Dor na nuca, o que pode ser?

Dr Mario Peres explica as causas da dor na nuca e seu tratamento

Dor na nuca

Dor na nuca

O que pode causar uma dor na nuca? A dor cervical, dor na nuca, e dores de cabeça são frequentes na população geral, a enxaqueca afeta 15,2% da população brasileira, cefaleias podem se manifestar com diversas características e em várias localizações na cabeça, assim como se estender até o pescoço, a região cervical, chamada de nuca.

Dores exclusivas da região cervical, chamadas cervicalgias tem origem diversa, várias causas podem gerar uma dor no pescoço, doenças da coluna, medula cervical, má postura, contratura muscular.

Estruturas da dor cervical

Estruturas da dor cervical

As dores na nuca podem irradiar para os braços, são as cervico-braquialgias, geralmente apontam para doenças da coluna cervical, nervos cervicais, hérnia de disco ( e não ernia de disco) , e também doenças da medula cervical.

Dor na nuca pode irradiar para a cabeça, são as chamadas cefaleias cervicogênicas, quer dizer, a dor começa no pescoço e sobe para a cabeça.

A dor na nuca pode ser de um lado ou dos dois lados, dores unilaterais, só de um lado, podem estar ligadas a desvios de postura, contratura segmentar de músculos e doenças da coluna.

Muitas dores na nuca são irradiações de dores de cabeça, sabe-se que 60% das pessoas com enxaqueca, durante uma crise forte de dor de cabeça, apresentam também do na nuca. Para saber se é enxaqueca é preciso um diagnóstico médico, mas a presença de dor pulsátil, latejante, incômodo com a luz, com o barulho, náuseas ou vômitos, piora com atividades físicas rotineiras, piora no período menstrual ajudam no diagnóstico.

Algumas dores na cervical podem ser de origem das artérias cervicais, como ocorre nos casos de dissecção arterial, alguns aneurismas cerebrais.

O diagnóstico é feito pelo médico neurologista ao examinar o paciente e sua história clínica. Pode solicitar exames complementares se for necessário como Raio-X, tomografia e ressonância magnética.

TRATAMENTO DA DOR NA NUCA

O tratamento da dor cervical depende do seu diagnóstico, raramente é cirúrgica, medicamentos diversos podem ser utilizados, assim como medidas físicas (fisioterapia, RPG), acupuntura.

REMÉDIOS PARA DOR NA NUCA

Cuidado ao automedicar-se, sem saber a causa da dor na nuca, você pode mascarar os sintomas e tomando analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares sem prescrição médica o seu quadro pode não ser tratado adequadamente.

Procure um médico, não se auto medique.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Para saber mais sobre dor na nuca e dor de cabeça leia o livro do médico neurologista Dr Mario Peres, Dor de cabeça: o que ela quer com você?, primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse:

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para saber mais sobre o centro de cefaleia São Paulo clique em http://cefaleias.com.br/clinica

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (237)

  • sulamita

    |

    oi nao sei o que fazer sinto muita dores na nuca e depois fico com enchaqueca.nao sei mais o q fazer e horrivel.me ajude

    Reply

  • claudenice da silva

    |

    sinto dores em toda parte do corpo oque e isto

    Reply

  • andrea

    |

    nao aguento mais tomar injeçao, eu acho que um dia ela nao vai mais funcionar, por favor me ajude. a dor e terrivel, ja fiz tratamento e nao funcionou

    Reply

  • michele

    |

    tenho uma dor muito forte na nuca e na cabeça q afeta meu humor o q seria

    Reply

  • raulindo

    |

    Oi pessoal!
    Desde ontem, estou sentindo uma dor na nuca…mas ela só se manifesta, qdo giro a cabeça pro lado direito….a dor parecer ser bem no nervo atrás da cabeça…mas sinto mts dores logo abaixo da nuca, até a metade das costas…tomei relaxante muscular e não adiantou de nada! Fico pensando mil tolices…as vezes penso q pode ser dengue, as vezes uma doença incurável….sei lá, sou mt medroso em relação a doenças, dor, morte….Alguem pode me ajudar!?

    Reply

  • natch

    |

    olá,bom dia,estou com 2 semanas com dor na nuca,e no pescoço,parece q minha nuca fica dura e pesada,sinto pontadas na cabeça do lado esquedo,e uma formigação no braço e perna tbm esquedo,e estou muito irritada,e quando tomo remedio minha pressão abaixa,pois tenho pressão baixa,e quando eu mexendo meu pescoço para um lado e para o outro,e escuto um som,como se estivesse estralando,estou vivendo dias conturbados e com muitas brigas e preocupações,raivas….queria muito q vc me ajuda-se.
    obrigada!
    aguardo sua resposta

    Reply

  • Carlos Eduardo Oliveira da Silva

    |

    Bom dia doutor,
    Estou com dor a mais de 15 dias…. comecei tomando neusaldina, dorfex, adivil, fui ao ps e la me deram soro com voltarem, e tramal,, fiz exames de sangue, e tomografia, que nao deram nada…. durante o dia amenisa… mas quando durmo pioro…. ja troquei tb travesseiro… dormir de lado e horrivel…. e de frente… ronco muito… nao tenho como pagar hum Hospital Albert Einstein. por favor ajude-me….

    Reply

  • Fabiola

    |

    Oi a +ou-5 anos sinto fortes dores de cabeça no lado esquerdo,fiz consulta c o oftalmologista,usei aparelho durante quatro anos,discartando problemas desse tipo,voltei no neurologista e nada resolvido,sinto muitas dores o que faço???

    Reply

  • ana

    |

    boa noite , ja tem 2 semanas q estou com essa dor, que começa na nuca e vai subindo pra cabeça , procurei um clinico e ele falou q fosse pra o fisioterapeura , mais fiquei em duvida , vc pd mim ajudar ?

    Reply

  • Alessandra Verssaly

    |

    Nossa!.. sinto uma dor na cervical onde irradia-se para a cabeça, sinto pulsações de dor, afeta meus olhos também, sinto um mal jeito horrível todos os dias no ombro, cabeça, relacionado também a um cansaço mental… sinto umas agulhadas na cervical aos mínimos esforços com o pescoço!…são sintomas que parece que sofri uma queda onde bati a cabeça… ja acordo tomando relaxante muscular, e medicamento para a dor…no inicio achei que poderia estar com algum tipo de meningite, não consigo arrumar uma postura confortável para dormir, assentar, é uma coisa horrível!

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde