada foi encontrado.e isso acaba atrapalhando no dia a dia no trabalho,e no lazer que naõ podemos curtir com a nossa pequena filha.nos sofremos muito com tudo isso.gostaria que algum abençoado nos ajudace urgente.fico no agardo fabiana. valdinei.ips@gmail.com

  7. faz 1 semana que estou tomando valdoxan 0,25ao se deitar juntamente com lorax 2mlg gostaria de saber se esta correto e em qual lugar encontrarei com preço melhor estou em tratamento a 6anos com o mesmo medico queria alguma sugestão se e bom trocar de medico

  8. Gostaria de uma opinião sobre os riscos do uso concomitante do valdoxan 25mg 01cp/noite com 1000mg de ciprofloxacina/dia em pcte de 68a. com depressão bipolar estando no momento em convalescença de crise de diverticulite.Estou cônscio da contra indicação pela bula.Não há hipofunçoes em qq órgão.Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.