Dor na nuca, o que pode ser?

Dr Mario Peres explica as causas da dor na nuca e seu tratamento

Dor na nuca

Dor na nuca

O que pode causar uma dor na nuca? A dor cervical, dor na nuca, e dores de cabeça são frequentes na população geral, a enxaqueca afeta 15,2% da população brasileira, cefaleias podem se manifestar com diversas características e em várias localizações na cabeça, assim como se estender até o pescoço, a região cervical, chamada de nuca.

Dores exclusivas da região cervical, chamadas cervicalgias tem origem diversa, várias causas podem gerar uma dor no pescoço, doenças da coluna, medula cervical, má postura, contratura muscular.

Estruturas da dor cervical

Estruturas da dor cervical

As dores na nuca podem irradiar para os braços, são as cervico-braquialgias, geralmente apontam para doenças da coluna cervical, nervos cervicais, hérnia de disco ( e não ernia de disco) , e também doenças da medula cervical.

Dor na nuca pode irradiar para a cabeça, são as chamadas cefaleias cervicogênicas, quer dizer, a dor começa no pescoço e sobe para a cabeça.

A dor na nuca pode ser de um lado ou dos dois lados, dores unilaterais, só de um lado, podem estar ligadas a desvios de postura, contratura segmentar de músculos e doenças da coluna.

Muitas dores na nuca são irradiações de dores de cabeça, sabe-se que 60% das pessoas com enxaqueca, durante uma crise forte de dor de cabeça, apresentam também do na nuca. Para saber se é enxaqueca é preciso um diagnóstico médico, mas a presença de dor pulsátil, latejante, incômodo com a luz, com o barulho, náuseas ou vômitos, piora com atividades físicas rotineiras, piora no período menstrual ajudam no diagnóstico.

Algumas dores na cervical podem ser de origem das artérias cervicais, como ocorre nos casos de dissecção arterial, alguns aneurismas cerebrais.

O diagnóstico é feito pelo médico neurologista ao examinar o paciente e sua história clínica. Pode solicitar exames complementares se for necessário como Raio-X, tomografia e ressonância magnética.

TRATAMENTO DA DOR NA NUCA

O tratamento da dor cervical depende do seu diagnóstico, raramente é cirúrgica, medicamentos diversos podem ser utilizados, assim como medidas físicas (fisioterapia, RPG), acupuntura.

REMÉDIOS PARA DOR NA NUCA

Cuidado ao automedicar-se, sem saber a causa da dor na nuca, você pode mascarar os sintomas e tomando analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares sem prescrição médica o seu quadro pode não ser tratado adequadamente.

Procure um médico, não se auto medique.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Para saber mais sobre dor na nuca e dor de cabeça leia o livro do médico neurologista Dr Mario Peres, Dor de cabeça: o que ela quer com você?, primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse:

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para saber mais sobre o centro de cefaleia São Paulo clique em http://cefaleias.com.br/clinica

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (237)

  • APARECIDA GABRIEL

    |

    BOA NOITE, TENHO UMA DOR NA NUCA QUE VAI PARA A CABEÇA E CAUSA MUITO ENJOO E UM MAL ESTAR HORRIVEL, ESTOU SEM CONVENIO MORO NO RJ CAPITAL, O SENHOR CONHECE ALGUM HOSPITAL NO RJ QUE TENHA UM AMBULATORIO DE NEUROLOGIA? DESDE JA AGRADEÇO….

    Reply

  • Carolin Rodrigues da Silva

    |

    Ola, a mais ou menos 15 dias sinto dores fortes na região da nuca. O que pode ser? e como posso tratar?

    Reply

  • clarice caldas techeira

    |

    gostaria de saber se dor na nuca e da pontada na cabeça que dese para o braço pode ser começo de infarto , muito obrigada!!!!

    Reply

  • graciele

    |

    meu marido tem fortes dores de cabeça e na nuca ,ele nao consegue nem abrir o oho age como se estivese louco de tanta dor o q ele deve fazer?

    Reply

  • JULIANE SALES

    |

    sinto muita dor na nuca, na cabeça, no peito, braço esquerdo e nas costas… o que pode ser?

    Reply

  • tatiane

    |

    sinto forte dores no ombro,pescoço,nucaecabeça forte d+ pois fis a tomografia da coluna cervical e consto na c3 e c4 ,pois ja fiz fisioterapia e agora etou aguardando pelo sus acuputura pois fico muito nervosa nao sei mas o que fasso me de uma soluçao pois so penso o pior…. com essas dores estou ficando estresada, isso esta mechendo com o meu pisicologico….aguardo seu retorno

    Reply

  • maria cleide dos santos

    |

    boa noite…eu tenho uma dor forte no lado direito da cabeça …ja faz uma semana ..o que pode ser ..ja fui no medico tomei soro mas a dor voltou no dia seguinte ..por favor me ajude …obrigado

    Reply

  • Cláudia Oliveira

    |

    Eu praticava atletismo, como corrida de fundo, e certa vez em 2004 depois de um treino senti uma dor na cervical do lado esquerdo, que irradiava para o braço. Parei de treinar e essa dor amentou pois engordei muito, e hoje sinto dores horríveis em todo lado esquerdo do corpo. Inclusive no braço e na costas. Já fui no Neuro esse ano de novo e ele me medicou com medicações fortíssimas, faço hidroginástica, e acupuntura, mas de nada ta adiantando. Fiz tomografia e segundo o exame está tudo normal com a coluna, mas a dor é muito forte a ponto de usar colar cervical. Sinto que a dor é no nervo iniciando na região da vertebra na linha do ombro e irradia para a parte interna do braço. Não sei mais o que fazer… :´(

    Reply

  • Renato Abreu

    |

    Olá Doutor Peres..
    Veja bem, eu tenho umas dor intensa na nuca já à um tempo, parece ser tensão mas pela insistência dela, a mais de um ano e meio, eu não vejo por esse lado…
    Quando estou com a cabeça baixa, lendo, escrevendo, olhando para baixo, e levanto-a tensionando os nervos do pescoço, EU SINTO UM CHOQUE NA NUCA que dói bastante; eu fecho os olhos e espero passar, após o ocorrido qualquer movimento, ambos os lados ou pra cima e para baixo, a dor na nuca continua… O dia todo e todos os dia!
    Alguma recomendação doutor??

    Reply

  • Priscilla Mota

    |

    Olá, boa noite! Meu cunhado queixa de cefaleia e cervicalgia, além de dores musculares no corpo há mais de 15 dias. Já foi a vários médicos, inclusive neurologista, mas nenhum definiu diagnóstico. O que poderia ser?

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde